quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O basquete do Salesiano nos Jogos da Primavera 2009


VICE-CAMPEÃO - CATEGORIA A FEMININO
Equipe: Laura, Luciana, Juliana, Luana, Kimberley, Mariana, Giovanna, Andreá e Izadora.


VICE-CAMPEÃO - CATEGORIA A MASCULINO
Equipe: Luciano, Leonardo, Hector, Karlson, Guilherme, Rosana (Supervisora), Leó, Dorna, Fellipe e Neto.


4º LUGAR - CATEGORIA B MASCULINO
Equipe: Ciro, Guilherme, Luiz Fernando, Lucas, Dênisson, Caio


4º LUGAR - CATEGORIA B FEMININO
Equipe: Ester, Taynara, Karoline, Suzane, Kadja e Camila.

Parabéns!

Por Professor José Costa


sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Benefícios da atividade física

Benefícios da Atividade Física - Em sua vida diária

"ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BÁSICA" (UNESCO).

O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro. A atividade física é uma aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida. A preocupação de promover e manter a saúde deve ser ressaltada para a população mundial, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária.

O que é Atividade Física?"A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso" (CASPERSEN et alii,1985).

Vale tudo: andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa. Em outras palavras, não são necessários níveis altos de prática física, horas intermináveis de exercícios ou dor e sofrimento. Para aproveitar as vantagens da atividade física, é suficiente aumentar o grau de integração da vida diária à atividade física, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana.
Benefícios da atividade física:
Na aparência: Melhora seu visual, melhora sua postura, os músculos ficam mais eficientes e com melhor tônus, combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura.

No trabalho: aumenta a produtividade, menor propensão às doenças, melhor índice de freqüência no trabalho, combate o estresse e a indisposição, melhora sua capacidade para esforços físicos.

No dia a dia: maior disposição para as tarefas cotidianas, o coração trabalha de forma mais segura e eficiente, aumenta seu fôlego, melhor elasticidade e flexibilidade do corpo, melhora sua auto-estima, você se alimenta e dorme melhor, vive melhor e com mais qualidade.

Na saúde: aumenta a qualidade e a expectativa de vida, melhora seu sistema imunológico, previne e reduz os efeitos de doenças como: cardiopatias, estresse, obesidade, osteoporose, hipertensão arterial, deficiências respiratórias, problemas circulatórios, diabetes, as alterações das taxas de colesterol (lipídicas).

Faça atividade física diária.

COMBATE AO COLESTEROL

O colesterol é um tipo de gordura produzida no fígado e que também pode ser encontrado em alguns alimentos, como carnes, ovos, leite e derivados. Alimentos ricos em gorduras saturadas também podem aumentar os níveis de colesterol no sangue porque o fígado converte a gordura saturada em colesterol. O acúmulo de colesterol pode ser armazenado em suas artérias tornando-as mais estreitas ou obstruindo-as. A consequência é o desenvolvimento de doenças tais como o infarto ou o acidente vascular cerebral que, somados às demais doenças cardiovasculares, são responsáveis por 800 mil mortes por ano no nosso país. Por isso, se seu colesterol está maior que 200mg/dl, está na hora de começar a se preocupar e mudar alguns hábitos:
Coma mais frutas, verduras e legumes;
Aumente o consumo de cereais integrais, tais como aveia, semente de linhaça e pães integrais; Diminua o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, tais como carnes e derivados do leite; Limite o consumo de alimentos ricos em colesterol, tais como ovos e fígado;
Pratique no mínimo 30 minutos de atividade física em cinco ou mais dias da semana.
Fique atento, pois quem possui colesterol elevado não apresenta sintomas. A única forma de identificar essa alteração é através do exame de sangue.
Mude seu estilo de vida ainda hoje e viva mais e com mais saúde!

Texto adaptado da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Como estudar

Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Estudar requer também, muita disciplina e o domínio de algumas técnicas - às vezes, simples - para que o aprendizado seja feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo. Para mostrar esses recursos e facilitar a vida do estudante, a Tilibra preparou algumas dicas, cedidas gentilmente pela revista Visão. A Tilibra oferece essas dicas para você, esperando que com elas, seus estudos o levem a um grande futuro.

Como ler bem

"Ler um livro é estabelecer um diálogo animado pelo desejo de compreender. Nossa leitura deve ser governada por um princípio fundamental de respeito à voz que nos fala no livro. Não temos o direito de desprezar um livro só porque contradiz nossas convicções, como também não devemos elogiá-lo incondicionalmente se estiver de acordo com elas". (Prof. Armando Zubizarreta).
Qualquer leitor, portanto, tem como primeiro desafio o de estar pronto para ler: disposto a aprender e aproveitar a leitura. Mesmo em caso de tratar-se, à primeira vista, de mera tarefa e não de algo que possa lhe dar prazer. Essa preparação exige dois pré-requisitos: prestar atenção e evitar a avidez. Devorar centenas de páginas não leva a nada. Você vai ler? Saiba então que a compreensão de um texto exige mais do que o simples correr dos olhos sobre as letras. Comece por escolher um local tranquilo, confortável, bem iluminado. E não se apavore em caso de não conseguir entender tudo de imediato. A compreensão depende do nível cultural do leitor, que vai se ampliando a cada nova leitura ou releitura. Recomenda-se, em geral, que não se passe ao parágrafo seguinte sem ter entendido bem o anterior. Isso você pode conseguir, voltando e relendo o trecho quantas vezes forem necessárias e, se preciso, recorrendo a dicionários e enciclopédias. No entanto, não se deve interromper demais a leitura. Por isso, conforme-se em aprender osignificado geral, sabendo que, com o hábito de ler, essa tarefa vai ficar cada vez mais fácil. Lembre-se sempre de que um mínimo de disciplina é indispensável ao leitor que quer ou precisa aprender. A leitura, para ser mais produtiva, pode ser dividida em fases: Faça um reconhecimento do textopara saber de que assunto trata. Mesmo no caso de romance é bom ter uma idéia do tema central. Procure isolar as informações principais. Para isso, é bom sublinhar ouassinalar passagens. Ao encontrar expressões especializadas, (de medicina, direito, etc.) procure conhecer e anotar seus significados. Assim, além de aumentar seu vocabulário, você conseguirá uma correta interpretação de sua leitura Procure separar os fatos, das interpretações que deles faz o autor. Retome as informações essenciais que foram isoladas anteriormente, para saber que relações existem entre elas. Assim, você estará pronto para estabelecer suas próprias idéias sobre o texto. Mas lembre-se: o trabalho intelectual exige rigor. Por isso nunca é demais voltar ao texto, reler e aperfeiçoar a leitura.

Como tomar notas

A escrita é um poderoso instrumento para preservar o conhecimento. Tomar notas é a melhor técnica para guardar as informações obtidas em aula, em livros, em pesquisas de campo. Manter os apontamentos é fundamental. Logo, nada de rabiscar em folhas soltas. Mas também não se deve ir escrevendo no caderno tudo que se ouve, lê ou vê. Tomar notas supõe rapidez e economia. Por isso, as anotações têm de ser: a) suficientemente claras e detalhadas, para que sejam compreendidas mesmo depois de algum tempo; b) suficientemente sintéticas, para não ser preciso recorrer ao registro completo, ou quase, de uma lição. Anotar é uma técnica pessoal do estudante. Pode comportar letras, sinais que só ele entenda. Mas há pontos gerais a observar. Quando se tratar de leitura, não basta sublinhar no livro. Deve-se passar as notas para o caderno de estudos. O aluno tem de se acostumar à síntese: aprender a apagar mentalmente palavras e trechos menos importantes para anotar somente palavras e conceitos fundamentais. Outros recursos: jamais anotar dados conhecidos a ponto de serem óbvios; eliminar artigos, conjunções, preposições e usar abreviaturas. É preciso compreender que anotações não são resumos, mas registros de dados essenciais.

Como educar a memória

Aprender é uma operação que não se resume a adquirir noções, mas consiste em reter o que foi lido, reproduzir e reconhecer uma série de experiências e pensamentos. Portanto, é imprescindível educar a memória. Logo após o estudo de algum ponto ou matéria, nota-se que o esquecimento também trabalha: a mente elimina noções dispensáveis. Sem disciplina, entretanto, nunca haverá um jogo útil entre memória e esquecimento, entre horas de estudo e horas de descanso. Para facilitar o aprendizado e fixar na memória os conteúdos aprendidos, basta proceder a uma série de operações sucessivas e gradativas no tempo. Repetir é importante, mas não só: saber de cor nem sempre vai além de um papaguear mecânico. As técnicas psicológicas de memorização são complexas, mas podem ser utilizadas simplificadas pelo estudante. Algumas indicações: a) ler mentalmente e compreender o assunto; b) reler em voz alta; c) concentrar a atenção em aspectos específicos: nomes, datas, ambientes, etc. d) notar semelhanças, diferenças, relações; e) repetir várias vezes em voz alta ou escrever os conhecimentos adquiridos (os pontos principais); f) fazer fichas com esquemas que incluam, de um lado, a seqüência das noções principais e, do outro, detalhes referentes a cada uma delas; g) nunca esquecer de repousar, pois uma mente cansada aprende pouco e retém com dificuldade.

Como estudar em grupo

Estudar em conjunto é um modo produtivo de fazer render ao máximo o esforço do aprendizado. E há muitas maneiras de os estudantes se ajudarem, mesmo que não se organizem em um grupo. Entre as mais importantes: a comparação dos apontamentos das aulas e das horas de estudos. Assim, trocam-se idéias e verificam-se os pontos fundamentais e os mais difíceis. Dois princípios a serem pensados: a) o estudo em conjunto deve refletir uma inteligente divisão de trabalho; b) as sínteses não garantem plena compreensão, mas são interessantes como resumo dos conhecimentos adquiridos. Quando o estudo em grupo é uma preparação para provas ou exames, o aluno deverá estudar toda a matéria por si mesmo, de modo que o trabalho com os colegas seja apenas uma revisão, uma possibilidade de aprofundamento e, às vezes, de correção dos pontos. Algumas possibilidades de organização e divisão de trabalho no grupo:
Cada um estuda partes diferentes de um assunto e traz para serem fundidas na reunião; Cada um estuda e consulta fontes sobre o mesmo assunto e expõe ao grupo, para uma comparação e aprofundamento; Cada um estuda um ponto de um capítulo e faz seu relatório ao grupo, debatendo ou respondendo a perguntas depois. É a voz corrente entre professores que a melhor maneira de aprender uma matéria é ensiná-la aos outros. Os alunos podem comprovar isso nas exposições orais de suas reuniões de grupo. E toda vez que um colega vier pedir auxílio.

Como fazer uma redação

Comunicar, eis a principal finalidade de uma redação. Ou seja: dizer algo, por escrito, a alguém. Mas o quê? A primeira operação para redigir um tema é compreender corretamente o enunciado contido no título. Um exame cuidadoso do título proposto dá ao estudante a exata delimitação do assunto, permite-lhe perceber imediatamente como desenvolver o pensamento para não fugir do tema. E conduz ao segundo passo: fazer um esboço do que vai ser dito. Há quem prefira esboçar o tema mentalmente. Nunca é demais, porém, tenha o cuidado de anotar o plano, de modo que seja fácil segui-lo depois. Fazer um esboço depende, é claro, do conhecimento do aluno. E até mesmo do assunto. Mas um macete infalível é o da divisão em três partes: introdução, desenvolvimento, conclusão. Começa-se por chamar a atenção do leitor para o assunto, digamos, "A descoberta do Brasil", falando sobre a situação de Portugal no século XV, o florescimento cultural, a Escola de Sagres e as técnicas de navegação ali aperfeiçoadas. É a introdução, que conduzirá ao desenvolvimento: a frota de Cabral, seus objetivos, a viagem e seus problemas, a chegada a Porto Seguro, a comunicação da descoberta. Conclui-se de modo a evidenciar a importância que foi atribuída ao fato, na época, podendo-se adiantar algo sobre o significado histórico que teria depois.Na exposição de assunto científico ou de caráter interpretativo, é bom lembrar que o sistema é: antecipar o que se vai provar, provar o que se havia proposto e enunciar o que já se provou. Nunca deixar, também, de enumerar em estrita ordem alfabética, todas as fontes e toda a bibliografia utilizada para compor o trabalho. Depois de tudo escrito, a tarefa ainda não terminou. A redação feita em casa ou em classe deve ser revista. É preciso ver se foram utilizadas as palavras mais expressivas, se não há erros de grafia, se a pontuação foi bem feita. Não se exige de ninguém um texto literariamente perfeito, mas escrever corretamente é obrigação.

Fonte: DICAS TILIBRA

COMO SER CRIATIVO

COMO SER CRIATIVO

1. SAIBA QUE HÁ UM TESOURO EM SUA CABEÇA – uma mina de ouro entre suas orelhas. Construir um computador com as mesmas características do seu cérebro custaria mais do que 3 bilhões de dólares.

2. TODOS OS DIAS ESCREVA PELO MENOS UMA IDEIA sobre estes assuntos: como eu posso fazer meu trabalho melhor; como eu poderia ajudar outras pessoas; como eu posso ajudar minha empresa; como eu posso ajudar o meu país.

3. ESCREVA SEUS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE VIDA – Agora, carregue esta relação no bolso, sempre.

4. FAÇA ANOTAÇÕES – Não saia sem papel e lápis ou algo para escrever. Anote tudo, não confie na memória.

5. ARMAZENE IDEIAS – Coloque em cada pasta um assunto. Idéias para a casa, para aumentar a sua eficiência no trabalho, para ganhar mais dinheiro. E vá aumentando este banco de dados com leitura, viagens, conhecimento com novas pessoas, filmes, competições esportivas, etc.

6. OBSERVE E ABSORVA – Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que você observa. E principalmente, observe tudo como se fosse a última vez que você fosse ver.

7. DESENVOLVA UMA FORTE CURIOSIDADE sobre pessoas, coisas, lugares. Ao falar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.

8. APRENDA A ESCUTAR E OUVIR, tanto com os olhos quanto com os ouvidos. Perceba o que não foi dito.

9. DESCUBRA NOVAS FONTES DE IDEIAS. Utilize-se de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos e até de artigos como este que você está lendo.

10. COMPREENDA PRIMEIRO. Depois julgue.

11. MANTENHA O SINAL VERDE de sua mente sempre ligado, sempre aberto.

12. PROCURE TER UMA ATITUDE POSITIVA E OTIMISTA. Isso ajuda você a realizar seus objetivos.

13. PENSE TODOS OS DIAS. Escolha uma hora e um lugar para pensar alguns minutos todos os dias.

14. DESCUBRA O PROBLEMA. Ataque seus problemas com maneiras ordenadas. Uma delas é descobrir qual é realmente o problema, senão você não vai achar a solução. Faça seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa. Dia e noite. Fale com alguém sobre a idéia, não a deixe morrer.

15. CONSTRUA GRANDES IDEIAS a partir de pequenas idéias. Associe idéias. Combine. Adapte. Modifique. Aumente. Diminua. Substitua. Reorganize-as. E, finalmente, inverta as idéias que você tem.

16. EVITE COISAS QUE ENFRAQUEÇAM O CÉREBRO: barulho, fadiga, negativismo, dietas desequilibradas, excessos em geral.

17. CRIE GRANDES METAS. Grandes objetivos.

18. APRENDA A FAZER PERGUNTAS que desenvolvam o seu cérebro: Quem, quando, onde, o quê, por que, qual, como.

19. COLOQUE AS IDEIAS EM AÇÃO. Lembre-se de que uma idéia razoável colocada em ação é muito melhor que uma grande idéia arquivada.

20. USE O SEU TEMPO OCIOSO COM SABEDORIA. Lembre-se de que a maior parte das grandes idéias, os grandes livros, as grandes composições musicais, as grandes invenções forma criadas no tempo ocioso dos seus criadores.

Fonte: DICAS TILIBRA