domingo, 31 de janeiro de 2010

Parecido não é igual

Uma relação de palavras a ratificar que, parecido não é igual. Ratificar? Ou será retificar?

RETIFICAR x RATIFICAR
Retificar é corrigir: Ele precisa retificar os seus erros.
Ratificar é confirmar: O ministro ratificou a informação.

ARREAR x ARRIAR
Arrear é pôr arreios: Vou arrear o seu cavalo.
Arriar é baixar, fazer descer: Arria a cortina, por favor!

CAVALEIRO x CAVALHEIRO
Cavaleiro é homem que anda a cavalo: Era o melhor cavaleiro da Fazenda Santa Fé.
Cavalheiro é homem gentil, educado, cortês: Ele era muito cavalheiro com as mulheres.

CELA x SELA
Cela é pequeno quarto: O empresário ficou preso em cela especial.
Sela é arreio de cavalo: Comprou uma sela nova para a cavalgada de domingo.

DESPENSA x DISPENSA
Despensa é armário para armazenar alimentos: Guardou o feijão e o arroz na despensa.
Dispensa é o ato de dispensar, licença: Pediu dispensa do serviço e foi para casa.

LOCADOR x LOCATÁRIO
Locador é o proprietário do imóvel: O locador queria aumentar o valor do aluguel.
Locatário é o inquilino: O locatário foi despejado.

PEÃO x PIÃO
Peão é trabalhador, serviçal: Nesta fazenda há muitos peões.
Pião é brinquedo: Ensinou o filho a rodar pião.

SENSO x CENSO
Senso é juízo, faculdade de sentir: Ela não teve senso crítico nem de humor.
Censo é contagem, recenseamento: O governo pretende fazer um novo censo escolar.

Fonte: Divirta-se e aprenda – Editora Construir

Frases sobre Educação

“Educar é fazer os jovens serem honestos cidadãos e bons cristãos.” Dom Bosco

“Somente a paixão de ensinar demonstrada pelo professor pode conduzir o aluno à paixão de aprender na sala de aula.” Maria Lucia Weiss

“Para o aluno, o mestre é o grande espelho da sua vida. Se esse espelho for ofuscado, toda uma esperança estará perdida.” Fritz Karl

“O mais belo trabalho do mundo é o de lecionar.” Raissa Gorbatchev

“A escola deve ser o espaço de discussão de temas morais. Onde se possa refletir sobre valores, para que cada um chegue a uma conclusão própria.” Isabel Vieira

“Para ensinar há uma formalidade a cumprir: saber.” Eça de Queiroz

“Sem educação não há democracia consolidada e justiça social.” Oded Grajew

“Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e, só um povo sábio pode mudar seu destino.” Samuel Lima

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela

“Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem uma recompensa ou um castigo.” Petir Senn

“Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens.” Pitágoras

“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.” Coelho Neto

“A educação criou uma vasta população capaz de ler, mas incapaz de reconhecer o que vale a pena ser lido.” Trevelyan

“É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.” Epíteto

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.” Mário Quintana

“A sabedoria, por sua mera existência, é o constante questionamento do saber.” Juan José Saer

“O ganho de nosso estudo é termo-nos tornado melhor e mais sábio.” Montaigne

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.” Paulo Freire

“Nada melhor pode dar um pai a seu filho do que uma boa educação.” Maomé

“Se os teus projetos forem para um ano, semeia o grão. Se forem para dez anos, planta uma árvore. Se forem para cem anos, educa o povo.” Provérbio Chinês

“Ensinar é aprender duas vezes.” Joseph Joubert

“O educador deve fazer-se amar e não fazer-se temer.” Dom Bosco

“O objetivo da educação é a virtude e o desejo de converter-se num cidadão bom.” Platão

“Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo.” Galileu Galilei

“Mandai educar o vosso filho por um escravo e, em lugar de um escravo, tereis dois.” Adágio Grego da Antiguidade

“O ignorante que procura se instruir é como um sábio; o sábio que fala sem discernimento semelha um ignorante.” Ibn Ali Talib

“A cultura forma sábios; a educação, homens.” Louis Bonald

“O princípio da educação é pregar com o exemplo.” Anne Turgot

“Aprender a ler é como aprender a viver: não termina nunca.” Leandro Konder

“Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo.” Cora Coralina

"Não dê palmadas pedagógicas em seu filho. No futuro, ele não terá limites para nada na vida." Professor José Costa

"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta" Chico Xavier

"Se me oferecessem a sabedoria com a condição de guardá-la só para mim, sem comunicar a alguém, não a quereria" Sêneca

Seleção de frases por: Professor José Costa

Dicas para a saúde vocal

* A voz expressa sentimentos e emoções, possibilitando o nosso convívio social e profissional.

* Voz é o som produzido através do ar que vem dos pulmões, provocando a vibração das pregas vocais (conhecidas como “cordas” vocais), na altura da laringe.

* As alterações da voz podem ser percebidas através de sintomas como rouquidão, cansaço vocal, falhas ou mudanças na voz, pigarro, dor e ardor.

* Doenças sérias, como o câncer de laringe, muitas vezes têm como sintoma apenas uma rouquidão permanente.

* A maioria dos problemas da voz está relacionada ao uso inadequado e/ou abusivo da voz, diferentemente do câncer de laringe, que é provocado quase sempre pelo fumo e álcool.

* Devemos seguir recomendações simples que ajudarão na manutenção da nossa saúde vocal: mantenha o organismo hidratado, ingerindo pelo menos oito copos de água por dia; evitar gritar ou falar alto, principalmente em locais barulhentos.

* O cigarro e as bebidas alcoólicas irritam a mucosa que reveste o aparelho fonador, por isso devem ser evitados.

* Evite também o pigarro, a tosse e os ambientes com poeira, mofo e fumaça.

* Fale pouco quando estiver gripado ou em crise alérgica.

* Caso perceba algum sintoma como rouquidão persistente (por 15 dias ou mais), dor, ardor ou mudança na voz, procure um fonoaudiólogo para receber as devidas orientações e encaminhamentos.

Fonte: Conselho Regional de Fonoaudiologia – 4ª Região

Cuidados com a saúde bucal


Problemas mais comuns e como preveni-los

PLACA BACTERIANA
Diariamente, uma camada de bactérias circula na superfície dos seus dentes. Essas bactérias, em contato com os resíduos alimentares e a saliva, formam a placa bacteriana. Apesar de quase invisível, o acúmulo da placa é a causa da cárie, tártaro e doenças das gengivas.

GENGIVITE
O acúmulo da placa bacteriana também tem efeitos na gengiva, que se torna inflamada e, por vezes, apresenta sangramento. O sangramento gengival é um sinal de doença da gengiva. Essa doença é chamada gengivite. Sem tratamento, essa situação pode levar a uma forma mais grave do problema.

TÁRTARO
Se a placa bacteriana não for removida regularmente e eficazmente, poderá endurecer e formar o tártaro. Uma vez formado, o tártaro só poderá ser removido pelo dentista.

CÁRIE DENTÁRIA
As bactérias presentes na placa bacteriana regularmente produzem ácidos, a partir da nossa alimentação, que podem atacar o esmalte dos dentes. Apesar de o esmalte ser a substância mais dura do nosso organismo, ele é dissolvido por esses ácidos. As lesões provocadas (cáries), se não forem tratadas, vão aumentando de tamanho, podendo levar a perda do dente.

MAU HÁLITO
Apesar de poder apresentar outras causas, o mau hálito é frequentemente provocado pelo acúmulo de placa bacteriana e/ou presença de doenças bucais. A remoção da placa bacteriana é fundamental para ter um hálito fresco, assim como para a manutenção de uma boa saúde bucal.

SENSIBILIDADE
Sensibilidade dental é a dor causada pela exposição da dentina em função de uma cárie, de uma fratura dental ou pela exposição da raiz, causada pela retração da gengiva. Como a raiz é coberta pelo esmalte, os milhares de pequenos canais no interior do dente ficam expostos, comunicando-se com o nervo. Assim, quando alimentos frios ou doces demais entram em contato com o nervo, este responde ao estímulo através da dor.

EROSÃO ÁCIDA
Erosão ácida é o desgaste precoce do esmalte dos dentes e é causada principalmente por alimentos e bebidas ácidas como vinagres, refrigerantes, sucos e frutas ácidas. Algumas das conseqüências da erosão ácida são o amarelamento dos dentes, bem como pequenas fissuras, alteração na forma dos dentes e sensibilidade.

PREVINA PROBLEMAS DENTAIS
Pratique boa higiene bucal usando o fio dental e escovando os dentes. Consulte seu dentista regularmente.

Fonte: Colgate

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Brasil é 88º em índice de desenvolvimento da educação

O alto Índice de Desenvolvimento Humano que o Brasil conquistou há dois anos não chegou à educação. O relatório Educação para Todos, divulgado hoje pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) mostra que a baixa qualidade do ensino nas escolas brasileiras ainda deixa milhares de crianças para trás e é diretamente responsável por manter o país na 88ª posição no IDE (Índice de Desenvolvimento Educacional), atrás de países mais pobres como Paraguai, Equador e Bolívia.

Dos quatro dados que a Unesco usa para montar o IDE, em três o Brasil vai bem e tem resultados acima de 0,900 - o mínimo para ser considerado de alto desenvolvimento educacional. São bons os números de atendimento universal, analfabetismo e igualdade de acesso à escola entre meninos e meninas. Já quando se analisa o índice que calcula quantas das crianças que entraram na 1ª série do ensino fundamental conseguiram terminar a 5ª série, o País despenca para 0,756, um baixo IDE.

Educação no Mundo
O relatório de 2010 do programa Educação para Todos, da Unesco, aponta que 72 milhões de crianças no mundo ainda estão fora da escola. No ritmo atual, serão ainda 56 milhões em 2015, e não há indícios que isso será acelerado nos próximos anos.

O analfabetismo atinge ainda 759 milhões de pessoas e a perspectiva é que diminua para 710 milhões nos próximos 15 anos. Sem contar que a má qualidade das escolas e a alta evasão não garantem que o acesso às salas de aula se transforme em ensino efetivo.

Dos 128 países para os quais a Unesco obteve dados para esse relatório, 62 devem atingir as metas de acesso à educação de qualidade. Outros 36, entre eles o Brasil, estão a caminho, mas tem resultados mistos, com problemas especialmente no analfabetismo e na qualidade. Trinta 30 estão longe das metas e até regredindo, como é o caso da República Dominicana e da Venezuela.

Fonte: Agência Estado.
Brasília, 20/01/2010