domingo, 27 de janeiro de 2013

Saiba o que você pode fazer para prevenir o câncer

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 2011 e 2012, aproximadamente 512 mil pessoas foram diagnosticadas com algum tumor e, até 2030, 17 milhões de pessoas em todo o planeta morrerão vítimas da doença. E a melhor maneira de combate ao câncer ainda é a prevenção; veja a seguir os 10 mandamentos para evitar a doença, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Uma alimentação saudável pode reduzir muito o risco de câncer. Sua dieta deve conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Evite frituras, salgadinhos e alimentos gordurosos e capriche na ingestão de fibras, que evitam o câncer colorretal.

Evite o consumo excessivo de sal, associado ao câncer de estômago, de acordo com a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). Procure limitar a ingestão a no máximo 5 g por dia.

Evite o excesso de carne vermelha, especialmente quando há gordura aparente, além de pele de frango.

Evite o consumo excessivo de embutidos, como linguiça, salsicha e salame. Prefira carne cozida ou assada .

Faça pelo menos 30 minutos diários de atividade física, leve ou moderada. Você pode, por exemplo, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar do jardim, varrer a casa, caminhar ou dançar.

Já está comprovado que a obesidade aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo.

As mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar exame preventivo ginecológico regularmente. O papanicolau ajuda a detectar o HPV, um dos maiores causadores de câncer de colo de útero.

Homens acima de 45 anos e com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigação de câncer da próstata. Também é recomendável que mulheres e homens com 50 anos ou mais realizem exame de sangue oculto nas fezes a cada um ou dois anos.

Mulheres com 40 anos ou mais devem realizar o exame clínico das mamas anualmente e a mamografia deve ser feita conforme orientação médica. Se uma pessoa da família teve a doença antes dos 50 anos, as chances aumentam. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, deve ficar mais atenta. Nesses casos, a partir dos 35 anos, o exame clínico das mamas e a mamografia devem ser feitos uma vez por ano.

Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que duas doses por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a uma dose. Isso corresponde a um copo de cerveja ou a uma taça de vinho.

Evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

Faça diariamente a higiene oral (escovação dos dentes e da língua) e consulte o dentista regularmente.

Lute pelo meio ambiente. Segundo a UICC, a contaminação do ar, do solo e da água com substâncias químicas está envolvida em 1% a 4% dos casos de câncer.

Seja vacinado. Infecções por vírus como o da hepatite B e o HPV podem evoluir para câncer.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/01/23/especialistas-desmentem-eficacia-de-suco-milagroso-contra-o-cancer.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário