quinta-feira, 14 de junho de 2012

12 maneiras de manter sua família unida


Ter um marido carinhoso e filhos fortes depende de pequenos — mas poderosos — gestos cotidianos

1. Comece hoje mesmo!
Não espere o final de semana para participar da vida dos filhos: durante as refeições ou nas horas de descanso, cante, invente brincadeiras ou conte piadas. Esses minutinhos, somados, viram horas ao longo de uma semana. Não deixe que eles passem em branco.

2. Reconheça os próprios erros
Passar por cima do orgulho e estar disposta a perdoar são demonstrações de amor e respeito — não fraqueza. Quando o orgulho fala mais alto, surge um clima horrível de disputa e conflito. Todos perdem com isso! Perdoe mais e, depois de tudo, durma melhor.

3. Invista no toque: ele é mágico!
O contato físico agradável, mesmo que curto, envia uma poderosa mensagem de afeto e cumplicidade. Segure na mão do seu marido ou dê um beijo inesperado na bochecha dos filhotes. Essas atitudes podem significar mais do que uma porção de palavras bonitas.

4. Saiba quando pisar no freio
Até as crianças já têm agendas lotadas a cumprir. Todos chegam em casa exaustos ao final do dia? É hora de fazer uma pausa e refletir: será que realmente vale a pena correr tanto a ponto de sacrificar o contato entre as pessoas?

5. Saiam da rotina
No final de semana, vocês fazem tudo sempre igual? Planeje atividades diferentes, em que todos possam compartilhar novas emoções e experiências. Uma viagem curta, uma caminhada no parque ou uma visita ao museu podem se tornar programas inesquecíveis!

6. Crie momentos para você e ele
Sem culpas ou encanações por achar que vocês não estão dando atenção aos filhos, ok? Pais contentes e unidos têm mais a oferecer — a começar por um modelo feliz de casamento.

7. Tenha tempo para cada filho
Quem tem muitos filhos pode achar impossível dar atenção a cada um em separado, mas não é. Toda criança precisa ter um tempo só dela com os pais. Tente proporcionar momentos únicos para cada filho. Uma sugestão é deixar que, a cada noite, um deles fique acordado por mais meia hora para curtir algo diferente a seu lado: um vídeo, um jogo, um cafuné... Ele escolhe!

8. Estimule a solidariedade
Incentive seu filho a oferecer uma mãozinha a irmãos e familiares. Quando sabemos que dá pra contar com as pessoas mais próximas, todos se sentem mais fortes para enfrentar os problemas e curtir a aventura de viver. Também se ofereça para ajudá-los sempre que puder.

9. Dê mais risadas
O clima em casa está tenso? Tente olhar a situação de maneira bem-humorada e arrisque um comentário engraçado. Uma boa gargalhada em família tem o poder de espantar o estresse, acalmar os ânimos, refazer a amizade e clarear os pensamentos.

10. Cozinhem juntos
O macarrão da mama, o lanche na casa da vovó, o bolo de chocolate da titia... Reuniões familiares em volta da mesa são oportunidades de partilhar a vida, colocar o papo em dia e passar boas horas com quem amamos. E o melhor: as refeições em conjunto reforçam o sentimento de união.

11. Brinquem mais todos juntos
Família unida permanece unida! Divertir-se na companhia de quem a gente gosta é muito mais prazeroso. Jogos de tabuleiro, cartas, mímica, karaokê... tudo pode render bons momentos em família.

12. Não se esqueça de dar o exemplo
Um belo discurso sobre solidariedade ou valores morais morre na praia se, na hora do vamos-ver, seus filhos flagrarem você pisando na bola. Em educação, mais vale o que é feito do que é dito. Se você quer que eles sejam mais carinhosos, responsáveis e unidos, transforme a teoria em prática. Isso, sim, é exemplo!

Mariana Viktor
Conteúdo do site ANAMARIA - Foto: Dreamstime

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/familia/reportagem/comportamento/12-maneiras-manter-sua-familia-unida-395247.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário