quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O Colégio Estadual Murilo Braga responde



É fato a crise que se abate hoje sobre o Colégio “Estadual Murilo Braga” ela não tem início recente, ela, existe há décadas, quando a escola pública de uma maneira geral começou a passar por um processo de desmonte. Como também chama a atenção o fato de, somente em período eleitoral, as “más línguas“ se ocuparem de execrar publicamente esse importante patrimônio do povo itabaianense (e sergipano) com o intuito de tirar proveito político. Todos precisam entender a dificuldade de se manter a “coisa pública” funcionando em nosso país, sobretudo quando se trata de um colégio do porte Murilo Braga.

Assim como as causas ambiental, de saúde e de segurança pública devem fazer parte da preoucupação de todos, a causa do Colégio Murilo Braga, que é educacional, deve der abraçada por todos: governo, sociedade, meios de comunicação.

Quase ninguém se preocupa em relatar a importância da contribuição dada à educação pelo CEMB em suas seis décadas de história. A sociedade, de uma maneira geral e a imprensa, de modo particular, não procuram relatar as realizações positivas feitas pelo Colégio Estadual “Murilo Braga”. Vamos a essas realizações: terceiro lugar na IV Olimpíada Ambiental do Estado de Sergipe; alunos campões de campeonatos de xadrez realizadas em nosso estado; campeão de aprovação no vestibular 2010; bom resultado no Enem; implantação do Ensino Médio Inovador; palestras educativas sobre vários temas, como o tema do crack e outras drogas; realização do evento “Conhecendo os cursos da UFS que tem o propósito de facilitar a escolha do curso universitário por parte do aluno da escola pública; desenvolvimento de vários projetos em parceria com a UFS; execução do projeto “Primavera Literária” e atividades folclóricas entre outros.

Como se vê, a imprensa e as más línguas não dão ênfase aos aspectos positivos da instituição “Murilo Braga” que apesar dos pesares, é dona de uma excelente equipe de professores, alguns até mestres e doutores, a escola passará em breve por uma reforma em sua estrutura física e receberá um incremento com a inserção do ensino profissionalizante.

Não se pretende com essa nota esconder a crise ou “empurrar o lixo para debaixo do tapete”, mas sim ressaltar que a instituição devido a alguns contratempos e a falta de interesse de algumas pessoas, possa superar a esse momento e sair dele mais fortalecida e preparada para enfrentar os desafios da modernidade, contribuindo para a formação das gerações presente e futura.

Avante “Murilo Braga”, e abaixo às criticas maldosas. Valorize esse estabelecimento de ensino, que é responsável pela formação de muitos cidadãos que hoje ocupam lugar de destaque na sociedade.

Professores do CEMB

Um comentário:

  1. Parece que o itabaianense ainda não aprendeu a valorizar o seu patrimonio. Em qualquer área do estado (particular e pública) você encontra ex-alunos do CEMB e geralmente são respeitados e destacados. O complexo de cachorro viralata que nos foi ensinado durante o golpe de 1964 até os dias atuais pela grande mídia é o que nos leva a esse comportamento. Tudo o que vem de fora é melhor e o que é público não presta. Nó brasileiros (inclusive os itabaianenses) somos bom e apesar de tudo ruím que falam estamos adquirindo respeito internacional a cada dia.

    ResponderExcluir