sábado, 18 de dezembro de 2010

Mitos e verdades sobre exercícios físicos


Alguns erros que as pessoas cometem quando pensam em exercícios

Uma rotina de exercícios físicos pode ser difícil de organizar – afinal, depende de abrir mais um espaço na agenda durante o dia – e deve ser pensada como algo individualizado, fugindo-se das generalizações. E alguns mitos sobre o que esperar dessas rotinas pode levar a erros e afastar algumas pessoas do caminho do bem-estar e da saúde física.

• Sem dor, sem ganhos

Uma boa rotina de exercícios físicos não precisa causar dor para ser boa. Na verdade, se você sente alguma dor – algo que é diferente de cansaço ou fadiga muscular – é porque provavelmente você está se machucando.
Claro que algum incômodo nos músculos pode aparecer assim que você “esfriar” dos exercícios, mas caso isso seja muito intenso, não quer dizer que você está progredindo, mas ao contrário, está provavelmente fazendo algo errado. Tenha sempre um profissional de educação física acompanhando suas evoluções e troque ideias com colegas de academia ou outras pessoas que fazem o mesmo exercício que você para poder saber onde e como você está errando.

• Abdominais queimam calorias

Os exercícios abdominais (são vários os tipos) fortalecem os músculos do abdome, mas isso não quer dizer que a gordura localizada na barriga vai sumir. Ela pode diminuir de tamanho, claro, afinal, os músculos ficam mais tensionados, mas a gordura vai continuar lá.

• O exercício está funcionando? Então, em time que está ganhando não se mexe

Quanto mais exercícios você faz, mais eficiente ficam seus músculos. E um dos benefícios da eficiência muscular é o fato de que eles gastam menos energia para fazer os mesmos movimentos. Por isso, o ideal é mudar as sequências da musculação ou então o tipo de treino de corrida, por exemplo.

• Para fazer efeito é preciso fazer exercícios por mais de uma hora

O sucesso de um exercício físico é a combinação entre duração, frequência e intensidade. Então, na hora de calcular os efeitos, faça as contas considerando essas três variáveis. Fazer 20 minutos todos os dias da semana pode ser tão bom quanto 2 horas a cada três dias, digamos.

• Para queimar mais calorias é bom não comer antes dos exercícios

Para se movimentar você precisa de energia. Pequenas porções de carboidratos – pães e massas, por exemplo – algum tempo antes de ir para a academia ou correr (30 minutos antes, aproximadamente), pode ajudar seu corpo a funcionar melhor e evitar que você tenha problemas como a baixa repentina do açúcar no sangue.

• Natação é um exercício completo

Quase. Apesar de ser um exercício aeróbio ótimo, movimentar todos os membros do corpo, não impactar as juntas e aumentar a capacidade respiratória, só há uma coisa que a natação não exercita: o equilíbrio. E para isso você vai ter de encontrar um exercício complementar (que pode ser andar de bicicleta ou mesmo uma dança de salão, por exemplo).

• Correr na esteira é tão bom quanto correr ao ar livre

São exercícios similares, mas não iguais. Os exercícios ao ar livre têm maior impacto, mas o tipo de movimento necessário é mais “natural” e, portanto, mais completo. Há também mudanças nos terrenos, e consequente necessidade de exercitar o equilíbrio do corpo.
Correr em espaços abertos também aumenta a sensação de bem-estar, pois sua mente fica mais “descansada”, afinal, não há música alta – como na maioria das academias – nem outras pessoas conversando ao redor constantemente. A parte ruim é que também não há ar-condicionado nem um bebedouro por perto quando se precisa.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário