quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Nove maneiras para acabar com a celulite

Especialistas listam tratamentos que mostram resultados em duas semanas

Ela vai aparecendo aos poucos e dá um trabalho enorme para sumir - quando some. Inimiga das roupas mais curtas e pesadelo dos modelos justos, a celulite incomoda ainda mais no verão. "O problema aprece quando os vasos sanguíneos são comprimidos, dificultando a nutrição celular e a retirada das toxinas dos tecidos", explica a dermatologista Daniela Landim, da Sociedade Brasileira de Laser. Fases de mudança hormonal, como a puberdade, a gravidez e a menopausa, quando há mais retenção de líquidos, tendem a piorar a situação. 


O combate ao problema conta, atualmente, com uma variedade de tratamentos estéticos que, para fazerem efeito, dependem de uma grande mudança de hábitos. "Alimentação balanceada, sem frituras e com muita água, e a prática de exercícios físicos, são fundamentais", afirma a dermatologista. A seguir, ela e outros especialistas dão receitas para combater à celulite - são soluções simples, que começam a mostrar resultados em duas semanas. 

Alimente-se adequadamente
Alguns alimentos ajudam a desintoxicar o organismo - é o caso da maçã, rica em pectina, que neutraliza as toxinas presentes no organismo. Alimentos integrais, que têm muitas fibras, vitaminas do complexo B e minerais, também têm este efeito: eles aceleram a digestão do açúcar e não deixam o metabolismo entrar em marcha lenta. As folhas verde-escuras também melhoram a circulação e desintoxicam. O azeite de oliva, por sua vez, é anti-inflamatório e evita os edemas. Cuidar da alimentação é uma maneira de potencializar outros tratamentos e obter resultados mais rapidamente.  

Beba água
A ingestão de líquidos ajuda a eliminar as toxinas, responsáveis pela formação da celulite. Para que haja o efeito desejado, você precisa beber dois litros de água, fracionados durante o dia. Outros líquidos, como sucos e isotônicos, também ajudam, mas é preciso ter cuidado com a quantidade de açúcar e calorias presentes nestas bebidas. 

Pratique exercícios físicos
A celulite é reflexo de uma espécie de infarto dos vasos sanguíneos, causado por problemas circulatórios. Para melhorar o aspecto dos furinhos que você já tem e evitar que novos apareçam, a atividade física é primordial. Além de ajudar a eliminar a gordura localizada no quadril e nos glúteos, os exercícios melhoram a circulação e, consequentemente, o aspecto da pele.  

Drenagem linfática
A drenagem ajuda a retirar as toxinas dos tecidos e melhorar a circulação. "Por atuar nessas duas frentes, o tratamento é tão eficaz", afirma a médica Daniela Landim. Quando as massagens são realizadas duas vezes por semana, os resultados surgem no dia seguinte: você sente mais vontade de ir ao banheiro e a retenção de líquidos desaparece. Associada a hábitos alimentares saudáveis, a drenagem mostra resultados na pele após quatro sessões. 

Massagem modeladora
Esta técnica não é destinada especificamente para a celulite, e sim para a perda de medidas. Mas, por melhorar a circulação, pois há aumento do fluxo de sangue na região massageada, ela também diminui a celulite.  

Cremes anticelulite e automassagem
Os cremes para celulite têm efeito muito sutil se usados isoladamente. Mas, se associados à automassagem, eles respondem com mais eficiência - o ativo mais recomendado pelos especialistas é a cafeína, que inibe ação de uma enzima que estoca gordura.
Para fazer a automassagem, levante os braços e, com a mão oposta, faça um bracelete ao redor do punho e arraste sua mão, circulando o braço, até a axila. A pressão deve ser firme, mas sem machucar ou deixar manchas roxas na pele. Nas pernas, a massagem deve ser feita direto nas áreas onde a celulite está concentrada - sempre em direção ascendente, ou seja, comece nos joelhos ou tornozelos e suba até a virilha.
A cosmetóloga Roseli Siqueira, especialista do Minha Vida, dá a dica: massageia as plantas dos pés com uma bolinha de tênis, pisando nela. "Isso ajuda muito no bombeamento do sangue. Outro exercício gostoso é a massagem das pernas com um pau de macarrão, sempre em sentido ascendente", afirma.  

Tratamentos estéticos
A endermologia é uma técnica que, além de drenar, modela o corpo. Ela é realizada com uma máquina que faz palpação, rolamento e sucção sucessivamente e ajuda a eliminar o aspecto de casca de laranja. Existe também a associação deste aparelho ao laser, estimulando a formação de colágeno e deixando a pele mais firme. Segundo Daniela Landim, esses métodos de tratamento para celulite são os mais comuns e mais eficazes, desde que associados a hábitos saudáveis.  

Mude seus hábitos
O excesso de salto alto, o sedentarismo e as profissões que exigem muito tempo em posição sentada prejudicam a circulação e predispõem ao aparecimento da celulite. "Intercale o salto com sapatos baixos, levante da cadeira a cada duas horas, use as escadas, ande mais a pé, pare o carro numa vaga distante do seu trabalho. Com pouco esforço, você melhora sua circulação", afirma a dermatologista.

Quebre a tensão
A cosmetóloga Roseli Siqueira aponta a quebra das tensões musculares como um método eficaz para melhorar a circulação. "Na Europa a maior novidade no tratamento da celulite é o desbloqueio dos pontos de tensão", diz a especialista. Então, tente relaxar seu corpo, aliviar as tensões. Fazer alongamentos e exercícios respiratórios profundos, todos os dias ao acordar, é a dica da especialista. 


3 comentários:

  1. José ,]
    Bom artigo sobre o tema .
    Pela minha experiência , eu percebo que a massagem modeladora
    é mais indicada do que a drenagem linfática para conter a celulite .
    Ela é mais específica .
    Quando contratada para este fim .
    abs
    Kiko

    ResponderExcluir
  2. José ,]
    Bom artigo sobre o tema .
    Pela minha experiência , eu percebo que a massagem modeladora
    é mais indicada do que a drenagem linfática para conter a celulite .
    Ela é mais específica .
    Quando contratada para este fim .
    abs
    Kiko

    ResponderExcluir
  3. Até hoje eu tenho muita vergonha dessas minha celulites, vou para a praia de bermuda para esconder as listras brancas

    ResponderExcluir