domingo, 6 de junho de 2010

O valor de uma derrota no esporte



Na tarde do dia 1º de julho de 2006, depois do apito final do jogo entre Brasil e França, pelas quartas-de-final da copa do mundo de futebol, milhões de brasileiros ficaram tristes e frustrados com a derrota da seleção brasileira; isto é normal. Ainda não surgiu e jamais surgirá a equipe que nunca perdeu jogos; que os brasileiros entendam que ganhar e perder faz parte do jogo e não devem ir à caça as bruxas para encontrar os culpados pela derrota, porque ninguém perde por querer. É preferível a lágrima de uma derrota, do que a vergonha de quem não lutou, porque afirmar que a seleção não lutou não é verdade, e não querer ver a superioridade do adversário no jogo é tapar os olhos com a peneira.
Um dos maiores ensinamentos do esporte é aceitar a vitória com humildade e com dignidade a derrota. A derrota sempre estará presente na vida do homem, e a maior lição dela é aprender com os erros para nunca mais perder pelas mesmas razões do passado.
Com a derrota aprende-se a lidar com as frustrações e os reveses da vida sem abalar a auto-estima nem a autoconfiança.
No dia-a-dia a derrota prepara a pessoa para compreender e enfrentar o mundo, onde o caráter será fortalecido.
Que o Brasil corrija seus erros, para em 2010, na África do Sul, buscar o título de hexa-campeão mundial de futebol.

Este artigo foi escrito após o término da Copa da Alemanha em 2006. Quatro anos depois, espero que a Seleção Brasileira tenha aprendido com a derrota, corrigido os erros e melhorado os acertos, para dar a maior alegria ao povo brasileiro, que é ser Campeão mundial de futebol e sagrando-se hexa-campeão do mundo.

José Costa
Professor de Educação Física
CREF 000245-G/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário