sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Planeje os estudos das crianças


Nos dias de hoje, bancar os estudos da molecada, seja durante o ensino infantil, fundamental, médio e até a faculdade, não é tarefa das mais simples para muitos pais. Por isso, planejamento financeiro é palavra de ordem quando o assunto é educação!

Segundo o educador financeiro Álvaro Modernell, mães e pais que escolhem os estudos futuros dos filhos como prioridade financeira devem estabelecer alguma metas e não desviar o foco de seu objetivo.
Em primeiro lugar, ele diz, é preciso organizar as finanças de maneira geral para gerar sobras no orçamento que possam ser destinadas à uma poupança voltada a este fim. “Se a rotina financeira não for equilibrada, os pais terão que desviar o dinheiro destinado à educação futura dos filhos para outras necessidades”.

Uma vez alcançado o equilíbrio financeiro, porém, é preciso ter em mente que a poupança para os estudos será de longo prazo. “Via de regra, este prazo é de no mínimo 10 anos. Por isso, é importante manter a disciplina na hora de investir os recursos. Caso contrário, a poupança não terá continuidade e o objetivo não será atingido”, diz Modernell.

E quanto ao valor que deve ser guardado? Segundo o educador financeiro, o ideal é que este valor seja confortável em relação ao orçamento familiar. “Algo que não interfira nos compromissos atuais e que não gere dificuldades financeiras em outras áreas”.

Bom, e quais são os tipos de investimentos ideais para este caso? Álvaro Modernell sugere alguns:

1 – Mercado de Ações – “A vantagem é que os ganhos podem se grandes, a desvantagem é que é um tipo de investimento de grande risco”.
2- Fundo de Previdência – “A vantagem é que gera disciplina nos investimentos e a desvantagem é o alto custo”.
3 – Tesouro Direto – “A vantagem é a segurança nos resultados. E as desvantagens eu não conheço”, diz Modernell.

Bom pensar no assunto…

Fonte: Revista Mães e Filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário