quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Estudo mostra quantos passos dar para reduzir risco de morte


A pesquisa mostra que uma quantidade mínima de passos já ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e outras condições fatais

 

Sua meta é sair do sedentarismo? Saiba que não é preciso dar muitos passos para isso. Um novo estudo sugere o número de passos que devemos dar todos os dias para obter benefícios para a saúde e reduzir o risco de morte - e é menos do que você imagina!

 

O estudo, publicado no European Journal of Preventive Cardiology, descobriu que caminhar, pelo menos, 3.967 passos por dia reduz o risco de morte por qualquer causa. Além disso, andar 2.337 passos por dia reduz o risco de morrer de doenças cardiovasculares.

 

A análise também mostrou que quanto mais você caminha, maiores são os benefícios para a saúde. O risco de morrer por qualquer causa ou doença cardiovascular diminui significativamente a cada 500 a 1.000 passos extras dados - além do valor mínimo estipulado anteriormente.

 

De acordo com o estudo, um aumento de 1.000 passos por dia foi associado a uma redução de 15% no risco de morte por qualquer causa e um aumento de 500 passos por dia foi associado a uma redução de 7% nas mortes por doenças cardiovasculares. O trabalho foi feito a partir da análise de 226.889 pessoas de 17 estudos diferentes em todo o mundo.

 

Os pesquisadores também descobriram que mesmo que as pessoas dessem até 20 mil passos por dia, os benefícios continuaram a aumentar. Eles ainda não conseguiram encontrar um limite máximo de passos que devem ser dados para obter os benefícios. O estudo foi liderado por Maciej Banach, professor de cardiologia da Universidade Médica de Lodz, na Polônia.

 

“Nosso estudo confirma que quanto mais você anda, melhor”, diz o Prof. Banach. “Descobrimos que isso se aplica a homens e mulheres, independentemente da idade e independente de se você vive em uma região temperada, subtropical ou subpolar do mundo, ou em uma região com uma mistura de climas. Além disso, nossa análise indica que apenas 4.000 passos por dia são necessários para reduzir significativamente as mortes por qualquer causa e menos ainda para reduzir as mortes por doenças cardiovasculares”.

 

O que os resultados do estudo mostram?

Os estudos analisados acompanharam os participantes por uma média de sete anos. A idade média foi de 64 anos e 49% dos participantes eram do sexo feminino. Em pessoas com 60 anos ou mais, a redução no risco de morte foi menor do que o observado em pessoas mais jovens.

 

De acordo com a análise, houve uma redução de 42% no risco observado nos idosos que caminharam entre 6 mil e 10 mil passos por dia. Por outro lado, houve uma redução de 49% no risco em adultos mais jovens que caminharam entre 7 mil e 13 mil passos por dia.

 

“Em um mundo onde temos medicamentos cada vez mais avançados para tratar condições específicas, como doenças cardiovasculares, acredito que devemos sempre enfatizar que as mudanças no estilo de vida, incluindo dieta e exercícios, que foram os principais heróis de nossa análise, podem ser pelo menos tão ou até mais eficazes na redução do risco cardiovascular e no prolongamento da vida”, afirma Banach.

 

O autor enfatiza que são necessários mais estudos, com ainda mais participantes, para investigar se esses benefícios podem existir para exercícios intensos, como corrida e musculação. O estudo também possui limitações por ter sido observacional e pelo impacto da contagem dos passos não ter sido testado em pessoas com diferentes doenças.

 

Benefícios da caminhada

A caminhada é um dos exercícios mais fáceis e acessíveis. "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo depois de apenas uma semana", destacou o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp, em matéria publicada anteriormente no MinhaVida.

 

Além disso, conforme explica Roberto Ranzini, ortopedista e especialista em Medicina Esportiva, também em matéria anterior, além dos benefícios físicos, a atividade também aumenta a síntese de neurotransmissores no cérebro, gerando a sensação de bem-estar.

 

Entre os principais benefícios da caminhada, estão:

 

Melhora a circulação sanguínea

Deixa o pulmão mais eficiente

Combate a osteoporose

Aumenta a sensação de bem-estar

Deixa o cérebro mais saudável

Promove o emagrecimento

Previne e reduz o diabetes

 

Para compreender melhor as sugestões apresentadas pelo estudo, dar mil passos leva, aproximadamente, 10 minutos. Portanto, para atingir a quantidade mínima de passos que são benéficos, de acordo com a pesquisa, basta caminhar por 40 minutos diariamente. Smartphones e smartwatches também podem indicar quantos passos são dados em um dia.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/materias/materia-23231 - Escrito por Gabriela Maraccini - FG Trade/GettyImages


Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

João 16:33


Nenhum comentário:

Postar um comentário