sábado, 4 de novembro de 2023

5 hábitos que ajudam a evitar enxaqueca


Além dos medicamentos indicados por orientação médica, especialista cita alguns hábitos que podem ajudar a evitar as crises; confira!

 

A enxaqueca é uma doença que pode ser desencadeada por diversos motivos. Passar longos períodos do dia sem se alimentar ou se hidratar, dormir poucas horas de sono e consumir bebidas alcoólicas são exemplos nocivos para quem tem enxaqueca, segundo o neurologista Bruno de Mattos.

 

“Alguns desses hábitos são prejudiciais, no geral, possibilitando a chance do desenvolvimento de várias doenças. Além disso, alimentos como chocolates e queijos podem ser ‘gatilhos’ para piorar a crise”, pontua o especialista.

 

Durante o tratamento para enxaqueca, além dos medicamentos indicados por orientação médica, existem alguns hábitos que podem ser adotados para ajudar a evitar as crises. Confira quais são!

 

1. Manter a hidratação

Manter uma boa hidratação e beber a quantidade adequada de água ao longo do dia ajuda a evitar dores de cabeça. A desidratação é uma causa muito frequente de descompensação de crises de enxaqueca pois pode alterar o metabolismo.

 

2. Alimentar-se de forma regular

Manter uma alimentação regular evita não só a enxaqueca como também outras condições sérias, como a hipoglicemia. Ficar muito tempo sem comer faz com que o cérebro identifique a necessidade de alimentos e que o organismo gaste e diminua as reservas de açúcares.

 

3. Ter uma boa noite de sono

Ter uma boa noite de sono, com quantidade adequada de horas e um sono reparador, também é fundamental para evitar crises de enxaqueca, uma vez que é frequente sua ocorrência após noites de privação de sono.

 

4. Praticar atividades físicas regularmente

Praticar exercícios físicos de forma regular é benéfico e ajuda a prevenir dores de cabeça. Ajuda também a reduzir sua intensidade quando surgem, uma vez que favorecem a produção de endorfina e de serotonina pelo cérebro. As mais recomendadas são as práticas aeróbicas, como caminhada e pular corda.

 

5. Controlar os níveis de estresse e ansiedade

É possível reduzir os níveis de estresse e melhorar o humor e a qualidade do sono através de exercícios de relaxamento, como meditação e ioga, que podem ser fundamentais na prevenção de crises de enxaqueca.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/materias/materia-23224 - Escrito por Ananda Silva - GettyImages/mixetto


Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém! Romanos 11:36


Nenhum comentário:

Postar um comentário