segunda-feira, 18 de abril de 2011

Como se prevenir de gripes e resfriados


No frio, o contato com várias pessoas em ambientes fechados, sem circulação de ar, facilita a transmissão de vírus e bactérias. Ficar ao lado de uma pessoa com alguma doença respiratória eleva o risco de contágio



Em casa

Ficar ao lado de uma pessoa com alguma doença respiratória eleva o risco de contágio. Entre você e a sua cara-metade, então, a chance de o vírus pular de um organismo para o outro aumenta pela maior proximidade. E quem resiste a dormir de conchinha num frio desses?

Riscos: "os vírus saem pelas gotículas da saliva e podem chegar à boca ou ao olho de outro indivíduo. Isso pode ser por meio da fala, do beijo, espirro ou tosse diretamente", diz Carlos Magno Fortaleza.

Previna-se: mesmo que você tente manter distância, novamente evite levar a mão à boca e aos olhos, pois os vírus estarão espalhados em várias superfícies da casa. Dividir a colher do sorvete e a taça de vinho também está proibido, assim como a toalha de rosto. E não adianta se entupir de suco de laranja para tentar ficar imune. "A ingestão de vitamina C é totalmente inútil para a profilaxia de gripes e resfriados", diz Pasternak.

Academia

O ambiente propicia a propagação de bactérias, fungos e vírus. "Em um colchonete, uma bactéria pode sobreviver 96 horas, por exemplo", explica o infectologista e professor da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp Carlos Magno Fortaleza.

Riscos: não há risco de pegar uma doença ao deitar em uma superfície infectada. O contágio é sempre feito pelas mucosas. "O perigo real é encostar a mão no colchonete e levá-la à boca ou ao olho, assim como na tábua da privada, nos banheiros."

Previna-se: passe um paninho com álcool antes de colocar a mão sobre qualquer superfície compartilhada. "E evite levar a mão à boca ou ao olho sempre", adverte o infectologista da Unesp.

Escritório

Não é o frio que traz as doenças infecciosas mais comuns no inverno. As viroses respiratórias são espalhadas por causa da aglomeração em lugares fechados. E não porque o organismo fica fragilizado.

Riscos: a chance de pegar o vírus H1N1 ou o do resfriado comum aumenta porque nem sempre o ar condicionado dá conta de resfriar o ambiente. "Há doenças bacterianas ocasionadas pela aglomeração de pessoas, devido à transmissão por via respiratória. Um exemplo é a infecção meningocócica", afirma Jacyr Pasternak, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em SP.

Previna-se: mesmo com a temperatura externa baixa, mantenha frestas de janelas ou a porta aberta. Sua empresa é mais fechada do que caixa-forte? Uma alternativa é tornar-se imune a alguns vírus e bactérias tomando as vacinas existentes. Pode ser uma boa oportunidade para dar um update na sua carteirinha de vacinação.

Cinema

A tecnologia trouxe os filmes em 3D. O uso dos óculos especiais pode facilitar uma infecção por vírus e bactérias.

Riscos: além do risco de gotículas de saliva infectarem os óculos distribuídos, o contato de cílios contaminados nas lentes é capaz de transmitir doenças como a conjuntivite.

Previna-se: certifique-se de que o estabelecimento esteriliza os óculos. Limpá-los com álcool em gel antes de usar também elimina o problema.

Fonte: Revista Viva Mais – por Roberta Piccinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário