domingo, 7 de abril de 2013

Esportes podem proteger a visão


Quem quer proteger a visão e prevenir problemas relacionados a ela deve conversar com seu médico sobre a prática de atividades físicas. Veja abaixo como os esportes beneficiam os olhos ao prevenirem certas doenças ou ajudarem no controle dessas condições.

Para evitar o ceratocone, que causa mudanças estruturais na córnea, a natação é o esporte mais indicado (sempre com o uso dos óculos protetores). Esse esporte afina a parte central da córnea e diminui os riscos de inflamação nas vias aéreas e nos olhos. Atividades ao ar livre devem ser evitadas, já que a poluição causa crises alérgicas.

Para prevenir ou evitar complicações do glaucoma, as melhores atividades são as aeróbicas, como correr, nadar, caminhar e pedalar, já que elas diminuem a pressão interna do olho em até 45%. Porém, exercícios anaeróbicos devem ser evitados. Atividades que usam a força para o ganho da massa muscular, como a musculação, esportes de impacto e até mesmo certas posições da ioga podem causar um aumento da pressão intraocular, levando a um agravamento da condição.

Na catarata e na degeneração macular são permitidos os esportes aeróbicos e de impacto, desde que sejam usadas lentes com proteção ultravioleta, cuja exposição é um fato de risco para o desenvolvimento dessas condições. A cegueira causada pela catarata é reversível através de cirurgia, mas os danos causados pela degeneração macular são permanentes.

Antes de escolher qual atividade praticar a pessoa deve consultar seu médico. O especialista levará em consideração não apenas o histórico de saúde do paciente, mas também o da sua família, decidindo então qual é o esporte mais indicado para as características e necessidades individuais da pessoa.

LCD Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário