segunda-feira, 11 de março de 2013

Saia da rotina e turbine a memória


Para mantê-la em forma, amplie o repertório cultural e diversifique as atividades diárias. E não se esqueça: bons hábitos alimentares, relaxantes noites de sono e atividade física colaboram

 Não adianta ler esta reportagem várias vezes para memorizar nossas dicas, mas prestar muita atenção em cada uma delas será essencial. "A boa memória depende de atenção. Se a pessoa está desatenta ou distraída, não fixa bem as informações", explica a neuropsicóloga e professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) Cláudia Memória. Considerando que esta é uma leitura importante para sua saúde faça uma reflexão crítica sobre o que vir desta página em diante. "A leitura nos dá agilidade mental, aumenta nosso vocabulário e facilita a capacidade de associar ideias", a especialista ressalta. E se você tiver um marcador de texto ao seu lado, abuse dele. Se amarelo, melhor ainda, pois essa cor proporciona maior retenção que as outras.

Ler não somente desperta a visão, mas pode estimular outros sentidos. Um autor que escreve que certa personagem "sentiu o aroma de um bolo saboroso" faz que seu leitor resgate aromas de bolos saborosos em sua memória. Segundo o biólogo Douglas Engelke, do Laboratório de Neurobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, quanto mais diverso for o repertório de uma pessoa (literário, musical, cinematográfico etc.), melhor funcionará sua memória. Então, a grande dica é: não importa o tipo de leitura, se literária ou informativa, devore tudo o que vier pela frente.

Os efeitos do tempo
A redução do número de sinapses (as conexões entre os neurônios), o decréscimo na produção de neurotransmissores e os declínios do metabolismo são problemas naturais que acompanham o envelhecimento e, por consequência, nossas memórias - ou a capacidade de criá-las. Essas alterações se refletem na resolução de novos problemas e na velocidade com que processamos informações. "A capacidade de aprendizado se mantém ao longo da vida, porém é necessário um tempo maior de exposição ao conteúdo para sua aquisição", diz Cláudia.

O biólogo Ilton da Silva, do Laboratório de Neurociências e Comportamento do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) explica que manter uma constante atividade intelectual pode minimizar a perda de neurônios. Pessoas que tiveram uma atividade intensa do cérebro durante a vida protegem o órgão dessas perdas e têm menor suscetibilidade a doenças como a de Alzheimer. "Estudos mostram que há nascimento de neurônios todos os dias e que, além daquelas atividades intelectuais, eles podem ser estimulados por meio de atividades físicas. Quanto mais você fizer pelo seu cérebro, menos sofrerá quando a idade avançada chegar", sugere ele.

Não confunda
- É possível que a desatenção (ou a não concentração) seja confundida com falta de memória. Há testes capazes de fazer essa distinção, que são realizados por um especialista. Ele indicará a melhor forma de contornar o problema.
- Deu branco? O esquecimento tem papel fundamental no processo de aprendizado, pois serve para não atrapalhar a aquisição de novas informações. "Lapso de memória não é problema de memória", ressalta Cláudia Memória.
- Ausência de memória pode ser falta de estratégias eficazes. Lance mão de alarmes, agendas e blocos de anotações (aqueles coloridos e autoadesivos são ótimos para sair colando por aí)... Mude o anel de dedo ou troque o relógio de braço para sinalizar pendências. E altere seu discurso: em vez de dizer "eu não posso me esquecer", prefira "o que eu preciso fazer para me lembrar de...".

Mente sem estresse
Um novo aprendizado demanda o envolvimento de diversas vias neuronais. E, às vezes, trabalhamos nossa mente à exaustão (excesso de metabolismo) para "criar um arquivo", fazendo que uma atividade que poderia ser prazerosa se torne chata. O estresse é inimigo da memória, pois com ele vem de brinde o hormônio cortisol. "No hipocampo, há um grande número de receptores para o cortisol, o que faz que a memória fique prejudicada quando há excesso dele", explica a neuropsicóloga. Para ela, memorizar nada mais é do que associar treino e disciplina. "Um bom memorizador é um bom estrategista", pontua.
Alimentação e exercícios físicos também são importantes para manter a memória em boa forma. No cardápio, inclua alimentos ricos em flavonoides (presentes nas frutas vermelhas), ômega-3 (peixes, castanhas), vitaminas do complexo B (carnes vermelhas, aves, grãos integrais, leite) e colina (ovos) - este último nutriente é precursor do neurotransmissor acetilcolina, que é envolvido no processo de memorização. Os exercícios físicos aumentam a oxigenação cerebral e promovem a liberação de substâncias favoráveis ao aprendizado. O biólogo Engelke salienta que, além da liberação de dopamina - neurotransmissor que favorece a consolidação das memórias -, exercícios físicos trabalham a coordenação motora, propondo desafios para o cérebro.
Vale salientar que, depois de um dia intenso de trabalho ou ginástica, descansar é obrigatório. "Dormir é necessário para fortalecer o aprendizado, sobretudo na fase do sono chamada REM (do inglês, Movimentos Rápidos dos Olhos), que consolida a memória de longo prazo", afirma Claúdia.

Use os cinco sentidos
Sair da rotina é o mesmo que aprimorar seus neurônios. "O mais importante é diversificar as atividades para mobilizar diferentes áreas do cérebro. As portas de entrada das informações que nos cercam são os sentidos", diz a neuropsicóloga Claudia. Ela alerta para o fato de que a visão e a audição são supervalorizadas na nossa cultura e que, portanto, acabamos esquecendo o tato, o olfato ou o paladar na hora de reforçar a aquisição de uma informação.

Aprender a tocar um instrumento musical; estudar uma língua estrangeira; jogar videogame; fazer sudoku; buscar novas rotas para o trabalho; matricular-se em aulas de dança. Há um sem-número de atividades à sua disposição, contanto que não sejam realizadas como sendo mais algumas entre as tarefas maçantes do cotidiano. "É complicado dizer a uma pessoa que, para turbinar sua memória, ela tenha de, obrigatoriamente, fazer palavras-cruzadas no período da manhã. Simplesmente, pode não ser interessante para ela", pondera o biólogo Silva. "Todas essas atividades são importantes quando elas dão prazer. Aí, sim, serão benéficas para o cérebro".

Como você adquire e retém as memórias

AQUISIÇÃO
O lobo frontal é responsável pela memória de curto prazo. Caso a informação seja relevante (ou repetida diversas vezes), esse conhecimento será registrado no lobo temporal - especificamente, em uma região chamada hipocampo. E, já que são áreas do cérebro distintas, é o que explica o porquê de uma pessoa com doença de Alzheimer não recordar a data atual, mas ser hábil para tocar um instrumento musical.

ARMAZENAMENTO
As memórias estão subdivididas em: declarativa (o saber que) e implícita (o saber como). A primeira, ligada ao lobo temporal, tem a ver com registrar nomes, o local onde se deixou um objeto etc. Já a segunda relaciona-se a habilidades, hábitos e outros tipos de aprendizagem (tocar um instrumento, pintar, falar uma língua estrangeira).

EU DIÁRIO: COMPONDO UMA AGENDA MENTAL
- Use calendários, circulando a data no início do dia assim que acordar, e, ao se deitar, risque-a. Diga em voz alta a data ("Hoje é sexta-feira, dia 22 de março de...") para reforçar a informação. Faça também uma conferência mental dos afazeres.
- Sempre que sair de casa, pergunte-se: preciso levar algo? Tenho de passar em algum lugar? Devo me encontrar com alguma pessoa?
- E, na volta, as perguntas podem ser: tenho de levar algo para casa? Preciso passar em algum lugar? Alguém me pediu algo? Há alguma tarefa ainda pendente?
- Repasse tudo o que foi feito ao longo do dia antes de dormir. Se você for disciplinado, escreva em uma agenda física o que conseguiu cumprir, assim como as pendências.

Neuróbica: mente em treinamento
Quem fez o termo "neuróbica" (uma alusão aos exercícios aeróbicos) ficar conhecido mundialmente foram Lawrence C. Katz e Manning Rubin, autores do livro Mantenha seu cérebro vivo (Ed. Sextante). A publicação contém dicas de exercícios que fariam o cérebro quebrar sua rotina, envolvendo todos os sentidos nas atividades diárias, criando novas formas de memorizar ações. Embora não haja experimentação científica que comprove a eficácia de tais exercícios neuróbicos, as sugestões abaixo (extraídas do livro) fazem algum sentido. Você concorda?

1) Vestir-se ou tomar banho de olhos fechados
2) Jantar com a família em silêncio e se comunicar por gestos
3) Usar a mão não dominante para escovar os dentes
4) Faça um novo caminho até o trabalho, buscando rotas não habituais
5) Procure as chaves de casa dentro da bolsa sem olhar para elas
6) Troque o programa de TV da noite por um jantar com um amigo
7) Prove novos pratos quando for a um restaurante que aprecia

DICAS PARA ORGANIZAR A "CABEÇA"
Exercite a mente com disciplina, prazer e organização. Use cadernetas, agendas, listas, desde que não gerem estresse. "Usar esses dispositivos não é um demérito, mas um jeito mais organizado de lidar com as demandas diárias", pontua a neuropsicóloga Cláudia, que deu as dicas abaixo:

- Quando montar uma lista de supermercado, divida-a por áreas: higiene pessoal, limpeza, etc. Não é preciso segui-la piamente. Carregue-a simples conferência.
- Trabalhe com os dois hemisférios do cérebro. A leitura recruta, em grande parte, o hemisfério esquerdo. Imagine situações propostas pelo que é lido. Isso estimula o outro lado do cérebro, que é mais visual.
- Se for apresentado para uma nova pessoa, repita o nome dela durante a conversação. Pense em conhecidos seus que sejam homônimos. Além disso, preste atenção às feições e guarde o que for mais marcante, - a junção de estratégias reforça a informação.
- Classifique suas anotações por "áreas da vida" em bloquinhos de cores distintas: verde para assuntos pessoais; amarelo, temas do trabalho; rosa, coisas da casa.

2 comentários:

  1. blog de parabens! muito informativo.

    ResponderExcluir
  2. Tb gostei muito. A mulher se chama Claudia Memória? Não tinha um nome mais sugestivo? rss

    ResponderExcluir