sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Novembro Azul: cuidados preventivos para a saúde da próstata


O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina no país; saiba mais sobre sintomas, prevenção e diagnóstico da doença

 

Novembro é marcado como o mês mundial do combate ao câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todo o país. A campanha Novembro Azul, idealizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, visa conscientizar a população sobre a importância da realização dos exames a partir dos 50 anos.

 

Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos desse câncer por ano. A alta incidência torna fundamental o acompanhamento médico de rotina para prevenção.

 

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga. Tem como principal função, junto às vesículas seminais, a produção do esperma.

 

Sinais do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata é assintomático. Quando os sinais começam a aparecer, aproximadamente 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que torna a cura mais difícil.

Dores ao urinar, dor óssea, sangue na urina ou sêmen, diminuição do jato de urina e vontade de urinar com frequência são sinais que devem ser olhados com atenção. Caso seja percebido algum desses sintomas, um médico deve ser consultado.

 

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são o histórico familiar, idade (tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente a partir dos 60 anos) e obesidade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), algumas mudanças de hábitos podem ajudar a reduzir fatores de risco, como aderir à alimentação saudável, praticar atividades físicas, prevenir o uso do álcool e evitar o tabaco.

 

Prevenção e diagnóstico

Somente o diagnóstico precoce é capaz de garantir a cura da doença. Para isso, é essencial que homens a partir dos 50 anos consultem um urologista e realizem o exame de toque retal para detectar alterações na glândula.

 

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente por alterações indicadas no exame de toque. Outros exames, como o Antígeno Prostático Específico (PSA) e as biópsias, que coletam fragmentos da próstata para análise, podem ser solicitados caso exista a suspeita de câncer de próstata.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/2023-11-03/novembro-azul-prevencao.html - Por iG Saúde


"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.” (Mateus 6:24)


Nenhum comentário:

Postar um comentário