quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Novembro Azul: comer bem pode prevenir câncer de próstata


Nutricionista alerta sobre os impactos que uma alimentação inadequada pode causar ao organismo. Saiba como prevenir o câncer de próstata

 

O Novembro Azul surgiu inicialmente com o objetivo de estimular a prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata. No entanto, a campanha passou a fomentar também mudanças gerais nas atitudes masculinas com relação à saúde. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a atenção com a saúde aumentou 49,96%, entre 2016 e 2020. No entanto, os homens seguem muito atrás das mulheres nesse quesito.

 

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, como aponta o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por isso, o diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de evitar que o número de mortes cresça. Essa taxa representa, atualmente, cerca de 6% dos casos.

 

Dessa forma, é essencial manter o acompanhamento médico regular e, além disso, adotar uma alimentação saudável – o que pode ajudar a prevenir esse tipo de câncer e outras doenças. Quem faz o alerta é a nutricionista Giovanna Ribeiro. A especialista explica que comer bem é uma das principais formas de impedir o surgimento do tumor.

 

Alimentação e a prevenção do câncer de próstata

 

“O consumo em excesso de alimentos ricos em gorduras trans e saturadas e pobre em fibras podem colaborar, ao longo do tempo, para a formação de tumores. Assim como a ingestão de carnes vermelhas que, em excesso, principalmente quando acompanhadas de um baixo consumo de frutas, legumes, verduras e grãos integrais, também pode estar associada ao surgimento dos tumores”, alerta a nutricionista.

 

Giovanna destaca que a alimentação saudável e a prevenção de doenças andam juntas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, para que o consumo de frutas e vegetais gere um efeito protetor no corpo, é necessário o consumo de 5 porções por dia. “Ou seja, para cuidar da saúde é importante manter uma alimentação balanceada, rica em alimentos in natura ou minimamente processados, como as frutas, verduras, cereais, carnes magras e hortaliças”, recomenda.

 

Mas não é só a alimentação que pode fazer diferente na hora de prevenir o câncer de próstata. “Para fechar essa equação, é indispensável a prática regular de exercícios físicos. O hábito mantém o funcionamento do corpo, garante a regulação hormonal e assim evita prejuízos à saúde”, finaliza.

 

Fonte: https://www.saudeemdia.com.br/noticias/novembro-azul-comer-bem-pode-prevenir-cancer-de-prostata.phtml - By Redação - Foto: Shutterstock


Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.

Gálatas 5:22-23


Um comentário: