sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Como tornar o videogame em uma prática saudável

Por mais importante que seja a prática de atividades físicas nas escolas, existem alunos que praticam esportes ou exercícios a contragosto e, ainda por cima, moram em regiões onde sair para caminhar ou andar de bicicleta é perigoso. Para o espanto de muitos pais, jogos de videogame podem ser uma boa alternativa nesses casos.

“Muita gente diz que o tempo na frente de uma tela é um grande fator no aumento dos índices de obesidade infantil”, aponta o pesquisador Todd Miller, da Escola de Saúde Pública e Serviços de Saúde da Universidade George Washington (EUA). “Mas se uma criança detesta jogar queimada, mas adora Dance Dance Revolution, por que não deixá-la suar jogando videogame?”.

Outros estudos já demonstraram como games que envolvem exercícios físicos podem ajudar crianças a gastar energia e combater a obesidade – centenas de escolas nos Estados Unidos usam jogos desse tipo em suas aulas de educação física. Será que o mesmo princípio poderia valer para escolas públicas, onde há mais estudantes de minorias sociais com risco de obesidade?

Para testar a ideia, Miller e sua equipe reuniram 104 crianças de 3ª a 8ª série de uma escola pública no distrito de Columbia (EUA) e as dividiram em três grupos, cada um com uma atividade: três sessões de 20 minutos de Dance Dance Revolution (jogo em que a pessoa executa passos de dança conforme aparecem na tela), Winds of Orbis (jogo em que a pessoa simula as ações de um super-herói) ou aulas de ginástica comum. Além disso, todas continuariam frequentando normalmente as aulas de educação física.

Exercício suficiente (mas não para todos)

Entre as crianças de 3ª a 5ª série, o gasto de energia com os jogos foi o suficiente para suprir as recomendações gerais de exercícios físicos intensos, feitas por entidades de saúde. Para as demais, contudo, o nível de atividade com os jogos ficou abaixo do necessário – especialmente entre as meninas, que não se empenharam tanto em se exercitar, fosse nas aulas normais, fosse com os jogos.

Naturalmente, se a demanda cresce e a atividade diminui, a criança ou o pré-adolescente passa a ter mais risco de ganhar peso e sofrer as consequências na vida adulta. De acordo com Miller, são necessários mais estudos para descobrir se passar mais tempo jogando games como Orbis e DDR (além das aulas normais de educação física) pode ajudar.[Medical Xpress] [Medical Daily] [ScienceDaily] [Games for Health]

Fonte: http://hypescience.com/como-tornar-o-videogame-em-uma-pratica-saudavel-para-o-seu-filho/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29 - Por Guilherme de Souza

3 comentários:

  1. Professor, os jogos também podem estimular o raciocínio como nesse jogo de matemática, http://www.emundy.com/jogos_online/jogo.php?id=863

    ResponderExcluir
  2. Quem bom; Algo educativo e salutar nos Blogs. Parabéns professor, vou seguir suas dicas com meu filho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maninho, obrigado pelo comentário. Estimule também seu filho a praticar esportes. Continue acessando o blog e divulgue com com os amigos e familiares.

      Excluir