quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cuidados para quem quer praticar esportes


Quer praticar exercícios? Então, dê uma atenção especial para o preparo físico

Praticar exercícios físicos é um hábito recomendado, não só para quem quer emagrecer, como também para quem quer ter uma vida saudável. Porém, muitas pessoas preferem optar por modalidades esportivas a ter que se matricular em uma academia. A troca não teria problema, desde que os mesmos cuidados cobrados pelas academias fossem seguidos por estes esportistas, o que normalmente não acontece.

De acordo com o ortopedista Agnaldo de Oliveira Júnior, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, a prática de cada modalidade esportiva requer um preparo físico específico, para evitar lesões. O especialista ressalta que as articulações e os grupos musculares mais exigidos no esporte escolhido devem ser os mais trabalhados.

“Como cada atividade esportiva demanda mais de determinada parte do corpo, o risco de desenvolver problemas sérios nestes locais é maior”, completa. De modo geral, alongamento, fortalecimento muscular e exames médicos periódicos devem fazer parte da rotina de quem começa a praticar esportes.

Em modalidades que exijam mais dos membros inferiores - como o futebol e a corrida – é recomendado que a musculatura do quadril, coxa e perna e, ainda, as articulações do joelho e tornozelo sejam as mais desenvolvidas. No caso dos adeptos de esportes em que o movimento é maior com membros superiores, como vôlei, tênis e natação, o foco do condicionamento são os músculos e articulações dos ombros, punhos e quadril.

“Alongar e fortalecer os músculos mais exigidos melhora também a movimentação e a flexibilidade das articulações ligadas a estes músculos, o que ajuda a evitar o desenvolvimento de lesões como entorse de joelho ou tendinite no ombro, por exemplo. Mas é importante ressaltar que como atleta, deve-se trabalhar o corpo inteiro”, finaliza o ortopedista.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário