quinta-feira, 19 de julho de 2012

4 atividades físicas para perder a barriga

Abdominais não são tão eficientes quanto exercícios aeróbicos na hora de eliminar esse mal

A gordura abdominal, além de esteticamente condenada, também é um grande fator causador de infartos, derrames e diabetes.

A lipoaspiração, por exemplo, não dá conta de eliminá-la e isso acontece porque o procedimento não inclui a retirada de gordura dos órgãos internos, da parede dos vasos ou de dentro da barriga, que é a mais perigosa.

Soluções milagrosas não estão em cogitação nesses casos e a melhor atitude a tomar é iniciar uma alimentação mais balanceada e saudável, além de investir tempo em atividades físicas.

Segundo um estudo realizado pela Duke University Medical Center, nos Estados Unidos, os exercícios mais eficazes para perder a barriga são os aeróbicos. Os pesquisadores acompanharam durante seis meses 196 adultos entre 18 e 70 anos, sedentários e com sobrepeso. O grupo que realizou apenas exercícios aeróbicos (correndo 12 quilômetros por semana) obteve uma perda de 67% a mais de calorias do que o grupo que realizou exercícios de resistência (abdominais, por exemplo).

Além da perda acelerada de calorias, os exercícios aeróbicos também se mostraram mais eficazes na diminuição da gordura visceral, que é a que gordura acumulada na região da barriga. O terceiro grupo, que realizou uma combinação dos dois tipos de exercício, obteve resultados similares aos do grupo que só praticou a corrida.

Portanto, aí vão alguns exercícios poderosos na luta contra a barriguinha e seus males.

Abdominal

O grande mito da perda de gordura localizada. Exercícios abdominais fortalecem os músculos da barriga, tonificando-a e potencializando o efeito debarriga chapada. Mas é importante lembrar que, sozinhos, não queimam gordura. Isso quer dizer que você pode usá-los como complemento de um programa de treino mas, se apostar apenas nisso, vai perder tempo. Seu corpo não queima gordura localizada, ele retira as calorias necessárias para a prática de determinada atividade de todas as reservas existentes no corpo de maneira uniforme. Por isso os exercícios aeróbicos são mais eficazes quando o objetivo é perder a barriga.

Corrida ou caminhada

Não vale correr dez quilômetros uma vez por semana e esperar que a gordura se desfaça por encanto. O que emagrece é a continuidade da atividade e a persistência em realizá-la com intensidade e frequência moderadas, alternando entre ciclos de maior ou menor esforço físico durante o mesmo período de treino. Esses picos de intensidade exigem que o corpo queime calorias até mesmo dos lugares mais complicados, como é o caso do abdômen.

Dança

O importante é se mexer! A dança movimenta a maioria dos músculos do corpo, além de ser uma atividade muito agradável. Uma boa opção de exercício para queimar calorias sem muito sofrimento.

Bicicleta

Experimente ir trabalhar de bicicleta. Ou dar uma volta pela cidade após o trabalho. Usando os equipamentos de segurança adequados, o exercício é prazeroso e traz resultados expressivos para o corpo. Além de queimar calorias e ajudar a perder a barriguinha, tonifica os músculos das pernas e do bumbum – efeitos colaterais irresistíveis para toda mulher que não tem muito tempo para se exercitar.
Exercícios aeróbicos são eficientes, mas exigem um bom preparo físico. Não se esqueça de alongar antes de iniciar as atividades e comece com séries leves, aumentando a intensidade e frequência devagar. Tomando esses cuidados, vá correndo calçar o tênis e colocar esse corpo para funcionar!

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/4-atividades-fisicas-para-perder-a-barriga - Por Carolina Werneck - Foto: Thinkstock

3 comentários:

  1. Belo texto. Muito responsável. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá professor, muito bacana seu site e como você fala sobre os exercícios e pra ajudar a gente a perder barriga, meus parabéns!
    Não sei se serve de ajuda, mas nesse site tem algumas dicas, dietas e alguns exercícios também.

    ResponderExcluir
  3. Boas dicas e exercícios para perder barriga. Sair do sedentarismo é difícil mas com uma rotina equilibrada e vontade, a dificuldade diminui. Conheça alguns outros exercícios em nossa página e dê nos sua opinião.

    ResponderExcluir