Parece que pais do mundo todo estão realmente certos ao
mandar seus filhos irem para a cama cedo. Um novo estudo publicado no Journal
of Adolescent Health mostrou que adolescentes que vão dormir tarde durante o
ano letivo e que vão para a escola cedo têm um desempenho acadêmico inferior e
estão em risco de sofrimento emocional mais tarde. Este resultado fornece uma
evidência adicional para um crescente corpo de pesquisa que sustenta um
movimento para atrasar o horário de início das aulas para adolescentes.
“Ir para a cama depois das 23h30, particularmente em
adolescentes mais jovens, previu piores médias de pontos cumulativos
(conhecidos pela sigla GPA e usados para colocações de universidades e empregos
nos EUA) à altura da formatura do ensino médio e mais problemas emocionais nos
anos de faculdade e depois disso”, afirmou a principal autora do estudo, Lauren
D. Asarnow, mestre e estudante de doutorado no departamento de psicologia da
Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA).
A pesquisa reuniu dados sobre o sono e o número de horas
dormidas de 2.700 adolescentes de 13
a 18 anos participando do Estudo Nacional Longitudinal
da Saúde do Adolescente em dois grupos: um em 1995, e o segundo em 1996. Entre 2001
e 2002, conforme os entrevistados envelheceram, foram coletados dados sobre o
desempenho acadêmico e autorrelatos da saúde emocional para a comparação
longitudinal. O objetivo geral do estudo foi examinar a relação entre os
padrões de adolescentes do ensino médio em uma amostra nacionalmente
representativa de sono/padrões circadianos (relativos ao relógio biológico),
seu desempenho acadêmico em geral na escola e as taxas de sofrimento emocional
relatados após a formatura.
Para ambos os grupos do ensino médio, 23% dos participantes
relataram ir para a cama às 23h15 ou mais tarde. No momento em que esses
adolescentes chegaram à idade da graduação e de ir para a faculdade,
apresentaram menor GPA cumulativo e maior sofrimento emocional entre 18 e 26
anos.
Os cientistas ainda observaram pesquisas anteriores e
descobriram que os adolescentes que preferem realizar atividades e ir para cama
tarde da noite – um padrão de comportamento muitas vezes chamado de preferência
circadiana pela noite – foram testados durante a manhã e tiveram um pior
desempenho em tarefas cognitivas.
Lauren alertou os pais a ajudar os jovens a ir para a cama
mais cedo, e acrescentou que o comportamento do sono de um adolescente é
altamente modificável quando ele recebe o apoio adequado. No entanto,
acrescentou que a mudança da hora de dormir de um adolescente de tarde para
cedo pode ser difícil, em parte porque de 30% a 40% dos adolescentes têm o
hábito de dormir tarde devido à uma base biológica ligada ao aparecimento e a
evolução da puberdade. Além disso, a pressão acadêmica, os hábitos ligados ao
uso da tecnologia e o horário de dormir dos amigos também influenciam a escolha
de um adolescente para ficar acordado ou ir para a cama. [Science Daily]
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