terça-feira, 23 de março de 2010

UNIVERSO DA SAÚDE

Tossir alivia a dor da injeção?

Um estudo publicado no Pediatrics avaliou como funciona o truque da tosse para aliviar as dores durante uma injeção. No método, o paciente deve tossir moderadamente logo antes da injeção, e mais uma vez durante o processo. Os pesquisadores verificaram os efeitos em 68 crianças, com idades entre 4 e 11 anos, que recebiam vacinas. Eles descobriram que a técnica amenizava a dor em crianças hispânicas e brancas, mas não em crianças negras — algo que eles não conseguiram explicar. Não está claro como a técnica funciona, pode ser uma questão de distração ou um leve aumento na pressão sanguínea, induzido pela tosse.

Poluição do ar provoca infertilidade masculina?

Um estudo da Unidade de Toxicologia Reprodutiva e de Andrologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo sugere que a poluição é uma das causas modernas de infertilidade masculina. A constatação é fruto de um levantamento feito com 748 trabalhadores que inalaram o ar de grandes vias públicas. O resultado mostra que 66% deles apresentaram algum tipo de alteração na fertilidade. De acordo com Jorge Hallak, urologista e coordenador da pesquisa, a adoção de máscaras com filtros já evitaria boa parte do problema.

Por que a luz piora a enxaqueca?

Pesquisadores norte-americanos identificaram um mecanismo que, talvez, seja a causa da aversão das pessoas a locais iluminados em crises de enxaqueca. Eles compararam o os efeitos da luz em pessoas com deficiência visual. Pacientes cegos que, embora não fossem capazes de perceber imagens, podiam detectar a presença de luz, tiveram uma intensificação nas dores. Já aqueles totalmente cegos não experimentaram piora em seus incômodos. “Isso indica que o mecanismo da fotofobia envolve o nervo óptico, porque em indivíduos totalmente cegos esse nervo não transporta os sinais luminosos até o cérebro”, disse Rami Burstein, professor da Escola Médica Harvard. Os cientistas, então, fizeram experimentos em modelos animais e conseguiram traçar o caminho dos sinais pelos nervos ópticos até o cérebro. Eles descobriram um grupo de neurônios que se tornaram eletricamente ativos durante as crises de enxaqueca. Mesmo quando a luz era apagada, os neurônios permaneciam ativos. “Isso explica por que pacientes melhoram 30 minutos depois que passam para ambientes escuros”, disse Burstein.

Suicídio X transtornos psiquiátricos

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro calcularam a prevalência de transtornos mentais nos casos de tentativa de suicídio em 96 pacientes atendidos em um hospital de emergência, da rede pública de saúde. Sete em cada dez entrevistados apresentavam algum tipo de transtorno psiquiátrico. E mais da metade tinha histórico de tentativas de suicídio anteriores.

Menos casos de hanseníase no Brasil

Popularmente conhecida como lepra, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa de evolução lenta. Ela pode causar deformidades físicas severas na pele e nos nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. Ainda que diversas ações educativas e de comunicação colaborem para a redução contínua de novos casos, o Brasil foi o segundo país que mais registrou novos casos em todo o mundo em 2008, com 15% do total. A hanseníase é fácil de diagnosticar, tratar e tem cura.

Diagnóstico de emergência para doenças do coração

O Ministério da Saúde acaba de lançar o Sistema Tele-Eletrocardiografia Digital, tecnologia que permite que o profissional de saúde de primeiros socorros obtenha um diagnóstico mais preciso em vítimas de doenças cardiovasculares graves, como infarto e arritmia, ainda no local da ocorrência, antes do deslocamento para o hospital. O exame é transmitido para a internet e analisado na central de Telemedicina do Hospital do Coração (HCor), que conta com 16 médicos para a leitura dos eletrocardiogramas. O laudo retorna para a ambulância de origem. Todo esse processo dura, em média, cinco minutos. Os primeiros kits estão disponíveis nas ambulâncias do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu) de suporte avançado, que funcionam 24 horas por dia por meio do telefone 192. A expectativa é de que o procedimento reduza em até 20% o número de mortes por doenças do coração. O ministério adquiriu 450 kits (eletrocardiógrafos e telefones celulares). Por enquanto, 86 unidades já estão em funcionamento ou em fase de instalação.

