sexta-feira, 29 de junho de 2012

5 erros mais comuns de quem vai começar uma rotina de exercícios

Descubra o que você não deve fazer quando decidir se empenhar na atividade física

Geralmente, quando pensamos em fazer exercícios físicos, a vontade acaba sendo realizada tão rápido que não dá tempo de se planejar e se preparar para essa nova rotina. Consequentemente, acaba-se cometendo alguns deslizes que podem resultar na desistência de praticar uma atividade física.

Descubra a seguir quais são estes erros mais comuns e os evite se você for começar a se exercitar em breve. Algumas dicas servem também para quem já está se exercitando a algum tempo e quer ter certeza de que não está cometendo estes erros.

1 – Ter objetivos quase impossíveis ou não ter objetivos

Um dos erros comuns de quem começa a praticar exercícios é determinar objetivos quase impossíveis de serem realizados, por exemplo: diminuir a barriguinha em 1 mês.
Outro erro é não ter nenhum objetivo e começar a se exercitar somente porque você acha que é bom. Pense no que você precisa: melhor flexibilidade, mais tônus muscular ou eliminar gorduras? Se você não tem certeza do que precisa, procure um profissional da educação física para te orientar.

2 – Querer resultados imediatos

Além disso, muitas pessoas que começam a se exercitar querem ver os resultados imediatamente após começar a prática. Entretanto, estima-se que quem faz academia, por exemplo, consiga começar a perceber algum resultado somente após cerca de 3 meses de exercício contínuo. Então, nada de ansiedade. Tenha paciência e os resultados aparecerão.

3 – Exagerar na dose de exercícios

Fazer exercícios muito pesados ou séries com repetições exageradas logo no começo pode gerar tanta dor muscular que você vai acabar desistindo de fazer exercícios. Sendo assim, comece com uma série mais leve, aguente a dor das primeiras semanas e aumente a intensidade e o peso dos exercícios pouco a pouco. Desta forma, você não se sentirá desmotivada a praticar uma atividade física.

4 – Fazer os exercícios sem acompanhamento de um profissional

Achar que consegue fazer exercício físico sozinha pode ser um grande perigo para sua saúde. O exercício quando feito sem acompanhamento pode acabar sendo realizado de forma incorreta e ter consequências graves para sua saúde. Portanto, procure um educador físico antes de definir que tipo de treino vai fazer e siga as orientações do profissional de como fazer cada exercício.

5 – Não praticar a reeducação alimentar

Se você está acostumado a comer fast-food e acha que somente exercício físico vai te fazer emagrecer, você pode estar enganado. A reeducação alimentar tem um papel muito importante nos resultados que a atividade física pode proporcionar. Alimentar-se bem e nutritivamente e evitar alimentos gordurosos demais pode potencializar os resultados que você almeja. Consulte uma nutricionista antes de iniciar os exercícios e adapte a sua dieta às suas necessidades em relação ao seu corpo.

Seguindo estas dicas você pode tirar do exercício físico tudo de melhor que ele pode oferecer, sem os riscos que algumas atitudes podem causar. Cuide da sua alimentação e do seu corpo e sua saúde ficará ainda melhor.

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/5-erros-mais-comuns-de-quem-vai-comecar-uma-rotina-de-exercicios/?utm_source=dicas-newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Unhas_marmorizadas_-_Dicas_de_Mulher - Por Andressa Dias - Foto: Thinkstock

Um comentário:

  1. Humm legal vou tentar seguir esses conselhos quero praticar uma atividade física regular e que dê bons reultados

    ResponderExcluir