quarta-feira, 29 de novembro de 2023

5 frutas para ajudar na hidratação durante o calor


Nutricionista explica como aumentar o consumo de água nesta época do ano

 

Apresentando temperaturas altíssimas, as ondas de calor em algumas regiões do Brasil geram preocupação em relação à saúde. Nesse sentido, alguns cuidados devem ser redobrados. A cautela na hora de realizar exercícios físicos é muito comentada, assim como a importância da hidratação — e é por isso que é essencial pensar em opções para manter-se hidratado.

 

“Nada substitui a água, mas algumas frutas são excelentes para se cuidar enquanto se hidrata”, comenta Eveline Dana, nutricionista do app de saúde integrativa Personal Virtual. Segundo a profissional, há frutas que contêm mais de 90% de água em sua composição, ajudando muito na reposição de líquidos.

 

Pensando nisso, Eveline Dana lista 5 frutas ricas em água que contribuem para a hidratação. Confira!

 

1. Melancia

Uma das frutas queridinhas, a melancia é 92,5% composta por água e, além de contribuir para a reposição de líquidos, ainda traz outros benefícios. “O consumo da fruta é benéfico para imunidade, contém ação antioxidante e anti-inflamatória”, explica a nutricionista.

 

2. Melão

Rico em vitaminas E, A e C, o melão é ótimo para ser consumido durante o calor intenso. “É uma fruta gostosa, pouco calórica, contendo cerca de 35 calorias em 100 g e 93% composta por água, ou seja, uma excelente opção para essa época”, comenta.

 

3. Laranja

A laranja já é uma fruta refrescante e uma ótima opção para os dias quentes. Rica em vitamina C, ou seja, fortalecedora do sistema imunológico, tem água em 87,6% de sua composição. “O suco de laranja também é uma boa opção, mas deve ser consumido com cautela, pois necessita de uma grande quantidade de laranjas, ou seja, é mais calórico, o ideal é usar a fruta”, pontua a profissional.

 

4. Morango

O morango também é uma ótima opção para se hidratar, pois é composto predominantemente por água. “91,8% do morango é água e 100 g da fruta correspondem a 30 calorias, muito parecido com o melão e a melancia”, comenta a nutricionista. “Além disso, é fonte de cálcio, potássio, ferro, selênio, magnésio e compostos fenólicos — que são antioxidantes”, completa.

 

5. Mamão papaia

Ótima opção para quem tem constipação intestinal, o mamão papaia possui quase 90% de água em sua composição. “Além disso, podemos citar benefícios como vitamina C, A e E e ação antioxidante”, explica Eveline.

 

Vale lembrar que o consumo de frutas é muito importante em qualquer época do ano, pois trazem inúmeros benefícios. Ainda, mesmo consumindo uma grande variedade de frutas, beber água todos os dias é indispensável.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2023-11-23/5-frutas-para-ajudar-na-hidratacao-durante-o-calor.html - Por Beatriz Bradley - Por EdiCase - Imagem: adriaticfoto | Shutterstock


Adora o SENHOR, teu Deus, e a sua bênção estará sobre a tua comida e água. Tirarei as doenças de entre vós. (Êxodo 23:25)


Nenhum comentário:

Postar um comentário