quarta-feira, 25 de abril de 2012

Alimentos que fazem bem para a pele

Confira quais alimentos você deve ingerir no seu cardápio para manter a pele hidratada e saudável

Diferentemente do que se pensa, a famosa e tradicional frase “Você é o que come” é a mais pura verdade. Isso porque a saúde do seu corpo e da sua pele depende fundamentalmente dos alimentos que você ingere diariamente.

Por isso, é preciso redobrar a atenção e os cuidados e verificar se você está realmente se cuidando. O Dicas de Mulher trouxe algumas opções de alimentos que fazem bem para a pele. Confira.

As proteínas denominadas de colágeno e elastina são as responsáveis por dar sustentação à pele. Para isso, é fundamental o consumo de alimentos ricos em vitaminas A, C, cobre e cálcio. As frutas vermelhas, por exemplo, são ótimas opções para você incluir no seu cardápio, já que elas são ricas em vitaminas C.

Segundo a nutricionista Ligia Kogos, as folhas verdes contêm anticancerígenos naturais. “A couve, brócolis, rúcula, espinafre e almeirão, por exemplo, favorecem o viço e a normalização da pele, regularização de irritações e dermatites”, comenta.

Os alimentos ricos em ferro, além de prevenir anemias, deixam os cabelos e as unhas mais fortes. “O feijão, lentilha, carnes vermelhas, como o fígado, devem ser ingeridos em associação com frutas ricas em vitamina C, como laranja, limão, acerola e caju, por exemplo”, explica a nutricionista.

Para quem tem muitas espinhas, a nutricionista sugere ainda o consumo de mamão, cenoura, pimentão, abóbora, pois são ideais para regular as irritações crônicas. “Para quem tem pele muito áspera, cravos e tendências de acne, as vitaminas A são recomendadas”, comenta Ligia.

Além de oferecerem um toque ainda mais especial ao prato, os azeites de oliva extravirgem tem poder antioxidante. “O azeite diminui o ressecamento da pele, melhora a cicatrização e auxilia nas inflamações”, diz Ligia.

No verão, comer tomates e melancia ajuda na prevenção do bronzeado. “As cenouras também mantém o bronzeado da pele, além também de ter vitamina A e E”,afirma a nutricionista.

As frutas com vitaminas C, como a laranja, limão, tangerina e acerolas favorecem a imunidade do organismo humano. “Quem consome esses alimentos tem menor vulnerabilidade a hematomas e equimoses”, comenta Ligia.

As indesejadas estrias e celulites podem ser evitadas com exercícios físicos, mas o consumo de colágeno favorece na firmeza da pele. “O colágeno está presente no mocotó, nas gelatinas e combatem a celulite e a flacidez do corpo”, diz Ligia.

É preciso evitar

Segundo Ligia Kogos, é recomendado não consumir certos tipos de alimentos para garantir uma pele perfeita. São eles: sal em excesso, bebidas alcoólicas, frituras e enlatados. “Os carboidratos em excesso também devem ser evitados, pois eles contribuem para a celulite, gordura localizada e flacidez”, comenta.

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/alimentos-que-fazem-bem-para-a-pele/ - Por Ana Carolina Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário