terça-feira, 25 de maio de 2021

Por que você deve tomar uma vacina COVID-19 - mesmo se você já teve o coronavírus


Algumas semanas atrás, uma mensagem apareceu no canto da minha tela. “O que você acha das pessoas que recentemente tiveram COVID-19 para tomar a vacina?” Uma amiga minha era elegível para uma vacina COVID – 19, mas ela havia superado recentemente uma infecção com SARS – CoV – 2. Mais pessoas estão se tornando elegíveis para vacinas a cada semana - incluindo milhões de pessoas que já se recuperaram de uma infecção por coronavírus . Muitos estão se perguntando se precisam da vacina, especialmente pessoas que já foram infectadas.

 

Eu estudo as respostas imunológicas a infecções respiratórias , então recebo muitos desses tipos de perguntas. Uma pessoa pode desenvolver imunidade - a capacidade de resistir à infecção - por ser infectada por um vírus ou por receber uma vacina. No entanto, a proteção imunológica nem sempre é igual. A força da resposta imunológica, a duração da proteção e a variação da resposta imunológica entre as pessoas são muito diferentes entre a imunidade à vacina e a imunidade natural para SARS – CoV – 2. As vacinas COVID-19 oferecem imunidade mais segura e confiável do que a infecção natural.

 

A imunidade após a infecção é imprevisível

A imunidade vem da capacidade do sistema imunológico de se lembrar de uma infecção. Usando essa memória imunológica, o corpo saberá lutar se encontrar a doença novamente. Os anticorpos são proteínas que podem se ligar a um vírus e prevenir a infecção. As células T são células que direcionam a remoção de células infectadas e vírus já ligados por anticorpos. Esses dois são alguns dos principais atores que contribuem para a imunidade.

 

Após uma infecção por SARS-CoV-2, as respostas de anticorpos e células T de uma pessoa podem ser fortes o suficiente para fornecer proteção contra reinfecção . A pesquisa mostra que 91% das pessoas que desenvolvem anticorpos contra o coronavírus provavelmente não serão infectadas novamente por seis meses , mesmo após uma infecção leve . Pessoas que não apresentaram sintomas durante a infecção também têm probabilidade de desenvolver imunidade, embora tendam a produzir menos anticorpos do que aquelas que se sentiram doentes. Portanto, para algumas pessoas, a imunidade natural pode ser forte e duradoura.

 

O problema é que nem todos desenvolverão imunidade após uma infecção por SARS-CoV-2. Até 9% das pessoas infectadas não têm anticorpos detectáveis e até 7% das pessoas não têm células T que reconhecem o vírus 30 dias após a infecção.

 

Para as pessoas que desenvolvem imunidade, a força e a duração da proteção podem variar muito. Até 5% das pessoas podem perder sua proteção imunológica em alguns meses. Sem uma forte defesa imunológica, essas pessoas são suscetíveis à reinfecção pelo coronavírus. Alguns tiveram segundas crises de COVID – 19 logo um mês após a primeira infecção ; e, embora raro, algumas pessoas foram hospitalizadas ou até morreram .

 

Uma pessoa que é reinfectada também pode transmitir o coronavírus, mesmo sem sentir-se doente . Isso pode colocar em risco os entes queridos da pessoa.

 

E quanto às variantes? Até agora, não há dados concretos sobre as novas variantes do coronavírus e imunidade natural ou reinfecção, mas é certamente possível que a imunidade de uma infecção não seja tão forte contra a infecção com uma variante diferente.

 

A vacinação leva a uma proteção confiável

As vacinas COVID-19 geram respostas de anticorpos e células T - mas isso é muito mais forte e mais consistente do que a imunidade contra infecções naturais. Um estudo descobriu que quatro meses depois de receber a primeira dose da vacina Moderna, 100% das pessoas testadas tinham anticorpos contra a SARS-CoV-2 . Este é o período mais longo que foi estudado até agora. Em um estudo que examinou as vacinas Pfizer e Moderna, os níveis de anticorpos também foram muito mais elevados nas pessoas vacinadas do que nas que se recuperaram da infecção .

 

Melhor ainda, um estudo em Israel mostrou que a vacina Pfizer bloqueou 90% das infecções após ambas as doses - mesmo com uma variante presente na população. E uma diminuição nas infecções significa que as pessoas têm menos probabilidade de transmitir o vírus às pessoas ao seu redor.

 

As vacinas COVID-19 não são perfeitas, mas produzem fortes respostas de anticorpos e células T que oferecem um meio de proteção mais seguro e confiável do que a imunidade natural.

 

Infecção e vacinação juntas

À mensagem da minha amiga, respondi imediatamente que ela deveria tomar a vacina. Depois de ser vacinada, minha amiga ficaria confortável sabendo que ela tem imunidade eficaz e duradoura e menos chance de espalhar o coronavírus para seus amigos e familiares.

 

Mas surgiram mais boas notícias desde que enviei essa mensagem. Um novo estudo mostrou que a vacinação após a infecção produz seis vezes mais anticorpos do que uma vacina por si só. Isso não quer dizer que alguém deva tentar se infectar antes de ser vacinado - a imunidade à vacina por si só é mais do que forte o suficiente para fornecer proteção e os perigos de uma luta com COVID-19 superam em muito os benefícios. Mas quando meu amigo e muitos outros que já estavam infectados tomarem as vacinas, eles estarão bem protegidos.

 

A imunidade natural contra a infecção é simplesmente muito duvidosa diante de um vírus tão devastador. As vacinas COVID-19 atuais oferecem proteção incrivelmente forte e consistente para a grande maioria das pessoas. Portanto, para qualquer pessoa elegível, mesmo aqueles que já tiveram uma infecção por SARS-CoV-2, as vacinas COVID-19 oferecem imensos benefícios

 

Fonte: https://theconversation.com/why-you-should-get-a-covid-19-vaccine-even-if-youve-already-had-the-coronavirus-155712 - Autor Jennifer T. Grier - Professor Assistente Clínico de Imunologia, Universidade da Carolina do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário