segunda-feira, 25 de julho de 2011

Peladeiros também devem buscar preparo físico e alimentação saudável


A maioria dos meninos brasileiros gostaria de ser jogador de futebol. Aqueles que não conseguiram se tornar profissionais, se realizam nos campos de várzea, nas tradicionais “peladas”. Contudo, quem pensa que essa modalidade não necessita de atenção especial com a saúde está enganado. Segundo especialistas, o esforço que a atividade física exige, faz com que o “atleta de fim de semana” tenha alimentação equilibrada e que pratique atividades para ganhar massa muscular e resistência.

A prática inadequada de atividade física sem acompanhamento médico pode levar à morte. De acordo com Maria Vargas, especialista em alimentação de atletas profissionais e amadores, a cada mês aumenta a estatística de pessoas que morrem nos campos por não estarem preparadas para o esforço físico. "Apesar de evidentes progressos e novos tratamentos, o número de mortes súbitas ainda é elevado, chegando próximos aos 300 mil por ano, ou seja, uma morte a cada 5 minutos", diz.

Fonte: Blog da Saúde

Maçãs preservam a massa muscular


O enfraquecimento muscular é uma companhia ruim e constante no processo de envelhecimento e também em várias doenças.

Dependendo do grau de depleção muscular, aumenta o risco de quedas e o tempo de internação hospitalar. Hoje são conhecidos 63 genes responsáveis pela diminuição da massa magra, em camundongos e 29 genes, em seres humanos.

A indústria farmacêutica vem pesquisando formas de inibir a ativação de tais genes. Mas o que sabe hoje é que o ácido ursólico, composto naturalmente presente em maçãs tem esta capacidade.

Em estudo publicado na revista Cell Metabolism o ácido ursólico também diminuiu a resistência à insulina, a glicemia, o colesterol e os triglicerídeos. O estudo mostra mais uma vez que uma dieta balanceada é fundamental à saúde, já que muitos outros compostos como o ácido ursólico, mas que ainda são desconhecidos para nós, devem possuir efeitos favoráveis que vão além do teor de vitaminas e minerais presentes.

Fonte: Revista O Berro - por andreiat

domingo, 24 de julho de 2011

Proteínas do aprendizado: Faça intervalos nos estudos para aprender melhor


Estudar e repousar

Há muito se sabe que as memórias são mais propensas a se manter se a aprendizagem incluir períodos regulares de repouso.

Por exemplo, cientistas e educadores sabem há muito tempo que estudar até a exaustão não é uma forma eficaz de se lembrar da matéria na hora da prova.

O que não se sabia era por que ou como isso acontece.

Agora, pesquisadores do Instituto RIKEN, no Japão, elucidaram um mecanismo neurológico que ajuda a explicar por que isso acontece.

Consolidação da memória

Os resultados sugerem que a síntese de proteínas no cerebelo tem um papel fundamental na consolidação da memória, lançando luz sobre os processos neurológicos fundamentais que regem a memória.

O "efeito de espaçamento", descoberto pela primeira vez mais de um século atrás, descreve a observação de que os seres humanos e animais são capazes de lembrar as coisas de forma mais eficaz se o aprendizado estiver distribuído por um longo período de tempo, em vez de ser tentado de uma única vez.

Acredita-se que esse efeito esteja intimamente ligado ao processo de consolidação da memória, no qual as memórias de curto prazo são estabilizadas e "transformadas" em memórias de longo prazo.

Intervalos durante os estudos

Pesquisas anteriores sugeriram que este efeito de espaçamento é produto da transferência do traço de memória dos flóculos, uma região do córtex cerebelar que se liga ao núcleo motor envolvido no movimento dos olhos, para outra região do cérebro, conhecida como núcleo vestibular.

Em um estudo com animais, os pesquisadores japoneses descobriram que o efeito espaçamento foi anulado quando essa via de transferência foi inibida com drogas - anisomicina e actinomicina D, antibióticos que inibem a síntese protéica.

Esta descoberta sugere que as proteínas produzidas durante o aprendizado desempenham um papel fundamental na formação das memórias de longo prazo.

Esta é a primeira vez que se consegue uma explicação neurológica para os benefícios conhecidos da aprendizagem espaçada - bem como uma ótima desculpa para fazer mais intervalos durante os estudos.

Fonte: Diário da Saúde

sábado, 23 de julho de 2011

Proteja as crianças contra os acidentes domésticos


Crianças são verdadeiros seres exploradores. Curiosos, mexem em tudo, sobem, descem, pulam, experimentam, cheiram, espiam… e, muitas vezes, sem noção do perigo, acabam vítimas de acidentes. Pois pasme: esse tipo de lesão não-intencional representa, segundo dados da ONG Criança Segura, a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, no total, mais de 5 mil crianças morrem e cerca de 110 mil são hospitalizadas anualmente devido aos acidentes, sendo que pelo menos 90% poderiam ter sido evitados.

O problema é sério, não é mesmo? Então, não se pode bobear. Anote algumas medidas preventivas sugeridas pela ONG Criança Segura para que a molecada possa brincar sem perigo.

1. Como proteger as crianças do afogamento:

- Um adulto deve supervisionar de forma ativa e constante as crianças e adolescentes, onde houver água, mesmo que saibam nadar ou que os lugares sejam considerados rasos;

- Esvazie baldes, banheiras e piscinas infantis depois do uso e guarde-os sempre virados para baixo e longe do alcance das crianças;

- Mantenha cisternas, tonéis, poços e outros reservatórios domésticos trancados ou com alguma proteção que não permita “mergulhos”;

- Piscinas devem ser protegidas com cercas de no mínimo 1,5 m que não possam ser escaladas e portões com cadeados ou trava de segurança que dificultem o acesso dos pequenos;

- Alarmes e capas de piscina garantem mais proteção, mas não eliminam o risco de acidentes.
Esses recursos devem ser usados em conjunto com as cercas e a constante supervisão dos adultos;

- Grande parte dos afogamentos com bebês acontece em banheiras. Na faixa etária até dois anos, até vasos sanitários e baldes podem ser perigosos. Nunca deixe as crianças, sem vigilância, próximas a pias, vasos sanitários, banheiras, baldes e recipientes com água.

2. Bicicleta, skate e patins:

- Compre um capacete para a criança. Ele deve ter o selo do Inmetro como garantia de que passou por testes como brinquedo, pois não existem normas brasileiras de certificação de capacetes de bicicleta;

- Tenha certeza de que a criança está usando o capacete corretamente: centrado na parte de cima da cabeça e com as tiras ajustadas e afiveladas sob o queixo;

- Se a criança está relutante em usar o produto, deixe que ela escolha o próprio capacete com a cor e o estilo que achar melhor, e converse com ela sobre a segurança que o capacete promove. Dessa forma, ela não vai tirar o capacete quando o adulto não estiver por perto;

- Para andar de bicicleta, as crianças devem sempre usar sapatos fechados e evitar cadarços folgados ou soltos;

- A brincadeira com a bicicleta deve acontecer em locais seguros, como parques, ciclovias e praças, fora do fluxo de carros e longe de piscinas e sacadas;

3. Envenenamento e intoxicação:

- Guarde todos os produtos de higiene e limpeza, venenos e medicamentos trancados, fora da vista e do alcance das crianças;

- Mantenha os produtos em suas embalagens originais. Nunca coloque um produto tóxico em outra embalagem que não a de origem. Isso pode confundir a criança;

- Saiba quais produtos domésticos são tóxicos. Produtos comuns, como enxaguantes bucais, podem ser nocivos se a criança engolir em grande quantidade;

- Dê preferência a embalagens com tampas a prova de abertura por crianças. Essas tampas de segurança não garantem que a criança não abrirá a embalagem, mas podem dificultar bastante, a tempo de que alguém intervenha;

- Nunca deixe produtos venenosos sem atenção enquanto os usa;

- Não crie novas soluções de limpeza misturando diferentes produtos designados para outro fim. Esta nova mistura pode ser nociva e mais tóxica;

- Sempre leia os rótulos e bulas e siga corretamente as instruções para dar remédios às crianças baseando-se no peso e idade. Use apenas o medidor que acompanha as embalagens de medicamentos infantis;

- Nunca se refira a um medicamento como doce. Isto pode levar a criança a pensar que não é perigoso ou que é agradável de comer. Como as crianças tendem a imitar os adultos, evite tomar medicamentos na frente delas.

Fonte: Revista Mães e Filhos

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Redes sociais: você tem amigos ou conhecidos?


Amigos ou conhecidos?

A chegada super celebrada da rede social Google+ abriu um debate sobre a diferença entre amigos e conhecidos. Qual é exatamente essa diferença?

"Se um homem não faz novos contatos à medida que avança pela vida, rapidamente se verá sozinho", disse Samuel Johnson, escritor inglês do século 18. "Um homem deve cultivar constantemente suas amizades".

Um estudo recente mostrou que ter amigos aumenta expectativa de vida em 50%.

O comentário ganha novo significado na era das redes sociais, quando é comum que pessoas tenham centenas de "amigos". Mas estes não são amigos no sentido convencional.

Círculos de relacionamentos

A principal novidade do Google+ é que o site exige que os usuários arrumem seus contatos em categorias diferentes, ou "círculos". O novo usuário tem a opção de ter amigos, família ou conhecidos, e é encorajado a criar novos círculos sob títulos que ele próprio escolhe.

Aficcionados pelo Facebook diriam que é possível criar grupos no Facebook, mas alguns acham que essa opção é um pouco complicada. O Google+ parece guiar o usuário por este caminho, para que ele possa enviar mensagens a contatos específicos.

"Entendo a lógica da divisão do Google. Amigos e família são grupos bastante isolados um do outro, com os quais você se relaciona de formas diferentes", diz o professor Robin Dunbar, autor de "De quantos amigos uma pessoa precisa?".

Ele argumenta que acima de 150 pessoas - grupo feito de "íntimos", familiares e amigos - o que as pessoas realmente têm são "conhecidos que cumprimentamos com um aceno de cabeça".

Amigos, pero no mucho

O escândalo de escuta ilegal na Grã-Bretanha, com sua rede de jornalistas, magnatas da mídia, políticos e policiais, chamou atenção para a natureza das redes de contatos.

John Yates, que pediu demissão esta semana do cargo de vice-comissário da Scotland Yard, referiu-se ao ex-executivo do tabloide News of the World, Neil Wallis, como "amigo", mas não "um amigo do peito". David Cameron, por sua vez, não teve problemas em chamar seu ex-assessor de mídia Andy Coulson de "amigo". Mas alguns acham que ele precisa explicar o que isso significa.
Jeff Jarvis, que escreve o blog BuzzMachine, diz que a distinção entre conhecidos e amigos não faz diferença online. "Conhecidos é só um rótulo. Eu não uso".

Os círculos no Google+ são nada mais do que mailing lists modernas, diz ele. Ele organiza seus contatos no Google+ em círculos com títulos como "Alemanha", "Mundo" ou "Celebridade".

Ele afirma que se trata de relevância, mais do que privacidade ou intimidade.

"A idéia de que você pode usar esses sites como cofres para seus pensamentos privados é absurda. Se você tem um segredo, deixe o guardado na sua cabeça".

Objetivos das redes sociais

As diferentes redes sociais se sobrepõem, mas priorizam coisas diferentes. Na verdade, o Facebook já permite que os usuários agrupem seus contatos, apenas é "um saco" fazê-lo, diz Jarvis.

O Facebook é para manter relações, o Twitter para divulgação, o Tumblr para citações e o Google+ para compartilhamento, diz ele.

A colunista do jornal Times, Caitlin Moran, é uma das primeiras usuárias do Google+. Ela nunca foi fã do Facebook - "muito lento" - e apesar de ter sido uma entusiasta do Twitter, diz que a ferramenta se tornou muito vulgar.

"O Twitter é como um pub cheio de pessoas gritando. O Google+ é mais como sentar na sala de fumantes com amigos".

Moran usou a capacidade de ter círculos distintos oferecida pelo Google+ para manter uma distinção muito clara. Após importar os contatos de suas redes sociais pré-existentes, ela estabeleceu dois círculos. "Um é para pessoas com quem eu tolero conversar. A outra é para todas as outras que posso jogar no mesmo poço".

O que é um amigo

Mas na era do Facebook, é fácil se confundir sobre amizades, diz Gladeana McMahon, ex-comentarista do programa de TV GMTV. "Um amigo é alguém com quem se tem uma relação frequente, hoje ou no passado. Você mantém contato e se envolve na vida deles".

Um conhecido, por sua vez, é alguém que você conheceu mas com quem não teve a chance de desenvolver uma amizade. Pode se tornar uma amizade. Mas quase sempre não irá além de um rápido olá.

Mas redes sociais jamais serão capazes de entender a multiplicidade das relações humanas, adverte ela. "Uma coisa que nunca se encaixará é o ser humano".

Jarvis diz que Mark Zuckerberg entendeu essa questão. O criador do Facebook acredita que todas as pessoas têm uma identidade autêntica, em vez de várias personas diferentes. Em entrevistas para o futuro livro de Jarvis, Zuckerberg disse que estava cada vez mais difícil para as pessoas manter identidades separadas.

Essencialmente, nossas personas do trabalho, de casa, sociais e familiares são apenas uma. Se você encontrar com seu advogado no supermercado no fim de semana, ele provavelmente estará usando shorts e estará com seu filho. Ele é uma pessoa completa, não apenas a pessoa que você conhece do trabalho, diz Jarvis.

Amigos e contextos

Dunbar, professor de antropologia evolutiva da universidade de Oxford, diz que isso pode funcionar enquanto você está na universidade. Mas depois dos 20, não é mais possível manter esta dinâmica. Não apenas vemos as pessoas em contexto diferentes - como trabalhou ou lazer - mas também temos amigos espalhados pelo mundo, que não necessariamente se misturam ou interagem.

E há ainda a forma com que nos comunicamos online. Atualização de status no Facebook quase sempre são banais, diz ele. "Você escreve 'Comi cereais no café da manhã', algo com que seu melhor amigo pode se importar, mas muitos dos outros, não".

Isso acontece porque as pessoas não mudam a maneira com que conversam online. Pesquisas mostram que as pessoas se comportam como se estivessem se dirigindo a um máximo de três pessoas, apesar de seus posts poderem chegar a centenas.

E amizades de redes sociais requerem um enorme esforço se forem ser mantidas. Se não, elas fenecerão em uma questão de meses, uma vez que a proximidade emocional for perdida, diz Dunbar. Quando se trata de usar tecnologia com nossos amigos mais próximos, são mensagens de celular, e não sites, que contam, diz ele.

Pesquisas realizadas por um de seus estudantes de pós-doutorado com 30 estudantes em Sheffield mostrarm que 85% dos SMSs que enviavam ia para uma ou duas pessoas - quase sempre namorado ou namorada ou para o melhor amigo. Isso mostra que há coisas que queremos dividir apenas com as pessoas mais queridas e próximas, diz ele.

Mas como nos lembra Oscar Wilde, amizade misturada com a natureza humana é uma questão delicada. "Qualquer um pode ter empatia com o sofrimento de um amigo, mas é preciso uma natureza muito especial para ter empatia com o sucesso de um amigo". Ou, talvez, com o que ele comeu no café da manhã.

Fonte: Diário da Saúde - Tom de Castella - BBC

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O que fazer na véspera das provas



Dicas de como passar em provas e concursos, que podem ser aplicadas em todas as provas que você enfrentar. Vamos a elas:



NOS DIAS DE VÉSPERA

1. Motivação correta

Para começar, não reclame da prova. Ela existe e faz parte da carreira que você escolheu. Então, vá fazer a prova e passe. E, se não passar, não tenha vergonha, porque existe uma fila. Prepare-se mais para a próxima.

Nenhuma prova tem o poder de vencer você. Se não passar, lembre-se que outras virão e que todos os grandes vencedores já passaram por isso. E, por favor, lembre-se: você já estudou alguma coisa... então, faça o melhor que puder. E boa sorte!

2. Preparação mental

• Visualize-se na prova, calmo e tranquilo. Se quiser, leia meus mantras, no meu site.
• Se for rever a matéria, use seus resumos, leia Súmulas e Informativos do STF e faça provas anteriores, mas tudo sem estresse, porque já estamos em ritmo de concentração para o jogo.
• Mantenha a atitude correta: alegria e entusiasmo!

3. Providências básicas

• O local e o transporte para a prova estão certos? Já viu o itinerário? Conferiu tudo? Não deixe isto para o dia!
• O número de inscrição e os documentos, estão separados?
• Evite brigas e discussões. Você está estressado, lembre-se disso... e:
(a) tenha paciência com a família e com seu amor.
(b) DESESTRESSE.
• Separe material/remédios (diarreia, dor de cabeça etc.) para a prova.

4. No dia antes da prova

• Não estude ou, se estudar, que seja algo leve e sem pressão.
• Não vá dormir tarde, não tente rever toda a matéria em um só dia.
• Ritmo de concentração para jogo de Copa do Mundo. Não invente nada de diferente.
• Comer, só em lugares conhecidos e comidas conhecidas. Evite esforços físicos (lesões).
• Lazer agradável. Relaxe! Faça uma caminhada leve. Espaireça!
• Separe roupas (leve agasalho para se o tempo esfriar; roupas confortáveis, não é dia de desfile: roupa compatível com o lugar e o cargo).
• Despertador, pelo menos dois sistemas (um sem depender de energia elétrica). Acorde mais cedo que a “conta do chá”.
• Deslocamento. Condução ou carro estão ok? Se prepare para imprevistos (p. ex.: pneu furado).
• Na hora de dormir, repita para você mesmo: amanhã é um grande dia!

5. Material para a prova

• Identidade ? Cartão de inscrição ? Dinheiro para o deslocamento e lanche.
• Material: caneta na cor especificada pelo edital, lápis, borracha (dois ou três de cada).
• Sugestões de lanche: algo para beber, algo para comer ? Remédios.
• Motivação: a hora chegou!

NO DIA DA PROVA

1. Ao acordar:

• Se possível, faça uma caminhada leve e curta e/ou alongamento.
• Tome um café da manhã reforçado, mas sem exageros.
• Pegue o material, que já deve estar separado.
• Beije a família, reze, ore...

2. Ao sair de casa

• Não se esqueça do material separado para a prova.
• Cuidado com o deslocamento: preveja engarrafamento, pneu furado etc. ? Sem pressa, sem estresse – E, mais uma vez, hoje não é dia para discutir com ninguém!

3. Ao chegar no local da prova

É normal a pessoa olhar as outras e achar que é a única que vai ser reprovada. Relaxe, isso é estresse de prova. Evite companhias desagradáveis e assuntos de prova ? Preste atenção em qual é a sua sala.
Procure um lugar agradável e confortável e se arrume (preocupe-se em observar onde o sol vai bater, onde o ar condicionado vai bater, onde está o ventilador etc.).
Atitude de águia e não de galinha (há artigo no meu site com esse tema, dê uma lida).

4. Antes de começar a prova

• Relaxe - Não estude mais.
• Se quiser, leia jornais, revistas etc.
• Calcule quanto tempo terá para cada questão.
• Reserve tempo para marcar o cartão-resposta. O fiscal dará o horário.
Lembre-se da frase : “Até cair foi legal, administrei, revi e descansei” (C13, I7, p. 354).

At – atitude e atenção
Ca – calma e tranquilidade
Fo – foco
Le – ler as instruções aos candidatos e ler a prova com atenção
Administ – administrar o tempo / o que não sabe / comichão de candidato (C13, I5)
Revi – revisões 1 e 2
Descansei – intervalos e atitude

Importante:

Nem pense em colar, nem em dar cola! Pode lhe causar prejuízo.
Fique calmo, confie em Deus e faça sua parte.

Recomendo alguns textos de motivação: Águia ou galinha: que tipo de concurseiro você é? e Mantras do Concurso.

William Douglas - juiz federal, professor universitário, escritor e conferencista.
Foi primeiro colocado em diversas seleções.