Quando as mulheres ficam mais “cheirosas”

Estudo da Universidade do Estado da Flórida sugere que as mulheres podem investir em seu aroma natural para chamar a atenção dos homens. Voluntárias usaram a mesma camiseta por três noites seguidas em variadas fases do ciclo menstrual. Depois, os cientistas mediram o nível de testosterona na saliva dos participantes. Eles foram divididos em dois grupos. No primeiro, cada homem recebeu uma peça usada para cheirar, enquanto ao outro foram dadas vestes não utilizadas. Os resultados mostraram que aqueles que cheiraram as camisetas usadas pelas mulheres durante o período de ovulação apresentaram um alto nível de testosterona em comparação aos que receberam as peças utilizadas em outras fases do ciclo menstrual.

Por que as orelhas "apitam"?

Essa percepção de zumbido na orelha é chamada tinnitus e pode ser diferenciada em objetiva e subjetiva. A subjetiva é o zumbido percebido apenas pela própria pessoa, ou seja, é uma falsa percepção de um som, na ausência de um estímulo sonoro. A objetiva é a percepção real de um som, sendo que suas principais causas incluem problemas anatômicos, como, por exemplo, estenose da carótida, máformação arteriovenosa e tumores vasculares. Já entre os fatores que desencadeiam o tinnitus subjetivo estão a perda auditiva induzida por ruído (PAIR), trauma acústico, presbiacusia (diminuição auditiva relacionada ao envelhecimento) e alguns processos inflamatórios que atingem a orelha, como sífilis e meningite, entre outros.

O estômago pode diminuir de tamanho se eu comer menos?

O estômago é um músculo que se contrai ou se dilata, de acordo com a necessidade, podendo aumentar seu tamanho em até 40 vezes. Por se tratar de um músculo, aplica-se a lei do uso e desuso: se a pessoa diminuir o volume de alimento que ingere, o estômago pode perder até um terço da capacidade de armazenar alimento (lembrando que a capacidade média de um adulto é de 1,5 litro de alimentos). Se a alimentação for radicalmente alterada, com o passar dos anos, o tamanho do estômago poderá mudar, não havendo risco na progressiva diminuição da quantidade de alimento ingerido, desde que se adote uma dieta balanceada.

Por que nós salivamos ao imaginar algum alimento apetitoso?

Essa reação é um exemplo de reflexo condicionado, que acontece porque o organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão. A visão do prato e seu aroma estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva. Quanto mais palatável for o alimento e quanto maior for a fome, maior a salivação. Mas essa reação só ocorre quando há algum registro no cérebro sobre o alimento em questão, pois as pessoas não salivam por aquilo que ainda não conhecem. Quando há esse registro, estímulos simples, como o visual da comida (às vezes, até mesmo uma foto provoca a reação), seu cheiro, ou apenas imaginar um prato ou ouvir falar dele, predispõem às reações de expectativa do cérebro.

Por que fico vermelha quando sinto vergonha?

Nesses momentos, que consideramos constrangedores, o cérebro interpreta situações que deveriam ser normais como sendo uma ameaça à nossa vida. Assim, todo o corpo é preparado para a luta ou para a fuga, por meio da liberação de um hormônio chamado adrenalina. A adrenalina provoca a compressão dos vasos sanguíneos periféricos (como os do rosto) para que os músculos se encham de sangue. E, com os vasos comprimidos, a circulação do sangue no rosto diminui, deixando-o com um aspecto pálido. Mas, como não há perigo real, assim que o cérebro capta esta informação, acontece um relaxamento desses vasos sanguíneos e, por conta disso, o rosto se enche de sangue rapidamente, provocando o rubor. Todo esse processo se passa em segundos.

Fonte: Revista vivasaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário