terça-feira, 27 de novembro de 2012

Programação das atividades comemorativas ao 63º aniversário do CEMB

CEMB 63 anos
Desde 1949 em Itabaiana-SE

HISTÓRICO
A fundação da escola Escola Normal Rural “Murilo Braga” deu-se através da lei nº 212 de 29/11/49, sancionada pelo então Governador do estado de Sergipe Dr. José Rolemberg Leite. Tal denominação foi dada para homenagear o então Diretor do INEP (Instituto Nacional de Estados Pedagógicos), órgão ligado ao Ministério da Educação e Cultura. Somente através do decreto Lei nº 16 de 15/05/69 tornou-se então CEMB, com a criação do Curso Científico, uma reivindicação da comunidade estudantil, tendo a frente um ex-aluno, o Sr. José Augusto Machado, hoje figura destacada no cenário Sergipano, entre tantos outros, que no seio deste conceituado estabelecimento escolar receberam as bases sólidas para um futuro promissor.
Hoje, o Colégio Estadual Murilo Braga, é administrado pelo professor Éder de Jesus Andrade conta com uma matricula de 1700 alunos, distribuídos em três turnos diários, mantido pelo Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação tendo a frente o Sr. Belivaldo Chagas Silva, com subordinação direta da Diretora Regional DRE’03 a Sra. Soraya Tavares Gois Fonseca.

Programação das atividades comemorativas ao 63º aniversário do CEMB

21 /11/2012 (QUARTA)
Início dos jogos internos do CEMB
Profs. De Educação Física.
Local: Quadra do CEMB
22/11/2012 (QUINTA)
19:30h às 21:30h
Lançamento do livro, “Alma Branca” da ex-aluna Maria do Carmo Xavier Costa. Apresentações Artísticas por alunos do CEMB.

24 /11/2012 - (SÁBADO)
07:30h às 12:30h
• 4ª Caminhada Ecológica
(ao Parque Nacional Serra de Itabaiana)

26 /11/2012 – (SEGUNDA)
19:30h às 20:30h
• Apresentação da Filarmônica Nª Sª da Conceição.
Regente: Maestro Valtênio
A partir das 20:30h
• Entrega de Comendas
Local: Auditório do CEMB

27 /11/2012 – (TERÇA)
07:20h
• Apresentação do Hino do CEMB via rádio escola
07:30h
• Missa em ação de graças
Celebrante: Padre Jadson da Silva Ramos.
Local: Auditório do CEMB
8:40h às 9:30h
• Apresentação do grupo (A Dança Nunca Morre) do Colégio Costa e Silva (Aju).
Local: Auditório do CEMB.

28 /11/2012 - (QUARTA)
• Semifinais dos jogos internos
(Manhã, Tarde e Noite).
Local: Quadra do CEMB

29 /11/2012 – (QUINTA)
• Finais dos Jogos Internos
(Manhã, Tarde e Noite)
Local: Quadra do CEMB
19:30h às 22:00
• Primeira Mostra de Gêneros Musicais
Local: Auditório do CEMB

30 /11/2012 – (SEXTA)
08:00 h às 16:00 h
PROJETO CEMB EM AÇÃO
Serão oferecidos serviços à comunidade durante todo o dia.
Empresas convidadas:
O Boticário, Visótica, Microlins, Café Maratá, SSP/SE, SENAC, Gilton Cabelereiro, Centro de Beleza Maria Linda, etc.
• 1ª mostra de gêneros musicais em foco (Manhã e Tarde)
Local: Palco Externo do CEMB

Equipe Diretiva do CEMB

Copa O Saber de Futsal Masculino já tem sua equipe campeã

A equipe Mercurial sagrou-se Campeã da Copa de Futsal do Colégio O Saber ao vencer na grande final o Cotinguiba por 4 a 2 em um jogo bastante equilibrado e de bom nível técnico. Pela disputa do 3º lugar da competição, a equipe do Sergipe venceu Los Ricos pelo placar de 10 a 5. Os atletas das equipes Mercurial, Cotinguiba e Sergipe foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze respectivamente.

Um bom público compareceu a Quadra "Emílio de Oliveira para prestigiar a final da Copa de Futsal e incentivar os atletas.

Parabéns aos alunos participantes e que outras copas sejam realizadas para estimular a prática esportiva pela garotada.

Professor José Costa

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Como as tecnologias digitais vão mudar a educação

Futuróloga da Nasa afirma que estamos entrando na chamada Era da Imaginação

O futuro pode ser visto como uma extensão natural do que acontece hoje: nossas políticas, padrões de pensamento, tendências e hábitos. Se vão criar um amanhã indesejável, como podemos mudá-lo agora? É daí que parte o trabalho da americana Rita King.

Rita é futuróloga do think tank (centro de estudos) Langley da Nasa, onde trabalha na concepção de um parque de ciências, e uma das coordenadoras da Science House, instituição que faz a ponte entre cientistas e investidores para concretizar projetos de inovação. Ela afirma que estamos entrando na chamada Era da Imaginação, em que, com a ajuda da inteligência artificial, poderemos criar a maneira como queremos viver.

A maior mudança virá de nossa relação com as máquinas e o mundo virtual, que já começa a transformar a educação. A seguir, Rita fala sobre como robôs estão fazendo as vezes de professores, salas de aula que podem ir muito além de mesas e cadeiras e por que criatividade e imaginação serão os valores mais importantes de nossa sociedade. Para ela, o futuro já começou.

