segunda-feira, 31 de maio de 2010
Como o ser humano envelhece?
O principal motor do envelhecimento humano fica dentro de nossas células. Lá, as mitocôndrias fazem a respiração celular para produzir energia, mas acabam gerando como resíduo radicais livres, moléculas com um elétron a menos e que reagem facilmente, danificando a própria célula. Com o tempo os danos se acumulam, fazendo o corpo envelhecer. Além disso, a divisão celular desordenada também ajuda a envelhecer. Ao longo da vida, algumas células se multiplicam constantemente. A cada divisão, fragmentos de DNA são perdidos, causando pequenos erros genéticos que são passados para as células-filhas. Isso acontece até que a célula não consegue mais se dividir ou é destruída pelo próprio organismo por conter muitos erros. Aí, game over.
Velho é a vovozinha
Como cada parte do corpo mostra que o prazo de validade está chegando ao fim.
HEEEEEIN?!
Algumas células do aparelho auditivo não se renovam e vão ficando cada vez mais danificadas, tornando difícil ouvir sons agudos. Além disso, os cílios que levam o som para dentro do ouvido caem, e os ossículos internos (martelo, bigorna, estribo e cóclea) que têm a mesma função ficam mais duros. Resultado: a gente tem que falar mais alto para a vovó ouvir.
OSSO MOLE DE ROER
O tecido ósseo é formado principalmente pelos osteoblastos, células que produzem osso, e osteoclastos, que absorvem. Depois dos 45 anos de idade, os osteoclastos dominam, e passamos a perder 5% de massa óssea a cada dez anos, ficando com o esqueleto mais frágil. Quem tem osteoporose, pior ainda: perde até 25% por década.
FORÇA NA PERUCA
Cabelo e pele envelhecem lado a lado. Células da raiz dos fios de cabelo param de produzir melanina, deixando a cabeleira branca - já a calvície não tem a ver com a idade; é genética. A flacidez e afinamento da pele vêm da queda na produção de colágeno. O afinamento acaba causando as rugas, mais acentuadas no rosto por causa dos músculos da face.
VISU EMBAÇADO
Você certamente já ouviu seu avô reclamando de vista cansada. Ela é causada por problemas no cristalino, parte do olho que vai ficando rígida e opaca, dificultando a focalização de objetos. A opacidade gera ainda catarata. Aos 60 anos, as pupilas, que aumentam e diminuem com a diferença de luz, têm um terço do tamanho que tinham aos 20 anos, por isso fica mais difícil se adaptar ao lusco-fusco.
SÓ O PANCEPS CRESCE
A menor produção de células e a queda do nível de alguns hormônios causam perda de massa muscular - são 3 quilos a menos a cada dez anos! O relaxamento muscular forçado pode até prejudicar os músculos da bexiga e dos esfíncteres, que ficam flácidos e acabam não segurando o tchan. Daí, dá-lhe fralda geriátrica.
POCHETE PERIGOSA
Com menos músculos queimando calorias e menos células no organismo, o corpo precisa de pouca energia para funcionar. Na velhice, a tireoide funciona mais devagar, desacelerando o metabolismo. Tudo isso aumenta o risco de engordar. A gordura em excesso pode ser fatal: se acumular nas artérias, pode causar infartos.
• As células da pele se renovam tanto que, por volta dos 40 anos, cerca de 180 kg de células já foram eliminados.
• Os ossos do rosto se renovam a cada dois anos. Com 50 anos, nosso crânio já é a 25ª cópia. Nos velhinhos, a renovação continua - em ritmo mais lento.
• As cartilagens perdem rigidez com o tempo, fazendo com que as orelhas e a ponta do nariz "caiam" e pareçam maiores.
• Em alguns vovôs, a proporção de gordura no organismo pode aumentar 30% comparada à dos 30 anos.
Morte a conta-gotas
Última célula do corpo demora 37 horas para morrer
0
O coração para. Imediatamente, os músculos relaxam.
10 s
A atividade cerebral cai.
10 s - 5 min
Os órgãos, sem oxigênio, começam a parar.
30 min
A pele fica pálida e azulada.
1 h
A temperatura do corpo cai por volta de 1 ºC, queda que se repete a cada hora.
1 h - 12 h
O corpo enrijece progressivamente.
24 h
As últimas células da pele ainda estão sendo produzidas, mas ela começa a apresentar manchas escuras e o rosto pode já estar irreconhecível.
37 h
Morre o último neurônio.
Fim de carreira
O que a falta de hormônios provoca
Nas mulheres, a menopausa começa por volta dos 40 anos, com a queda do nível do hormônio estrógeno. Sem ele, vêm as ondas de calor e elas sentem mais cansaço e irritação. O risco de osteoporose aumenta e o sono some. Os homens sofrem bem menos com a andropausa. Como a queda de testosterona é menor e aos poucos, o único efeito é a queda da libido. Para sorte masculina, a impotência não é resultado da velhice, pois está mais ligada a fatores emocionais.
Fonte: Revista Mundo Estranho - por Luiz Fujita
Semana do meio ambiente do Colégio Estadual Murilo Braga
31 de maio a 02 de junho de 2010
Itabaiana – SE
Perda crescente da biodiversidade mobiliza o planeta
No Ano Internacional da Biodiversidade, o Brasil se destaca por várias ações que vêm contribuindo para a manutenção das diferentes espécies aqui localizadas. Entre elas, a redução do desmatamento na Amazônia, a criação de novas áreas de conservação de uso sustentável e de proteção integral e o monitoramento de todos os biomas brasileiros. E ainda a discussão sobre patrimônio genético entre países megadiversos, que inclui a distribuição justa e equitativa dos benefícios econômicos oriundos da exploração da biodiversidade.
O ano de 2010 será marcado internacionalmente não apenas pela Copa do Mundo. Outro tema - a biodiversidade - vai interferir de forma direta e implacável no cotidiano das pessoas, em escala muito maior e talvez sem a mesma visibilidade na mídia. O assunto também vai atrair a atenção de muitos países durante a Conferência da Biodiversidade (COP-10), a ser realizada em outubro em Nagoya (Japão).
Apesar de ainda não ter o mesmo apelo do futebol nas discussões do dia-a-dia, neste Ano Internacional da Biodiversidade - estabelecido pela ONU- nações de todo o mundo vão debater a perda da biodiversidade, prejuízo que afeta não só animais e plantas (como muitos preferem simplificar a questão), mas interfere de maneira crucial na manutenção da vida do homem e no equilíbrio de todo o planeta. (...)
Fonte: http://www.mma.gov.br
PROGRAMAÇÃO
31 de maio (Segunda-feira)
08 h – Abertura com execução do Hino do CEMB
08h30 - Apresentação do Grupo de Dança Arte Livre
09h - Mesa Redonda: participação de representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Representante da UFS – Campus Itabaiana, Reynolds Alves Santos (Diretor da DRE´03), Cleidinilson de Jesus Cunha (Diretor do CEMB), Representantes do Poder Público, Grêmio e Comitê Comunitário
Local: Auditório do CEMB
16h - Palestra – Resíduos Sólidos e Reciclagem: uma Experiência no Município de Barra dos Coqueiros – Profª MSc Jane Velma dos Santos Brito (Secretária de Meio Ambiente da Barra dos Coqueiros)
Local: Auditório do CEMB
20h – Comunicação das bolsistas Íris Rianne Santana Alves e Simone Marcela dos Santos Souza do PIBID de Biologia da UFS – Campus Itabaiana.
20h30 - Palestra – Biodiversidade - Prof. Dr. Paulo Sérgio Maroti (Biólogo da UFS – Campus Itabaiana)
Local: Auditório do CEMB
01 de junho (Terça-feira)
09h – Apresentação do Grupo Educambor – alunos da 7ª A1 do CEMB. Organização: Profª Jamile, Profª Claudete, Profª Goreti
09h15 – Exposição de objetos reciclados: Sucata e Meio Ambiente – Alunos da 6ª A1 do CEMB. Organização: Profª Jamile, Profª Claudete, Profª Goreti
9h30 – Apresentação do Projeto “Educação Ambiental do CEMB” – Profª Jussane, Profª Perpétua, Profº Cleidinilson (Diretor do CEMB)
10h – Apresentação da Esquete “Xote Ecológico” com Alunos do Ensino Médio Inovador do CEMB. Direção: profª Milene Menezes
Local: UFS (Campus Itabaiana)
14h30 – Oficinas de Reciclagem – Restauração de móveis usados – Wagner Ferraz
Local: Ala C
16h – Palestra – Crise e Transformação – Sônia Maria Azevedo Prudente (Odontóloga e Membro do Programa Qualivida/SEED)
Local: Auditório do CEMB
20h – Apresentação da Esquete “Xote Ecológico” com Alunos do Ensino Médio Inovador do CEMB. Direção: profª Milene Menezes
Local: Auditório do CEMB
02 de junho (Quarta-feira)
08h – Exposição Artística: “O cigarro como fator de degradação ambiental” – Alunos da 5ª A2, 5ª C2, 7ª A2 e 7ª C2 – Organização: Profª Márcia Cristina
Local: Corredor da escola (próximo a sala do Grêmio Estudantil)
08h30 – Campanha de sensibilização sobre Educação Ambiental (alunos do Ensino Médio Inovador)
Local: Corredor da escola e salas de aula
09h30 - Apresentação da Esquete “Xote Ecológico” com Alunos do Ensino Médio Inovador do CEMB. Direção: profª Milene Menezes
10h – Palestra – Meio Ambiente: os desafios do momento atual – Profº Dr. Antônio Carlos (Biólogo da UFS - Campus São Cristóvão)
Local: Auditório do CEMB
16h – Palestra – Agricultura, Meio Ambiente e o Discurso do Desenvolvimento Sustentável – Profº MSc. Givaldo Santos de Jesus
Local: Auditório do CEMB
Equipe Diretiva do CEMB
sábado, 29 de maio de 2010
Programa Segundo Tempo no Colégio Estadual Murilo Braga
Para interiorizar o acesso à prática e à cultura do esporte em prol do desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens como fator de formação da cidadania, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, e a coordenadora da Secretaria Nacional do Esporte Educacional, Silvia Regina, representando o Ministério do Esporte, lançaram quinta-feira, dia 27, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju, o programa ‘Segundo Tempo’, que exercerá atividades esportivas e educativas em 40 municípios do estado. Ao todo, serão 50 núcleos que atenderão 10 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos na prática das seguintes modalidades esportivas: atletismo, futsal, futebol, natação, handebol, voleibol, xadrez, karatê, judô e basquete.
O Programa Segundo Tempo será executado pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer em parceria com o Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio das atividades esportivas e lazer realizadas no contra-turno escolar. Tem a principal finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.
Alguns meses atrás, foi colocado um banner intitulado “AQUI TEM Segundo Tempo” nas dependências do Colégio Estadual Murilo Braga, com isso foi criada uma grande expectativa por toda a comunidade escolar em receber este programa, como meio de desenvolver cada vez mais o esporte no colégio. Ainda não temos a data confirmada para a realização do mesmo, mas vamos aguardar com muita expectativa e entusiasmo, será a primeira vez que o CEMB receberá um programa esportivo deste nível.
Fontes: Agência Sergipe de Notícias, Ministério do Esporte e do Blog.
Professor José Costa
CREF 000245-G/SE
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Nordestão Salesiano: esporte e cidadania
Trabalhei 21 anos no Salesiano de Aracaju e destes, participei por 20 anos como professor de basquete de uma das maiores competições esportivas do Nordeste, O Nordestão Salesiano, o qual me enriqueceu profissionalmente e como ser humano. Foram anos maravilhosos que nunca esquecerei pelas amizades que construi, a experiência adquirida, as aprendizagens, as viagens a cada estado culturalmente diferente, por tudo de bom que contribuiu na minha formação de educador.
O Nordestão é uma grande confraternização que envolve atividades esportivas, culturais, sociais e religiosas entre alunos, professores e diretores para vivenciar o espírito de família que caracteriza o estilo Salesiano de educar; promovendo e enaltecendo a prática desportiva e cultural como instrumentos indispensáveis na formação integral dos alunos de acordo com os ensinamentos de Dom Bosco, “pai e mestre da juventude”. Ele é realizado com as participações dos colégios que fazem parte da Inspetoria Salesiana do Nordeste e da Província Maria Auxiliadora das Irmãs Salesianas e alguns colégios de outras inspetorias que são convidados pelo colégio sede.
O Nordestão é um evento sediado a cada ano por um colégio dos Estados da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco ou Sergipe. Este ano será realizado em Salvador-BA, de 29 de junho a 03 de julho. O Salesiano de Aracaju já realizou a competição por quatro vezes.
Para os colégios participarem do Nordestão são realizadas várias etapas de preparação com suas equipes, do início do ano até a competição, como: seleção dos alunos; reuniões com os atletas e pais; treinamentos e amistosos; eventos para angariar fundos e os preparativos para a viagem ou de organização para o colégio sede.
A programação do Nordestão é vasta e rica em atividades para os alunos e professores participarem como: Solenidade de Abertura, com a presença de todos os colégios; Momento de Oração, em todos os locais do evento antes do início de cada dia de competição; Noite Cultural, com apresentações artísticas envolvendo a cultura de cada Estado; Missa do Atleta; Noite livre com “city tour”; Festa do Atleta e a Solenidade de Encerramento, premiando os colégios participantes e os atletas vencedores.
Que Deus, Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora ilumine e guie os passos de todos os alunos, professores e organizadores do Nordestão; e que todos se considerem vitoriosos antecipadamente por participarem deste grandioso evento, que é significado de esporte, festa, educação, cultura e cidadania.
Por José Costa
Ex-professor do Colégio Salesiano de Aracaju
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Lei obriga escolas públicas e privadas a ter biblioteca
Todas as instituições de ensino públicas e privadas do país deverão ter bibliotecas, segundo lei sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (25). De acordo com o texto, "considera-se biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura".
O acervo mínimo exigido será de um livro por aluno matriculado. Caberá ao respectivo sistema de ensino adaptar o acervo conforme as necessidades, promovendo a divulgação, preservação e o funcionamento das bibliotecas escolares.
As escolas terão até dez anos para instalar os espaços destinados aos livros, material videográfico, documentos para consulta, pesquisa e leitura.
Foi publicada também no Diário Oficial desta terça a autorização para que sejam instaladas salas de aulas em presídios, destinadas a cursos de ensino básico e profissionalizante. O texto, que altera a lei nº 7.210 de 11 de julho de 1984, entra em vigor na data de sua publicação.
Fonte: Agência Brasil.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Um apelo pelo esporte
Na prática esportiva, o jovem aprende a ter disciplina, a se esforçar em busca de resultados e a trabalhar em equipe. Nas quadras, pistas, piscinas e nos campos, os jovens encontrarão alegria e prazer verdadeiros nos exercícios físicos.
Os jovens já vivenciam muitas cobranças na rotina de suas vidas. São cobrados na escola pelos professores em relação às notas e vestibular; em casa, pelos pais; na boca dos políticos, quando dizem que o futuro da nação está nas mãos deles. O esporte, então, acaba se tornando uma importante válvula no exercício da liberdade.
Aliado às cobranças, o jovem tem à sua disposição o mundo da informática e da internet e suas infinitas facilidades, onde é possível estudar e até ter relacionamentos de amizade e de paixão sem botar o pé fora de casa, podendo surgir um jeito individualista de viver, como se o planeta se resumisse a uma tela de computador e a um quarto. E sem falar no vídeo game que viciam os jovens e tomam parte de seu precioso tempo. E quem sai perdendo com tudo isto são os próprios adolescentes, que a cada dia estão ficando mais obesos e sedentários pela falta de prática esportiva; tornando-se no futuro, adultos estressados e com problemas de saúde. O esporte está perdendo espaço na vida dos jovens para a internet,celular, shopping, festas e baladas, vídeo game, sexo e infelizmente para as drogas.
Peço aos pais que incentivem e apóiem seus filhos a praticarem um esporte; às escolas que promovam o esporte, além da educação física, que é obrigatória por lei; aos governos que construam quadras esportivas, campos de futebol amador, piscinas e promovam mais competições esportivas para as crianças e os jovens com o objetivo de afastá-los de algumas futilidades da vida moderna.
É por meio do esporte que os jovens, no meio de amigos reais e com a ajuda de um professor qualificado, vão descobrir uma série de valores aplicáveis no dia-a-dia, como: a amizade dos colegas de equipe, respeito aos adversários, aprender a ganhar e perder, trabalho em conjunto, liderança, justiça, equilíbrio emocional e responsabilidade.
Que todos se unam; escolas, pais, educadores e governos para o bem-estar das crianças e dos jovens, via o esporte, por ser ele um excelente meio de formação físico-moral e social para todos os seres humanos.
Valorizem o esporte!
Por Professor José Costa
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