domingo, 17 de julho de 2011

Estudos mostram como funciona a memória e indicam como aprender melhor e não esquecer jamais


Uma questão de prática

Um estudo do Hospital Beth Israel de Boston, feito pelos doutores Edwin Robertson e Daniel Cohen, esclarece por que é tão difícil aprendermos diversas matérias diferentes ao mesmo tempo.

Usando 120 voluntários, que precisaram aprender dois tipos de atividade em sequência, uma com exercícios com os dedos da mão e a outra uma lista de palavras para decorar, os cientistas perceberam que aprender uma atividade atrás da outra prejudicava o aprendizado da primeira. A conclusão é que, ao aprender algo diferente, sem tempo de reter o primeiro assunto, podemos nos decepcionar.

Na segunda metade do estudo, os pesquisadores utilizaram um recurso que pode “desligar” algumas partes do cérebro, a eletroestimulação magnética transcraniana (TMS), que cria um campo magnético no cérebro tão forte que impede a conexão normal entre os neurônios de uma mesma região, interrompendo seu funcionamento. Os pesquisadores utilizaram a TMS nas áreas acessórias ao aprendizado motor, se o exercício com a mão era o primeiro executado, e na área de aprendizado verbal, se a primeira tarefa era decorar a lista de palavras.

Os cientistas descobriram que fazer o estímulo elétrico com TMS, depois de aprendida a tarefa, não interferia no aprendizado desta, além de impedir a competição e interferência entre os dois exercícios, melhorando a performance de ambas atividades ao ponto de o resultado ser igual ao aprendizado de uma só tarefa.

O TMS não e o único jeito de impedir a interferência de um aprendizado sobre o outro. O sono é a forma natural de desligar as áreas acessórias aos diversos aprendizados, por isso cochilar um pouco nos intervalos de treinamentos parece ser benéfico e melhorar a aquisição de conhecimento.
Outro estudo feito por Edwin Morris, da Universidade de Edimburgo, e associados da Universidade de Tóquio e publicado na revista Science, explica que é mais fácil para o cérebro aprender mais sobre assuntos que já conhecemos. Para aprendermos um conceito novo existe um envolvimento mais amplo do córtex cerebral, mas adicionar conhecimento é muito mais simples. Os cientistas descobriram um grupo de genes ativados somente para adicionar memória ao que já foi aprendido.

Esses genes não funcionam tão bem quando o assunto é novo, e os pesquisadores argumentam que o conhecimento dos indivíduos especialistas é construído desta maneira. O volume de conhecimento vai sendo adicionado em blocos, e quanto mais sabemos sobre um assunto mais fácil fica aprender algo novo sobre ele.

Em outra pesquisa, cientistas do Instituto Max Planck, da Alemanha, e da Escola Superior de Física e Química Industriais, de Paris, puderam confirmar, usando o cérebro da drosófila, a mosca da fruta, que existem neurônios especializados apenas em ler memórias gravadas.

Já conhecemos muito dos circuitos cerebrais da drosófila, que possui apenas 100 mil neurônios. O cérebro humano possui 100 bilhões de células empacotadas em um quilo e meio, mas tem mecanismos operacionais iguais. Os cientistas descobriram que, ao bloquear um grupo específico de células, as MB-V2, as moscas não conseguiam lembrar-se de um cheiro.

No estudo, os neurocientistas aplicavam um choque elétrico nas moscas, após liberarem um determinado cheiro. Os pesquisadores conseguiam desligar os neurônios MB-V2 e, ao fazer isso, as moscas não fugiam do cheiro associado ao choque. Mas ainda podiam aprender que o cheiro estava associado a um evento ruim, pois quando os cientistas religavam a célula MB-V2 as moscas fugiam do cheiro. Isso os fez concluir que a MB-V2 não era importante para o aprendizado, mas fundamental para lembrar-se do que foi aprendido.

Esses estudos, publicados em um intervalo de duas semanas, são avanços na busca da cura para a doença de Alzheimer, e para a reabilitação em acidentes vasculares cerebrais. Ao mesmo tempo, nos impulsionam a outro nível, no qual poderemos manipular nossa capacidade de aprender e de lembrar as lições.

Fonte: Revista Carta Capital/saúde – por Rogério Tuma

Carta de Abraham Lincoln ao professor do seu filho


"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.

Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.

Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.

Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.

Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.

Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.

Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.

Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."

Abraham Lincoln, 1830

sábado, 16 de julho de 2011

Falta de higiene bucal pode afetar fertilidade


Demora para engravidar

Um estudo realizado na Austrália sugere que problemas de saúde bucal podem afetar a fertilidade feminina.

A pesquisa da Universidade do Oeste da Austrália sugere que uma higiene bucal precária é tão ruim para a fertilidade de uma mulher quanto a obesidade, fazendo com que elas demorem em média dois meses a mais para engravidar.

Segundo os pesquisadores, mulheres com gengivas doentes precisaram de sete meses para conceber, comparados com o prazo considerado normal, de cinco meses.

Doença periodontal

De acordo com os pesquisadores, a causa pode estar ligada à doença periodontal, caracterizada por inflamação na gengiva. Se esta não for tratada, poderá desencadear uma série de reações capazes de prejudicar o funcionamento normal do corpo.

A doença periodontal, também conhecida como periodontite, já foi ligada à doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e aborto, além de baixa qualidade do esperma em homens.

"Até agora não existiam estudos publicados que investigavam se a doença nas gengivas pode afetar as chances de uma mulher conceber, então este é o primeiro relatório que sugere que a doença na gengiva pode ser um dos vários fatores que podem ser modificados para mulher melhorar as chances de uma gravidez", afirmou Roger Hart, professor líder da pesquisa.

Inflamação nas gengivas

O estudo da Universidade do Oeste da Austrália contou com a participação de mais de 3,5 mil mulheres.

Aquelas com problemas de gengiva apresentaram níveis elevados de marcadores para inflamação no sangue.

De acordo com o líder da pesquisa, Roger Hart, mulheres que estão tentando ter um filho agora precisam passar antes no dentista além de parar de fumar, beber, manter um peso saudável e tomar suplementos de ácido fólico.

"É bom senso aconselhar a mulher a ter certeza de que está saudável se ela quer tentar ter um filho", disse o especialista em fertilidade britânico Allan Pacey.

Fonte: Diário da Saúde - Com informações da BBC

Crianças devem praticar exercícios físicos


A obesidade infantil vem aumentando de forma assustadora, e com ela o número de doenças relacionadas ao excesso de peso. As autoridades de saúde do governo britânico vão emitir novas diretrizes orientando a prática de exercícios físicos para menores de cinco anos.

O documento conterá orientações para os pais, incentivando-os a estimularem a prática de atividade física no dia a dia dos filhos. Algumas sugestões são: crianças devem andar a pé o máximo que conseguirem, como, por exemplo, ir de casa até a creche caminhando. Já os bebes devem ser matriculados em aulas de natação.

Fonte: Blog da Saúde

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Álcool causa perda de memória?


O consumo excessivo de álcool pode causar perda de memória. A pessoa não consegue se lembrar bem da noite anterior, esquece momentos e detalhes e pode até mesmo não se lembrar de nada.

Muitas pessoas dizem que essa amnésia acontece porque o álcool prejudica os neurônios, fazendo com que as memórias da noite anterior sejam “apagadas”. Mas de acordo com um estudo desenvolvido na Universidade Washington (EUA) essa explicação não é a correta.

“O álcool não está danificando as células de qualquer forma que nós pudemos detectar”, afirma o pesquisador Charles Zorumski. “Na verdade, até mesmo nos níveis altos que nós usamos (no estudo), nós não vimos mudanças na forma como as células do cérebro se comunicam”. De acordo com Zorumski, as informações recebidas pelo cérebro ainda são processadas quando a pessoa está bêbada, mas o álcool bloqueia os sinais neurais que permitem a formação de novas memórias.

Fonte: Blog da Saúde

Férias também combinam com leitura!


Férias escolares são tudo de bom e as crianças têm mais é que aproveitar para sair da rotina, brincar, descansar, viajar e, por que não, aproveitar o tempo livre para se divertir com boas leituras?

“Assim como nos habituamos a escovar os dentes após todas as refeições, também podemos nos habituar a ler todos os dias se isso fizer parte de nossa rotina”, diz Hélida Felgueiras, coordenadora Pedagógica da escola Kampus Educação Bilíngue.

Ela ressalta a importância do hábito da leitura não ser interrompido. “Para se tornar um “costume”, qualquer atividade que estejamos iniciando não deve ter interrupções. É como começar a fazer ginástica, certo? Então, não deixe que seu filho abandone a leitura nas férias e proporcione momentos de descontrações que apresentem o lado bom e saudável da leitura”.

Para facilitar está importante tarefa, a educadora sugere as dicas:

- Os pais podem ler para os filhos antes de dormirem. Aproveitem para ler livros capitulados, nos quais a criança terá que esperar a noite seguinte para saber um pouco mais da história. Esse suspense gera muito prazer.

- Faça um piquenique literário com seu filho em um parque ou até no quintal de sua casa. Leve a tradicional toalha de piquenique, uma cesta de frutas, pães e suco, e outra cesta de livros. Procure levar alguns livros que a criança já conheça e outros inéditos para ela. Perceba se ela sozinha começa a ler ou se você deve começar a leitura primeiro.

- Aproveite para chamar a atenção da criança para outras leituras além da literária, como placas de rua, outdoors, folhetos de propaganda, etc. Essa leitura “funcional” é bastante interessante para que a criança note a importância de ler para a vida.

- Deixe sempre livros, revistas e jornais no alcance da criança. Uma ótima estratégia é a de colocar livros entre os brinquedos dela.

Fonte: Revista Mães e Filhos