segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Como melhorar a educação no Brasil


DICAS PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO

Todos na escola

97,8% das crianças e jovens brasileiros estão na escola. Mas ainda temos mais de 610 mil crianças de 7 a 14 anos fora das salas de aula. Por isso, se você souber de alguma criança e adolescente que não frequenta a escola, faça a sua parte. Converse com os pais ou leve o caso ao conselho tutelar mais próximo e ajude garantir o direito de aprender de cada um de nossos meninos e meninas.

Conselho escolar

Toda escola tem, ou deveria ter, um Conselho Escolar. Dele participam o diretor, professores, pais, alunos e outras pessoas da comunidade. A função do conselho é acompanhar a vida da escola e dos alunos, fiscalizar as contas, cuidar para que os alunos aprendam e não abandonem os estudos. Descubra se na escola do seu filho tem Conselho Escolar e participe.

Eleições - Educação e promessas

Estamos em plena época de eleições para presidente e governadores. Nos comícios, no horário eleitoral os candidatos falam das suas promessas para melhorar as cidades e a vida dos eleitores. Que tal você procurar saber o que o seu candidato pretende fazer pela Educação? Porque a Educação sozinha não resolve os problemas do desemprego, da saúde, da violência, mas nada disso se resolve de verdade sem que a gente melhore a Educação. Educação de qualidade é o que as nossas crianças precisam para ter mais oportunidades na vida, para ter salários melhores quando forem para o mercado de trabalho. Educação de qualidade é criança na escola, aprendendo. É criança lendo e entendendo o que está lendo. E se a Educação não é prioridade para o seu candidato, mude de candidato.

Parceria entre pais e professores

Você que é pai ou mãe, que tal ir à escola conversar com o professor? Saber se o seu filho está aprendendo, se ele presta atenção na aula, se tem alguma dificuldade para acompanhar as matérias, se ele respeita e é respeitado pelos professores, pelos funcionários e pelos próprios colegas. Que tal ir lá conversar com o professor para saber se a escola está bem equipada, se tem biblioteca, se tem livros suficientes, se o laboratório funciona bem e se a qualidade da merenda é boa? Quando o assunto é Educação, pais e professores têm que dar as mãos e jogar juntos, ou quem perde são as nossas crianças e jovens. São atitudes simples assim que vão ajudar a melhorar muito a qualidade da Educação.

Valorização do professor

Professor é um dos principais profissionais que existem. Depende dos professores o sucesso da maioria dos outros profissionais. Quanto melhor o professor, melhor a aprendizagem dos alunos que ele ajudará a formar. E o que é um bom professor? É aquele que acredita que todos os alunos têm capacidade de aprender e se esforça para que eles aprendam a cada dia uma coisa nova, que prepara as aulas com antecedência, e que não falta por qualquer motivo. Professor bom é aquele que tem disposição, calma e paciência, que dá atenção e que é próximo dos alunos. Os professores merecem ser valorizados, merecem ser respeitados. Respeite o professor, pois ele é muito importante para o futuro de todos os brasileiros, fazendo do Brasil um país com mais oportunidades e menos desigualdade.

Participação na vida escolar

Uma dica para você, que é pai ou mãe: além de ajudar e estimular seu filho em casa, você pode e deve participar do dia-a-dia da escola, conhecer o calendário escolar, saber o que seu filho deve aprender durante este ano letivo e também o que deve aprender durante as férias. Afinal, não basta mandar a criança para a escola, é fundamental saber se ela está aprendendo o que está sendo ensinado. Participe diariamente da vida escolar do seu filho.

Direito a ensino de qualidade

Você que é pai ou mãe tem o direito de cobrar um ensino de qualidade para seus filhos. Ou seja, professores qualificados e comprometidos em fazer as crianças aprenderem de fato, escolas bem cuidadas, instalações seguras, laboratório de ciências, biblioteca, equipamentos de informática. Por isso, é importante que você participe das reuniões com os professores e a direção da escola.

Educação Infantil

A Educação Infantil é a primeira etapa da vida escolar das crianças, é a porta de entrada para o mundo do aprendizado. Mas nem a creche nem a pré-escola substituem o papel da família na Educação dos filhos. Dar amor, carinho, atenção, ensinar valores, incentivar e acompanhar de perto o dia-a-dia escolar são tarefas dos pais. Participar, desde os primeiros dias, da vida escolar da criança é muito importante para que ela cresça segura e aprenda cada vez mais.

Escola e comunidade

A escola pública, como o próprio nome diz, é pública, ou seja, é sua. Você que é pai ou mãe, participe da escola dos seus filhos, vá às reuniões, dê sua opinião, converse com os professores, participe das decisões que mexem com a vida dos seus filhos: material escolar, melhorias na infra-estrutura, mudanças nas aulas, qualidade da merenda. Quando escola e comunidade trabalham juntas, quem ganha é o aluno.

Escola pública é de todos

Escola pública significa que ela é de todos e de cada um de nós. E já que ela é sua, participe! Uma boa escola é aquela que tem apoio e a participação da comunidade: ajude a promover eventos de esportes, música, teatro, cinema, dança, artes na escola, e incentive outras pessoas da comunidade a fazerem o mesmo. Escola pública é para ficar aberta para a comunidade, não fechada.

Educação é responsabilidade de todos

Muita gente tem o costume de por a culpa de tudo no professor. O ensino está ruim, a culpa é do professor. O filho foi reprovado, a culpa é do professor. A escola está mal conservada, a culpa é do professor. Mas não é bem assim. O professor é fundamental na Educação das nossas crianças e jovens, mas ele não é o único responsável. Os pais têm que participar da vida escolar dos filhos, cobrar dedicação nos estudos, acompanhar, não deixar que faltem às aulas. O governo deve investir em Educação de qualidade, na capacitação dos professores e cuidar das suas escolas. O diretor deve organizar o planejamento da escola com participação da comunidade escolar e os pais devem participar do dia-a-dia da escola. Ou seja, Educação é responsabilidade de todos e não só do professor. Só assim o Brasil e a Educação vão melhorar.

Direito de aprender

Você sabia que seu filho tem direito a, no mínimo, 4 horas de aula por dia? E que é obrigação da escola garantir a presença de professores nas salas de aula e atividades todos os dias? E mais: professor bom é o que ensina, que apóia e incentiva seu filho a aprender! Por isso, cobre da escola, dos professores e dos diretores uma Educação de qualidade para seus filhos. E se isso não funcionar, procure a Secretaria de Educação de sua cidade e faça valer os seus direitos.

Educação é como Novela

Uma coisa que os brasileiros adoram é novela. Podem perguntar por aí: todos sabem o que aconteceu no capítulo de ontem. Se os pais tivessem o mesmo interesse pela Educação dos seus filhos como tem pelas novelas, o Brasil seria outro. Você que é pai ou mãe, você sabe o que seu filho estudou na escola ontem? Sabe se ele fez a lição de casa? Se o professor estava lá para dar aula ou faltou? Se você não sabe, deveria saber. Educação é como novela, tem que acompanhar todo dia. Ver se a escola está bem cuidada, se o professor está lá dando aula, ver se seu filho está aprendendo mesmo. E isso tem que ser todo dia, para ter um final feliz, como nas novelas. E estas recomendações servem também para os avós, tios, padrinhos e amigos, porque para melhorar a Educação, todo tem que fazer a sua parte.

Mais escolas boas

Na verdade, além de mais escolas, precisamos de mais escolas boas. E Escola boa é aquela em que o aluno aprende. Escola boa é aquela em que o professor não falta. Precisamos cobrar qualidade na Educação e não só quantidade de escolas. Não basta o aluno estar na escola, precisa estar aprendendo português, matemática, geografia, história. Pegar um livro e entender o que está lendo.É a qualidade da Educação oferecida pelas escolas que vai mudar para melhor ou pior o futuro de cada uma das crianças e jovens do nosso Brasil.

A importância da Educação Infantil

Imagine um grande prédio! Para ele ser resistente, seguro, a sua base precisa ser construída com muito cuidado e atenção. A Educação Infantil é como se fosse a base desse prédio, é a primeira etapa da Educação das nossas crianças. É a primeira base, que vai ajudar o aluno a crescer, aprender e se desenvolver. Uma base sólida é o primeiro passo para o sucesso escolar. Não deixe que nenhuma criança fique fora da pré-escola.

Leitura

Uma ótima maneira de ajudar a alfabetização dos filhos é incentivar a leitura. Quanto mais a criança convive com os livros, mais ela gosta de ler, mais palavras ela aprende e melhor se sai na escola. Desde cedo, conte histórias, leia com seus filhos e peça que eles leiam para você. Pode ser um livro, um jornal, uma revista, o importante é ler, quanto mais, melhor. A leitura pode ser uma maneira gostosa e divertida de aprender.

Investimentos em Educação

Para garantir Educação de qualidade precisamos de todas as crianças na escola, sendo alfabetizadas até os 8 anos, aprendendo o que é adequado a cada série e concluindo o Ensino Médio até os 19 anos. E para isso as verbas destinadas à Educação devem ser ampliadas e muito bem administradas. Os Secretários de Educação são os principais responsáveis pela boa gestão e pela qualidade da Educação. Fique de olho, acompanhe o trabalho deles e cobre resultados.

Vagas para a Educação infantil

Nem todos sabem, mas as crianças têm direito, por lei, a vagas na creche e na pré-escola. É obrigação dos prefeitos oferecer vagas a todas as crianças. É responsabilidade do prefeito e do secretário de Educação garantir Educação Infantil de qualidade nesta fase tão importante da vida escolar das crianças. Cobre e ajude a efetivar este direito de todas as nossas crianças.

Respeito ao Professor

Todos os profissionais merecem respeito, mas tem um que é muito especial: o professor. O professor é aquela pessoa que abre as portas para a gente. As portas do conhecimento, da sabedoria, as portas de um futuro melhor. Por isso é que você estudante, precisa respeitar e valorizar os seus professores. É com a ajuda deles que você vai conseguir vencer nos estudos e vencer na vida.

Leitura nas férias

Educação é um tema que deve fazer parte do dia-a-dia dos seus filhos sempre. Aproveite quando eles estão de férias e incentive a leitura. Vá com eles a uma biblioteca ou a uma livraria, mostre as estantes infantis e deixe que escolham um livro. Em casa, aproveite para ler livros para os menores ou para orientar a leitura dos maiores e explique, se eles não entenderem bem a história.

Participação nas atividades

Eu, você, todos podemos e devemos contribuir para a melhoria da Educação de nossas crianças e jovens. Existem diversas maneiras simples de você que é pai ou mãe apoiar e participar da vida escolar de seus filhos. Você pode ajudar a promover eventos de esportes, música, teatro, cinema, dança, artes na escola, além de incentivar outros pais e mães ou outras pessoas da comunidade a fazerem o mesmo.

Tempo para Educação

A vida da gente anda sempre corrida, não dá tempo para nada. Mas para uma coisa você que é pai ou mãe precisa arranjar um tempinho: acompanhar a Educação dos seus filhos. Sempre que possível, vá às reuniões, converse com os professores, dê a sua opinião sobre as melhorias na escola, na qualidade da merenda. Quando escola e comunidade trabalham juntas, quem ganha é o aluno.

Direito a transporte

Para quem mora na zona rural ou numa localidade que não tem escola, é obrigação do governo oferecer aos alunos transporte para a escola mais próxima. Ninguém deve desistir de estudar porque não há escolas no local onde mora. Ninguém deve abrir mão do direito de aprender. Ter transporte e Educação de qualidade não são favores, são direitos de todos.

Dinheiro bem usado na Educação

Você sabe quanto da verba do seu município vai para a Educação? Deve ser, no mínimo, 25%. É o município – portanto o prefeito - que decide como usar esse dinheiro. E a gente precisa ficar de olho porque a verba precisa ser usada para melhorar a qualidade da Educação, para que as crianças aprendam. Para garantir que as crianças não estejam apenas indo à escola, mas aprendendo de verdade. Uma criança aprendendo, é sabendo ler, escrever, entender o que está lendo, sabendo fazer contas de somar, diminuir, dividir e multiplicar. Porque se a criança não aprende desde cedo essas coisas tão simples e tão importantes, lá na frente vai ter muitas dificuldades nos estudos. Por isso, acompanhe o que é feito com o dinheiro destinado à Educação.

Cobrando as promessas dos governantes

Quando passam as eleições, você se lembra o que o seu candidato disse que ia fazer pela Educação? Geralmente esquecemos de acompanhar e de cobrar as promessas. E não deve ser assim, os governantes, os deputados e vereadores foram eleitos por nós, são nossos representantes, e devem fazer o que é melhor para todos nós. Precisamos cobrar, ver o que não foi feito e que precisa ser feito. Nossas crianças e jovens precisam de uma Educação de qualidade. Da próxima vez que for decidir em quem votar, pense nisso.

Creche e pré-escola

Nem todo mundo sabe, mas toda criança de 0 a 5 anos tem direito a uma vaga na creche ou na pré-escola. A prefeitura tem obrigação de oferecer vagas a todas as crianças que precisarem, e não é qualquer creche ou pré-escola, tem que ter qualidade. Uma boa Educação infantil é muito importante na vida escolar das crianças. Por isso, você que é pai, você que é mãe e tem filhos pequenos, exija o direito deles a uma Educação Infantil de qualidade. Educação não é favor nenhum, é direito.

Fonte: www.todospelaeducacao.org.br

Um comentário:

  1. Eu acho assim se voce quer respeito tem que dar respeito,se quer que te tratem educadamente tem que tratar o próximo educadamente,se voce não quer pra voce não faça pros outros !

    ResponderExcluir