segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Mitos e verdades sobre emagrecimento: médica revela os 5 principais


São dicas que reforçam que emagrecer não se resume à um processo doloroso

 

O emagrecimento é o assunto interminável, ou seja, é abordado por várias gerações. Há pessoas que optam por emagrecer com auxílio de um acompanhamento, mas há quem se perde em meio a tantas dúvidas. Nesse sentido, a médica e cofundadora do Grupo Bello Vero, Dra. Paula Peres, vai responder sobre cinco mitos e verdades sobre emagrecimento.

 

Os cinco mitos e verdades sobre emagrecimento:

 

Jejum intermitente ajuda a emagrecer?

Verdade

 

Essa prática é utilizada por fisiculturistas e auxilia no emagrecimento, o que aumenta a oxidação de gordura e induz adaptações fisiológicas favoráveis para perda de peso.

“Um exemplo que podemos dar é o aumento dos hormônios adrenalina e GH. Isso não significa, necessariamente, uma maior perda de gordura, mas é um fator determinante para ter um bom resultado a longo prazo. Lembrando que é fundamental procurar um nutricionista, para entender qual o prazo de jejum é o indicado para o seu organismo e rotina”, relata a Dra. Paula.

 

Contagem de calorias significa dieta eficiente?

Mito

 

Temos que pensar em como manter todos os outros níveis balanceados enquanto o corpo está tentando gastar energia e gordura. Por exemplo: o volume de proteínas, carboidratos, lipídios e micronutrientes (minerais e vitaminas)”, diz a profissional.

 

O sono contribui no ganho ou perda de peso?

Verdade

 

Ocorre a regulação de alguns hormônios no sono e uma privação acarreta aumento dos níveis de grelina, hormônio que está associado à vontade de comer e a redução da leptina, que promove a saciedade.

“Além desses fatores, quem dorme menos tem um número maior de horas em que pode se alimentar e menos disposição para a prática de atividades físicas”, garante.

 

Bebidas alcoólicas atrapalham o emagrecimento?

Verdade

 

“Se pensarmos, primeiramente, em consumo calórico, o álcool oferece 7 Kcal por grama. Considerando uma cerveja com 4,5% de álcool, em um volume de 350ml, teríamos 15,7g de álcool puro, ou seja, 110,25 Kcal – sem contar os outros componentes presentes no produto e que elevam, ainda mais, a quantidade de calorias”, comenta.

 

Depressão e a ansiedade influenciam no peso

Verdade

 

“Pensando em perda de peso, isso ocorre por diversos motivos. Se pensarmos de modo comportamental, pessoas com depressão e ansiedade tendem a comer mais e, inclusive, alimentos mais calóricos, como forma de adquirir conforto, ou prazer, o famoso ‘comfort food’. Outra razão pode estar associada à desregulação hormonal ou administração de medicamentos, que podem ter efeitos adversos, como aumento ou redução de apetite”, termina a Dra. Paula Peres.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/mitos-e-verdades-sobre-emagrecimento-medica-revela-os-5-principais/ - By Guilherme Faber - Shutterstock


Mas eu vou restaurar a saúde e curar as suas feridas ‘, declara o SENHOR. (Jeremias 30:17)


Nenhum comentário:

Postar um comentário