sábado, 8 de maio de 2021

Estudo aponta que videogame pode ser bom para a saúde mental


Jogos como Animal Crossing e Plants vs Zombies podem trazer benefícios aos usuários durante o isolamento social

 

Uma das grandes preocupações a respeito dos videogames é o seu impacto na saúde física e mental dos jogadores. No entanto, um novo estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, sugere que jogos como "Plants vs Zombies" e "Animal Crossing" podem trazer, na verdade, benefícios para o psicológico de seus adeptos.

 

De acordo com os autores do estudo, parte dos resultados positivos desse achado se deve ao potencial dos jogos de serem alternativas ao convívio social durante a pandemia do novo coronavírus, satisfazendo, de alguma forma, a falta sentida pelos usuários de se encontrarem com amigos e familiares.

 

Benefícios dos jogos x Vício em games

O estudo pode ser visto como um contraponto a pesquisas anteriores que condenavam a exposição das pessoas aos jogos, principalmente entre o público juvenil. As conclusões de ambos os lados, contudo, não se anulam e podem ser vistas como complementares.

 

Isso porque o vício em games, que é um problema e traz prejuízos aos adeptos, não tem uma causa única específica, sendo provocado por um conjunto de múltiplos fatores, que aumentam as chances do indivíduo desenvolver o distúrbio. Assim, a exposição frequente aos games não basta para que se apresente o quadro.

 

Entre os impactos positivos estudados até então sobre os videogames, foram identificados os seguintes aspectos desenvolvidos pelos jogadores: mais raciocínio lógico, mais atenção, mais agilidade, mais coordenação e maior tolerância a frustrações.

 

Coisas para fazer na quarentena

Jogar videogames não é a única atividade que pode ajudar na manutenção da saúde e da estabilidade emocional do indivíduo durante o período de isolamento social. O envolvimento com a música, por exemplo, pode trazer uma série de benefícios para a saúde mental.

 

Uma pesquisa encomendada pela plataforma de streaming Spotify, em meio à quarentena, revelou que 89% dos adultos se sentem mais felizes e relaxados ao tocarem um instrumento musical. Além de oferecer maior satisfação pessoal, a prática também se mostrou eficaz para diminuir o estresse e promover o sentimento de paz.

 

Outras opções de tarefas indicadas por especialistas envolvem ainda a prática de exercícios físicos, alongamento e meditação, como forma de relaxar e ocupar o tempo enquanto a pandemia não acaba. Além disso, manter contato com alguém conhecido por telefone, videochamada ou mensagem também é importante, assim como procurar seguir uma dieta saudável e realizar atividades que sejam do seu interesse.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/bem-estar/noticias/37021-estudo-aponta-que-videogame-pode-ser-bom-para-a-saude-mental?utm_source=news_mv&utm_medium=BE&utm_campaign=9079095 - Escrito por Clovis Filho - Redação Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário