terça-feira, 14 de agosto de 2012

O direito de votar

*Por Tais Caroline Souza Andrade

Como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?

No Brasil, o direito de votar foi adquirido através de muitas lutas sociais ao longo dos anos: as diretas já, manifestação social que marcou o início da nova República e o fim da ditadura militar aqui no Brasil, é um exemplo delas.

O voto foi implantado no início da República. Inicialmente era aberto, censitário, mas nem todos podiam votar. Somente homens maiores de 25 anos e que possuíam certa renda. Atualmente, pessoas a partir dos 18 anos, independentemente do sexo, podem votar. Sendo que o voto é facultativo para os menores de 16 anos e os que têm 70 anos ou mais. Além do que o voto tornou-se secreto abolindo-se o voto censitário.

É através do voto que exercemos a cidadania. Porém, a sociedade está interpretando o voto como uma troca de favores para com os políticos. Na maioria dos casos, o voto é trocado por: dinheiro, materiais de construção, consultas médicas, entre outros. Um verdadeiro jogo de interesse. Infelizmente a subordinação por parte da sociedade a cada dia aumenta, sendo que os dependentes devem ser os políticos, pois é por meio do nosso voto que os colocamos no poder com o objetivo de nos representar. Entretanto, muitas das vezes a população não se sente bem representada porque a classe política preocupa-se com os próprios interesses.

Com todas essas razões, conclui-se que o melhor meio de promover as transformações sociais de que o Brasil necessita é primeiramente eliminar algumas questões presentes, como a submissão das pessoas, a generalização de que todos os políticos são corruptos e o fanatismo.

É preciso encarar o voto não como uma troca de favores, mas como uma forma de exigir ações que promovam o progresso do nosso país.

*Aluna do 3º Ano B1 do Colégio Estadual Murilo Braga

Um comentário: