sexta-feira, 1 de julho de 2011

Qual a melhor atividade física?


ESPECIALISTA TIRA TODAS AS SUAS DÚVIDAS!

É sempre a mesma história. A gente demora a escolher a academia e demora ainda mais a decidir qual o exercício que mais atende as nossas expectativas. Aeróbicos ou musculação? Para acabar com as suas dúvidas, confira uma entrevista exclusiva com a Personal Trainer Aline Mirian.

Qual a importância da atividade física para a nossa saúde?

A atividade física é importante em todos os aspectos, pois além de melhorar a saúde, também ajuda a mantê-la. Algumas mudanças podem ser citadas: reduz o percentual de gordura, melhora a força, diminui o colesterol, controla a diabete e a pressão arterial, aumenta a auto-estima, enfim, é melhor do que qualquer outro remédio e sem contra-indicação para a maioria dos praticantes. Qualidade de vida é tudo para a saúde.

Quais os critérios que devemos levar em consideração na hora de escolher uma atividade física?

Você deve escolher a modalidade que mais te deixe à vontade e combine com você. Não faça nada por obrigação. Escolha o que lhe dê prazer.

Qual a diferença entre os exercícios aeróbicos e a musculação?

A musculação é um exercício resistido, um trabalho de força. Já os exercícios aeróbicos são cardiovasculares. São sempre ótimas opções para quem quer emagrecer em menos tempo.

A idade interfere na escolha pela musculação, ou todos podem praticá-la?

Todos podem praticá-la, até mesmo as crianças. Todos devem fazer atividade física, desde que tenham um acompanhamento profissional adequado.

Qual a importância de um acompanhamento profissional na hora de praticar atividades físicas?

Este cuidado é primordial para que você atinja seus objetivos de maneira mais rápida e segura. A orientação adequada é que fará com que você conquiste o corpo desejado sem lesões e outras surpresas desagradáveis.

Quais os cuidados que devem ser tomados antes de se matricular em uma academia?

Em primeiro lugar: fazer uma consulta médica. Você precisa saber se realmente está apto para fazer atividade física. Depois, conhecer os profissionais e o ambiente, espaço físico. Lembre-se: você tem que se sentir bem com as pessoas e local onde malha.

Quais as dicas que você dá para quem não tem condições de pagar uma academia?

Comece com uma caminhada diária ou, no mínimo, 5 vezes na semana, de 30 minutos, e vá aumentando aos poucos a duração e intensidade do exercício. Qualquer praça, parque, rua... Tem que estar com roupa e calçado adequados, alimentado corretamente e muito bem hidratado. Aliás, a hidratação deve ser feita antes, durante e após a atividade física.

Se tivesse que fazer um ranking, quais as atividades mais indicadas para quem quer perder peso e para quem quer ganhar massa?

O ganho de massa muscular você consegue através da musculação. Para eliminar uns quilos extras é preciso conciliar a musculação com o exercício aeróbico, que aumenta o gasto calórico e o metabolismo. Você pode conseguir eliminar as gordurinhas indesejadas fazendo treinos alternados, com intensidades diferentes.

Fonte: UOL

Um comentário:

  1. Amei as dicas...Tirei muitas dúvidas, de coisas que eu fazia e achava normal.
    Como sempre meu prof. nos ajudando a ver e ler conteúdos que nos ajudam no dia a dia.
    Valeu, prof.
    Txe doluuu... Maynara.

    ResponderExcluir