sábado, 21 de abril de 2012

8 alertas do corpo que indicam que sua saúde não vai bem

Fique atenta aos sinais que seu corpo dá, pois quanto mais cedo detectado um problema de saúde, mais fácil é o tratamento e a prevenção contra complicações

Dor de cabeça diária, crises de soluço, febre ou falta de ar constante, dores abdominais, corpo inchado, dormência ou formigamento em algumas partes do corpo ou muita tontura. Você se identifica com algum destes problemas? Se sim, fique sabendo que eles podem ser sinais de que a sua saúde precisa de uma atenção especial.

Quando o organismo está debilitado, seja por um simples problema ou por doenças mais graves, o corpo fica indisposto e recebe alertas que, na maioria das vezes acabam sendo desprezados, pois são considerados como um mal-estar passageiro.

No entanto, quando esses alertas persistem, não é recomendado se automedicar e sim procurar imediatamente um profissional especializado no assunto. Quanto mais cedo é detectado o problema, mais fácil é o tratamento e a prevenção contra complicações.

Conheça agora 8 alertas do corpo que indicam que sua saúde não vai bem e quais são suas possíveis causas. Vale lembrar que somente um diagnóstico médico pode indicar os causadores de cada sintoma, bem como o tratamento adequado para cada caso.

1 – Dor de cabeça
Diversos fatores como estresse, sinusite, hipertensão, insônia, fraqueza nervosa, anemia, deficiência de oxigênio entre demais problemas podem levar a dores de cabeça que variam entre a leve até a mais dolorosa. Uma simples dor de cabeça, pode acabar se tornando uma enxaqueca insuportável. Em casos mais extremos, ela pode ser um alerta para doenças mais graves relacionadas a problemas estruturais da cabeça como tumor, meningite, encefalite e hemorragia cerebral.

2 – Edema
O edema é o inchaço do corpo devido a retenção de líquido que pode acontecer devido a fatores dos mais simples aos mais graves. O excesso de líquido no corpo pode ser causado por falta de atividade física, calor intenso, menstruação, gravidez e por utilizar alguns medicamentos. Ele também pode ser um alerta para doenças mais sérias como insuficiência cardíaca e pulmonar, tireóide, doença hepática, diabetes, lesões nos rins e alergias.

3 – Soluço
O soluço geralmente surge em situações como comer muito depressa ou em grandes quantidades, se a garganta ou o estômago estão inflamados, em casos de muito nervosismo ou até mesmo quando está muito frio. A duração normal de um soluço é por apenas alguns minutos, mas caso aconteça com maior frequência e por períodos prolongados, é preciso se preocupar.
O soluço também pode ser um alerta de doenças como asma, bronquite, doença de fígado, intestino e rins. É preciso ficar atenta também pois em alguns casos, o soluço pode estar alertando para doenças mais graves como pneumonia e ataques cardíacos.

4 – Febre
A sensação de queimação, calafrios e indisposição não querem dizer somente que você está com um resfriado, indicam também que o corpo está em estado febril. A febre é muito importante para a defesa do corpo contra infecções e surge para alertar de que algo está errado.
A temperatura normal do corpo é de 37ºC e qualquer alteração acima dessa média, considera-se febre. Além da gripe, inflamação ou infecção, a febre também pode ser um alerta de doenças mais graves como: lesão cerebral, doença do sistema endócrino, insolação, envenenamento ou até mesmo o câncer.

5 – Falta de ar
Aquela sensação de falta de ar ao praticar exercícios que exigem muito esforço ou até mesmo ao subir uma escada pode ser considerada normal, mas se a dificuldade respiratória é grande ou a todo momento, isso é um sinal de que pode haver algum problema com o seu corpo. As doenças cardíacas, obstrução ao fluxo de ar, ansiedade, pulmonar e muscular, têm a falta de ar como um alerta de que o corpo está debilitado.

6 – Dor abdominal
A sensação de incômodo na região abdominal pode variar entre uma dor suportável até doloridas pontadas que acabam sendo insuportáveis e podem ser transitórias, durar por alguns minutos ou em casos mais graves, até horas.
Geralmente, a dor abdominal se origina no sistema digestivo, mas pode significar diversas doenças diferentes, como obstrução intestinal ou constipação crônica, intoxicação alimentar ou alergia, apendicite, indigestão e azia, úlceras, infecção urinária e pedras nos rins.

7 – Dormência e formigamento
A sensação de dormência e formigamento no corpo geralmente acontece nas mãos, pés, braços e pernas e pode ser causada por uma simples posição sedentária por um longo tempo, alguma lesão do nervo ou falta de suprimento sanguíneo na região afetada. Mas além disso, a sensação ruim também pode estar associada a algum outro tipo de doença como enxaqueca, diabetes, esclerose, derramos e convulsões. Em casos mais extremos, aparecem sintomas como fraqueza e paralisia.

8 – Vertigem
A tontura ao levantar rapidamente na maioria das vezes é desprezada, mas pode acabar colocando sua saúde em risco. A vertigem ocorre quando há problemas com os mecanismos de equilíbrio do ouvido médio, com o cérebro ou com conexões nervosas entre os dois. Esse sintoma pode ser um aviso para distúrbios benignos da ansiedade, epilepsia, derrame cerebral, tireóide, sífilis cerebral, câncer e demais problemas.

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/8-alertas-do-corpo-que-indicam-que-sua-saude-nao-vai-bem/ - Por Alessandra Busko

Nenhum comentário:

Postar um comentário