sábado, 25 de novembro de 2023

Calor deve aumentar: veja dicas para lidar com o clima quente e seco


A previsão é que as temperaturas subam ainda mais em dezembro. Médica dá orientações para enfrentar o calor sem descuidar da saúde

 

Não é nenhuma novidade que o Brasil está enfrentando uma onda histórica de calor. A novidade, talvez, é que o clima pode ficar ainda mais quente nas próximas semanas. Isso porque especialistas em climatologia afirmam que o El Niño estará no pico da sua atividade em dezembro, aumentando as temperaturas, as chuvas e também o clima seco.

 

O impacto na saúde é certo. A combinação de dias quentes e secos aumentam os riscos do agravamento de doenças respiratórias e eleva a concentração de poluentes no ar que podem ocasionar irritação nos pulmões. Além disso, a condição climática pode aumentar risco cardíaco, como o comprometimento coronário, onde para manter a pressão arterial sob controle com os vasos dilatados, o coração precisa trabalhar mais.

 

“É muito importante tomar bastante água, pois o tempo seco contribui para a desidratação corporal. Uma alimentação leve, composta de carboidratos, também pode contribuir para uma boa digestão e evitar sintomas de desconforto como azia e enjoos”, afirma a Dra. Sara Mohrbacher, médica clínica geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

 

A especialista diz ainda que as pessoas devem estar mais atentas à proteção dos idosos e crianças durante o período. “A atenção deve ser redobrada com a saúde desse público, que geralmente não sente muita sede e pode se desidratar com mais facilidade. Idosos e crianças são mais vulneráveis às bruscas alterações climáticas”, adverte a médica.

 

Dicas para encarar o calor e o clima seco

Sara dá algumas orientações sobre os cuidados para manter a saúde em dia durante o tempo seco. Confira:

 

Utilize protetor solar: é fundamental para auxiliar nos cuidados com a pele e proteger contra os raios solares;

Roupas leves e acessórios para ajudar a enfrentar o calor: roupas leves e claras, uso de acessórios como chapéus, óculos de sol ou até mesmo sombrinhas ajudam quem precisa se locomover pelas ruas em dias de muito sol e calor;

Beba água: a hidratação é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo;

Evite realizar exercícios físicos entre às 10 horas e às 16 horas: durante esse período, o calor é predominante e pode prejudicar a saúde física e respiratória;

Lavar nariz e olhos com soro fisiológico: a lavagem pode evitar a secura e o sangramento das narinas;

Mantenha a casa limpa, higienizada e arejada: a poeira e a sujeira podem auxiliar na manifestação de bactérias, prejudicando a saúde respiratória.

 

Fonte: https://www.saudeemdia.com.br/noticias/calor-deve-aumentar-veja-dicas-para-lidar-com-o-clima-quente-e-seco.phtml - By Milena Vogado - Foto: Shutterstock


Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Jeremias 29:11


Nenhum comentário:

Postar um comentário