quinta-feira, 19 de abril de 2012

Quem fica muito tempo sentado morre mais cedo

Um estudo de enorme alcance, que pesquisou a rotina de mais de 222 mil cidadãos australianos ao longo de três anos, passa uma mensagem bem clara sobre o hábito de passar muito tempo sentado: pessoas que passam mais de quatro horas diárias sobre uma cadeira são até 40% mais propensas a encurtar a própria vida.

É claro que este índice médio de 40%, conforme explicam os cientistas, só se aplica àqueles que realmente abusam do ato de sentar, passando mais de 11 horas por dia nesta posição. Entre oito e onze horas, a mesma taxa cai para 15%.

No entanto, ainda que os médicos estejam certos de que é desaconselhável ficar tanto tempo sentado, não se sabe exatamente porque isso é tão ruim. As principais evidências são as mesmas que se verificam no sedentarismo: exercícios físicos regulares têm efeitos positivos quanto aos triglicerídeos e a pressão sanguínea.

Ou seja, o principal prejuízo não é o fato de estar sentado em si, mas o de não se mover. Em uma sociedade onde a tecnologia nos facilita a vida, evitando cada vez mais que tenhamos que sair de casa para cumprir nossos afazeres, é cada vez mais complicado tornar o exercício físico algo rotineiro. [WebMD]

Fonte: http://hypescience.com/quem-fica-muito-tempo-sentado-morre-mais-cedo/ - Por Dalane Santos

2 comentários:

  1. mais se isso e verdade porque voces não pega uma pessoa velha que ja ta para morrer e coloca ela sentada por 4 horas ou até um dia todo vamos ver o resultado se ela morre era pra mim esta morta porque na minha escola,eu fico sentada mais de 5 horas na minha casa tambem eu acho isso uma mentira mais quem sou eu para jugar os cientintas ou ate mesmo a naza

    ResponderExcluir