GALILEU: O que é a Era da Imaginação?
Tivemos a Era Industrial e vivemos hoje a Era da Informação. Muitos futurólogos consideram que a próxima será a da Inteligência, mas ela só chegará quando as máquinas pensarem melhor que nós. Estamos em uma transição que chamo de Era da Imaginação. É um período de reformulação, não só para trabalho, educação e relacionamentos, mas para o que significa ser humano. Nós integraremos cada vez mais a tecnologia. Essas mudanças já podem ser vistas na educação.

* Como?
Parte da Era da Imaginação é re-imaginar sistemas, e a educação é um dos que mais necessita de um novo pensamento. Nas escolas, temos do uso de iPads a aulas ministradas por robôs. Os modelos mais avançados são autônomos, guiados por software de inteligência artificial com rastreamento de movimento e reconhecimento de fala. As máquinas começam a aprender a ensinar, tornando-se informadas sobre os mais diversos assuntos. Não é um conceito, mas um modelo já implantado em países como a Coreia do Sul.

* Teremos aulas em cenários virtuais?
Sim. Esses ambientes digitais podem recriar espaços inusitados para o aprendizado, como o fundo de um oceano, com corais sendo destruídos pelo aquecimento global. Um ambiente virtual de uma faculdade de medicina, por exemplo, pode se parecer a uma réplica gigante de um coração humano. Assim, os estudantes poderão explorar o funcionamento desse órgão vital em um nível antes inatingível no ensino à distância.

O futuro já começou

Veja quatro tendências apontadas por Rita:

Professores-robôs: guiados por softwares de inteligência artificial, terão cara humanoide.
Cenários virtuais: os treinamentos profissionais serão em plataformas digitais.
Mercado de trabalho: será baseado em áreas emergentes e projetos colaborativos.
Nuvem humana: vamos ter mais de um contrato profissional e revezar o trabalho com colegas em fusos horários opostos. É o conceito de nuvem (informações espalhadas pelo espaço virtual) adaptado para o trabalho.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI319924-18538,00-COMO+AS+TECNOLOGIAS+DIGITAIS+VAO+MUDAR+A+EDUCACAO.html - por Rafael Tonon

domingo, 25 de novembro de 2012

Final da Copa O Saber de Futsal Masculino

Nesta Segunda-feira, 26 de novembro, acontecerá a grande final da Copa de Futsal do Colégio O Saber envolvendo as equipes do Cotinguiba, campeã do 1º turno, e Mercurial, campeã do 2º turno. Na preliminar, as equipes do Sergipe e Los Ricos se enfrentarão na disputa do 3º lugar da competição.

Os jogos serão realizados na Quadra “Emílio de Oliveira”, anexa ao colégio, a partir das 17h30min.

Compareça e prestigie a final da Copa de Futsal, a garotada vai curtir a sua presença!

Professor José Costa

Estamos “devoluindo”? Humanos estão perdendo capacidade intelectual e emocional

Há quem pense que as novas gerações estão mais estúpidas do que nunca. Embora seja difícil dizer com certeza se estamos mesmo ficando menos inteligentes, uma nova teoria, bastante controversa, afirma que os humanos estão vagarosamente, mas definitivamente perdendo capacidades intelectuais e emocionais.

Dr. Gerald Crabtree, da Universidade Stanford (EUA), baseou sua teoria no fato de que a inteligência “superior” humana (em relação a outros animais) foi resultado de uma enorme pressão evolutiva. A inteligência e comportamento humanos exigem, portanto, o funcionamento ideal de um grande número de genes.

Essa complicada rede de genes que supostamente nos dá a grande vantagem em relação a outros seres vivos é suscetível de mutações que, sem a manutenção de uma enorme pressão evolutiva, tendem a nos “emburrecer”.

Crabtree acredita que o desenvolvimento de nossas capacidades intelectuais e a otimização de milhares de genes de inteligência provavelmente ocorreram em grupos dispersos de povos, antes de nossos ancestrais surgirem na África.

Nessa época, a inteligência era crítica para a sobrevivência, por isso uma imensa pressão agindo sobre os genes necessários para o desenvolvimento intelectual levou a um pico da inteligência humana.
A teoria de Crabtree é que, a partir desse ponto, a inteligência humana provavelmente começou a lentamente perder terreno.

Depois da agricultura e, consequentemente, da urbanização, passou a haver menos seleção natural para os “mais inteligentes”.

Com base em cálculos da frequência com que mutações prejudiciais aparecem no genoma humano e no pressuposto de que 2.000 a 5.000 genes são necessários para sustentar nossa alta capacidade intelectual, Crabtree estima que dentro de 3.000 anos (cerca de 120 gerações) todos nós teremos sofrido duas ou mais mutações prejudiciais para a nossa estabilidade intelectual ou emocional.

Crabtree argumenta que a combinação de uma menor pressão seletiva e um grande número de genes facilmente afetados por mutações está “corroendo” nossas capacidades intelectuais e emocionais.

Porém, ele também argumenta que essa perda de inteligência é muito lenta e, a julgar pelo ritmo acelerado de descoberta e avanço da nossa sociedade moderna, tecnologias futuras poderão apresentar soluções para o problema.

“Acho que chegaremos a compreender cada uma das milhões de mutações humanas que possam comprometer nossa função intelectual, e como cada uma delas interage com umas as outras e com demais processos, bem como suas influências ambientais”, diz. “Então, seremos capazes de corrigir qualquer mutação no nosso organismo, em qualquer estágio de desenvolvimento. O processo brutal da seleção natural será desnecessário”, opina.[MedicalXpress, NaturalNews, imagem]

Fonte: http://hypescience.com/humanos-estao-perdendo-capacidade-intelectual-e-emocional/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29 - Natasha Romanzoti