sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Limites - Os pais mais bobos e inseguros da história


Limites - Os pais mais bobos e inseguros da história

Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores. E com o esforço de abolir os abusos do passado, somos os pais mais dedicados e compreensivos mas, por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na história.

O grave é que estamos lidando com crianças mais "espertas", ousadas, agressivas e poderosas do que nunca.
Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo ao outro. Assim, somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos...

Os últimos que tivemos medo dos pais e os primeiros que tememos os filhos. Os últimos que cresceram sob o mando dos pais e os primeiros que vivem sob o jugo dos filhos. E o que é pior, os últimos que respeitamos nossos pais e os primeiros que aceitamos (às vezes sem escolha...) que nossos filhos nos faltem com o respeito.

Na medida em que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudaram de forma radical, para o bem e para o mal. Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam a suas ordens e os tratavam com o devido respeito. E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais.
Mas, à medida que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, ainda que pouco os respeitem. E são os filhos quem, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver. E, além disso, os patrocinem no que necessitarem para tal fim.

Quer dizer; os papéis se inverteram, e agora são os pais quem tem que agradar a seus filhos para ganhá-los e não o inverso, como no passado. Isto explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para serem os melhores amigos e "dar tudo" a seus filhos. Dizem que os extremos se atraem.

Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos ver tão débeis e perdidos como eles.

Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter, e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão. Se o autoritarismo suplanta, o permissível sufoca.
Apenas uma atitude firme, respeitosa, lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos à frente liderando-os e não atrás, carregando-os, e rendidos à sua vontade.

É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual está afundando uma sociedade que parece ir à deriva, sem parâmetros nem destino.
Os limites abrigam o indivíduo. Com amor ilimitado e profundo respeito.

Mônica Monastério

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Curiosidades das Leis


LEIS DA ATRAÇÃO

Olhos masculinos e bundas femininas
Pobre e funk
Mulher e vitrines
Homem e cerveja
Chifre e dupla sertaneja
Carro de bêbado e poste
Tampa de caneta e orelha
Moeda e carteira de pobre
Tornozelo e pedal de bicicleta
Leite fervendo e fogão limpinho
Político e dinheiro público
Dedinho do pé e ponta de móveis
Camisa branca e molho de tomate
Tampa de creme dental e ralo de pia
Café preto e toalha branca na mesa
Dezembro na Globo e Roberto Carlos
Sexta-feira e cervejaaaaaaaaaaaaaaaaa
Chuva e carro trancado com a chave dentro
Dor de barriga e final de rolo de papel higiênico
Bebedeira e mulher feia

LEIS BÁSICAS DA CIÊNCIA MODERNA:

Se mexer, pertence à Biologia.
Se feder, pertence à Química.
Se não funciona, pertence à Física ou a Engenharia.
Se ninguém entende, é Matemática ou Engenharia (mais um crédito para os Engenheiros, os caras são bons mesmo).
Se não faz sentido, é Economia ou Psicologia.
Se mexer, feder, não funcionar, ninguém entender e não fizer sentido, é INFORMÁTICA.

LEI DA PROCURA INDIRETA:

O modo mais rápido de encontrar uma coisa é procurar outra.
Você sempre encontra aquilo que não está procurando.

LEI DA TELEFONIA:

Quando te ligam: se você tem caneta, não tem papel. Se tiver papel, não tem caneta. Se tiver ambos, ninguém liga.
Quando você liga para números errados de telefone, eles nunca estão ocupados.
Parágrafo único: Todo corpo mergulhado numa banheira ou debaixo do chuveiro faz tocar o telefone.


LEI DAS UNIDADES DE MEDIDA:

Se estiver escrito 'Tamanho Único', é porque não serve em ninguém, muito menos em você...

LEI DA GRAVIDADE:

Se você consegue manter a cabeça enquanto à sua volta todos estão perdendo, provavelmente você não está entendendo a gravidade da situação.


LEI DOS CURSOS, PROVAS E AFINS:

80% da prova final será baseada na única aula a que você não compareceu e os outros 20% será baseada no único livro que você não leu.


LEI DA QUEDA LIVRE:

Qualquer esforço para agarrar um objeto em queda provoca mais destruição do que se o deixássemos cair naturalmente.
A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.


LEI DAS FILAS E DOS ENGARRAFAMENTOS:

A fila do lado sempre anda mais rápido.
Parágrafo único: Não adianta mudar de fila. A outra é sempre mais
rápida.


LEI DA RELATIVIDADE DOCUMENTADA:

Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.


LEI DO ESPARADRAPO:

Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda e o que não sai.


LEI DA VIDA:

Uma pessoa saudável é aquela que não foi suficientemente examinada.
Tudo que é bom na vida é ilegal, imoral, engorda ou engravida.


LEI DA ATRAÇÃO DE PARTÍCULAS:

Toda partícula que voa sempre encontra um olho aberto (que o diga o Felipe Massa).

Autor desconhecido

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Como são as músicas de aniversário nos outros países?


Como são as músicas de aniversário nos outros países?

O tradicional “parabéns a você” é baseado numa melodia composta em 1875 pelas irmãs americanas Mildred e Patrícia Hill. Originalmente, porém, o título da canção era Good Morning to All (“Bom Dia a Todos”, em inglês). Ela servia para ser cantada no começo das aulas do colégio em que as irmãs Hill eram professoras. Em 1924, Robert H. Coleman usou a mesma melodia para criar o “parabéns a você” que se espalhou por vários países. Outra tradição dos aniversários, o bolo cheio de velas acesas, vem desde a Grécia antiga. No sexto dia de cada mês, os gregos faziam bolos e cobriam-nos de velas para homenagear a deusa Ártemis. O hábito de comemorar o aniversário, porém, é bem mais antigo. Por volta de 3000 a.C. os egípicios passaram a celebrar o dia do nascimento dos faraós, anualmente. Gregos e romanos importaram o hábito e tornaram a tradição mais popular.

MADE IN USA
Vários países só adaptaram a melodia do “happy birthday to you...”

PAÍSES DE FALA ESPANHOLA
Feliz aniversário
CANÇÃO Cumpleaños Feliz (“Feliz Aniversário”)

PORTUGAL
Hoje é dia de festa, cantam as nossas almas, para o(a) menino(a) ____, uma salva de palmas
CANÇÃO Parabéns a Você

FRANÇA
Feliz aniversário
CANÇÃO Joyeux Anniversaire (“Feliz Aniversário”)

PAÍSES ÁRABES
Parabéns, ó belo, maravilhoso
CANÇÃO Sana Helwa ya Gameel (“Parabéns, ó Belo, Maravilhoso”)

ISRAEL
Hoje é seu aniversário
CANÇÃO Hayom Yom Huledet (“Hoje É Seu Aniversário”)

ALEMANHA
Ao aniversariante, muita sorte
CANÇÃO Zum Geburtstag viel Glück
(“Ao Aniversariante, Muita Sorte”)

PRODUTOS NACIONAIS
Alguns gringos – e até brasileiros – celebram aniversário com canções bem originais

NORUEGA
Agora vamos marchar... dançar por você e saltar
CANÇÃO Hurra for Deg (“‘Urra’ pra Você”)

DINAMARCA
Ele gostou desse ano e do bolo de chocolate também
CANÇÃO I Dag Er Det (“Hoje É Dia”)

RIO GRANDE DO SUL
Que tu colhas sempre, todo dia, paz e alegria na lavoura da amizade
CANÇÃO Parabéns Crioulo

VENEZUELA
E que a Lua prateada brilhe sua luz para ti
CANÇÃO Ay, Que Noche Tán Preciosa! (“Ai, Que Noite Tão Preciosa!”)

IRÃ
Feliz como uma flor, venha apagar as velas
CANÇÃO Tavalodet Mobarak (“Abençoado Seja Seu Aniversário”)

POLÔNIA
Boa sorte, bom ânimo, que você viva cem anos
CANÇÃO
Sto Lat (“Cem Anos”)

Fonte: Revista Mundo Estranho - por Pedro Proença

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Os 10 maiores shows da história

O site norte americano ThisBlogRules publicou uma lista com os 10 maiores shows da história. Confira!

1. Rod Stewart na Praia de Copacabana – 1994 [Público: 3.500.000 pessoas]


2. New York Philharmonic no Central Park 1986 [Público: 800.000 pessoas]


3. Garth Brooks no Central Park [Público: 750.000 pessoas]


4. Steve Wozniak’s 1983 US Festival [Público: 670.000 pessoas]


5. Summer Jam no Watkins Glen [Público: Mais de 600.000 pessoas]


6. Isle of Wight Festival 1970 [Público: 600.000 pessoas]


7. Simon & Garfunkel [Público: 500.000 pessoas]


8. Toronto SARS Benefit 2003 [Público: Mais de 450.000 pessoas]


9. Woodstock 1969 [Público: 400.000 pessoas]


10. Blockbuster RockFest 1997 [Público: 385.000 pessoas]


Fonte: http://www.heavymetalcenter.net/2011/01/top-10-maiores-shows-da-historia.html

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Atividade física melhora o raciocínio dos alunos


Aluno que faz exercícios físicos tem melhor rendimento em sala de aula

Que atividades físicas são benéficas para a saúde, muita gente sabe. O exercício proporciona equilíbrio psíquico e prevenção de doenças. Porém, algumas escolas vêm trazendo propostas de mudanças nos currículos escolares de forma a substituir a atividade física pelo conteúdo em sala de aula. A ciência, por sua vez, realizou um estudo publicado recentemente pela revista Neuroscience mostrando que a atividade física escolar influencia significativamente no rendimento dos alunos em durante as aulas.

Inicialmente, foram feitos testes cognitivos em crianças de 9 anos de idade com enfoque em testar a capacidade de atenção dos alunos após 20 minutos de descanso. Em outro dia, as mesmas crianças passaram por estes testes após 20 minutos de caminhada na esteira. Os resultados foram satisfatórios para a atividade física. O desempenho cognitivo das crianças e as medidas neurofisiológicas da capacidade de atenção (potencial evocado P3) foram melhores após os exercícios.

Foram realizados também testes com enfoque no conteúdo aprendido em sala de aula, especialmente em matemática, escrita e interpretação de texto. Novamente, o resultado foi melhor após a prática de atividade física.

De acordo com os estudos feitos, os resultados poderiam ser ainda melhores caso a atividade física fosse mais motivadora para as crianças que caminhar na esteira. De acordo com Darla Castelli, umas das pesquisadoras do estudo, 150 minutos de atividade física durante a semana é o recomendado para estudantes do ensino fundamental e 225 minutos para estudantes do ensino médio.

Dr. Ricardo Teixeira, Doutor em Neurologia pela Unicamp, evidencia que "uma das explicações para o melhor desempenho cognitivo de forma aguda, que é o caso da metodologia utilizada no presente estudo, seria a ativação de circuitos cerebrais responsáveis pelo estado de vigília e, consequentemente, melhora de nossa atenção."
Além de todos os benefícios que a atividade física proporciona, estimula também a competitividade, de forma que o futuro das crianças não será tão imprevisível para elas quando saírem da escola. É uma forma de adentrarem o mundo competitivo com toda a proteção existente em uma escola.

Fonte: www.yahoo.minhavida.com.br