terça-feira, 24 de junho de 2014

Wilson Cunha, Gia, uma história de vida em prol do esporte

Em Itabaiana, tem homens e mulheres com belíssimas histórias de vida, e uma delas é a de Wilson Cunha, popularmente conhecido como Gia. Itabaianense, desportista nato e político sem mandato na atualidade, mas que já foi vereador, deputado estadual e federal. Gia sempre colocou seus mandatos políticos em prol do esporte, principalmente do futebol e futsal.

Wilson da Cunha é filho de Antônio Francisco da Cunha e Joana Perpétua da Cunha, nasceu no povoado Água Branca, Itabaiana-SE, em 10 de Agosto de 1951. Com 1 ano de idade veio morar na cidade na Rua Nova. Cursou o antigo primário na escola de Maria Branquinha e da 5ª série até o 3º ano no Colégio Estadual Murilo Braga, onde se interessou pela prática de futsal nas aulas de educação física com o professor Manoel da Costa Lima.

Ainda jovem, Gia começou a praticar e ter a paixão pelo futsal na quadra do GLEI, localizado na Rua Antônio Dutra, atualmente a loja de M Sobral.    

Em 14 de Setembro de 1972, Gia fundou o Coritiba Football Clube com suas cores, nome, escudo e uniforme em homenagem ao Coritiba do Paraná. Gia formou a primeira equipe do Coritiba com atletas que estudavam no CEMB e participou de vários campeonatos de futsal no GLEI, inclusive com ele jogando ou sendo dirigente. Na mesma época, o Coritiba disputou vários campeonatos em Aracaju representando a cidade de Itabaiana.

Na década de 80, houve uma rivalidade muito grande no futsal de Itabaiana entre Coritiba e Independente, as duas equipes da cidade, que disputaram alguns campeonatos sergipano promovidos pela FSFS. Inclusive, essa rivalidade ocorreu também no basquete, onde ambas as equipes participaram do campeonato serrano em 1988 e 1989. As disputas do futsal eram realizadas no Ginásio do SESI e as do basquete no Módulo esportivo.

O Coritiba foi heptacampeão sergipano de futsal, entre 1993 e 1999, participou de três campeonatos brasileiro de futsal, conquistou os títulos da Copa do Nordeste em 1992 e da Copa Norte-Nordeste de futsal em 1998. Atualmente, o Coritiba está afastado das quadras de futsal. Gia, por diversas vezes, atuou como técnico do Coritiba de futebol e futsal quando o clube não estava fazendo boas campanhas nos campeonatos e conseguiu obter vitórias memoráveis pelo seu conhecimento e amor ao esporte.

No futebol, o Coritiba conquistou o título de campeão da segunda divisão do campeonato sergipano em 1999 e 2013, foi vice-campeão da primeira divisão do sergipano e também participou da Copa do Nordeste de futebol em 2000. O Coritiba foi campeão do Campeonato Sub-17 de futebol, em Cascavel-Paraná, em 2005. Atualmente disputa a primeira divisão do Campeonato sergipano. O mando de campo dos seus jogos de futebol é no Estádio Presidente Médici e tem como sede o Módulo Esportivo de Itabaiana. Gia tem um grande mérito como desportista, o de colocar um segundo time de futebol na cidade e representá-la no campeonato sergipano, visando dar oportunidades e um futuro melhor aos jovens itabaianenses através do futebol.

O primeiro mandato político de Gia foi como vereador em 1983 e reeleito em 1988. Em 1990 foi eleito deputado estadual e em 1994, eleito deputado federal. Wilson Cunha também foi Secretário de Articulação com os municípios no Governo de Albano Franco. Em sua vida pública sempre utilizou os seus mandatos em prol do esporte, apresentando projetos ou cobrando dos governos uma política de incentivo ao esporte.

Como vereador indicou a construção de várias quadras esportivas e campos de pelada no município, chegando a construir um campo de futebol no povoado Cajaíba com recursos próprios, favorecendo a juventude da comunidade.

Como deputado estadual indicou a reforma, ampliação e calçamento do Estádio Presidente Médici e solicitou a construção do Ginásio de esporte José Milton Machado, o Miltão, ao governo do estado.  Patrocinou algumas participações do Colégio Estadual Murilo Braga nos Jogos da Primavera.

No mandato de deputado federal, ele foi integrante da comissão de esporte da Câmara Federal e participou da audiência pública com o Ministro do Esporte Edson Arantes, Pelé, onde solicitou a construção de um centro esportivo em Sergipe que atendesse a todos os esportes. Foi Gia que indicou e conseguiu os recursos financeiros para a construção da Escola Agrícola de Itabaiana com um campo de futebol anexo à instituição. Ele também administrou o Estádio Presidente Médici e o Ginásio de Esportes José Milton Machado, o Miltão.

Desde 1994, o Governo do Estado cedeu como comodato às instalações do Módulo Esportivo de Itabaiana a Wilson Cunha, pois estavam abandonadas durante 6 anos. Com recursos próprios reformou a sede, o campo de futebol com aumento de suas dimensões oficiais, a pista de atletismo, murou e arborizou suas dependências que correspondem a 22 mil metros quadrados, oferecendo uma estrutura com qualidade a população.

No Módulo Esportivo, Gia fundou a escolhinha de futebol de campo com crianças da comunidade, realiza diversos campeonatos nas categorias sub13 e sub17, permite a educação física escolar dos colégios municipais e estaduais e a realização dos campeonatos de futebol dos Quarentões e amador da cidade. Por tudo isso, com a administração de Gia no Módulo foi proporcionado à comunidade uma área de lazer e esporte para melhorar a vida do cidadão, pois a mesma ficou esquecida pelo poder público por muito tempo.

Um dos grandes sonhos dos desportistas itabaianenses é a construção de um ginásio esportivo que atenda a toda população, e este sonho será concretizado em breve, pois foi com a indicação de Gia e com o apoio do Senador Eduardo Amorim que o governo do estado construirá o ginásio de esporte no Módulo Esportivo.

Com uma missão incansável de promover e patrocinar o esporte em sua terra, Gia em sua trajetória de vida é um exemplo de desportista, cidadão e político desprovido de interesses pessoais e promocionais, colocando-se à disposição e contribuindo em projetos esportivos que melhorem a vida de todos os cidadãos itabaianenses.

Com Informações de Wilson Cunha, Gia

Por Professor José Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário