quinta-feira, 4 de abril de 2013

Chás podem ser grandes aliados da beleza


Muito utilizados em cosméticos, eles podem ser também aplicados diretamente sobre a pele

Os chás são remédios naturais e grandes aliados em muitos momentos. Ajudam a combater as dores de cabeça, as cólicas, as gripes e resfriados, as diarréias, e até mesmo o estresse e o cansaço. Mas além de todos esses benefícios para a saúde, os chás se tornaram também um aliado da beleza. Muitos produtos, como cremes e loções, são feitos à base de alguns chás, como camomila, chá verde, e outros. E têm sido inclusive recomendados por dermatologistas, que reconhecem o poder dos chás para casos como manchas na pele, combate à oleosidade e prevenção do envelhecimento.

“Os chás podem beneficiar a saúde da pele. Se houver alguma patologia, deve ser consultado um especialista para o diagnóstico correto e em seguida a indicação de um chá ou fitoterápico específico”, explica a dermatologista Eloísa Pimentel, da Clínica Chai, em Campinas (SP). “Mas é importante fazer o chá de modo correto. No caso de flores, como a camomila, é recomendado fazer a infusão, isto é, se ferve-se a quantidade correta de água, e joga-se sobre a quantidade correta da planta, abafa-se com tampa por 10 minutos, depois coa-se e está pronto para o uso”, diz.

Segundo ela, outras plantas com indicação para pele são a babosa ou aloe vera, em uso tópico, excelente nos casos de queimaduras, e a calêndula, usada em lesões de pele, como assaduras de fralda, por exemplo.

“Se for preventivo para a saúde, chás mais comuns podem ser ingeridos, variando o chá a cada três ou quatro dias, isto é, não se deve tomar sempre o mesmo chá, por muito tempo. É bom lembrar que a pele é reflexo da alimentação e dos hábitos saudáveis”, afirma.

Benefícios dos chás
Os chás podem funcionar tanto como parte integrante de cosméticos, como também se usados diretamente na pele. Quem explica é a dermatologista Tatiana Steiner.

Chá verde:
O chá verde contém muitos antioxidantes. Estudos indicam que ele pode ser usado para beneficiar a flora intestinal e para reduzir o estresse oxidativo, também apresentando características anti-inflamatórias. Com relação ao chá verde, a ciência tem comprovado suas propriedades cosméticas e terapêuticas. É rico em flavonóides, substâncias antioxidantes que favorecem a neutralização dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Portanto, é um aliado na luta contra o envelhecimento.

Camomila:
A camomila é calmante e tem ação vascular. Por isso, compressas de chá de camomila gelado podem ajudar em casos de olheiras causadas por vasodilatação. Elas promovem uma constrição dos vasos do local, aliviando o tom arroxeado. Mas atenção: o tratamento surte efeito apenas quando se ataca o problema de acordo com sua origem. Se você não vê diferença, é provável que esteja adotando um procedimento inadequado. As olheiras podem ter outras causas. É importante consultar o dermatologista para o diagnóstico correto.

Outros chás também podem beneficiar a pele:

Chá de hortelã:
Muito usado em cosméticos por ajudar no rejuvenescimento da pele. Tem ação adstringente, que atua contra o aparecimento de cravos e espinhas. Ideal para peles oleosas ou mistas. Uma dica é aplicar o chá com um algodão diariamente em todo o rosto.

Chá branco:
Tem ação antioxidante, e a ingestão do chá ajuda a retardar os efeitos de envelhecimento, melhorando o colágeno, que é importante para manter a resistência e a elasticidade da pele.

Chá de erva-cidreira:
Tem efeito calmante e é muito usado na produção de diversos cosméticos como xampus, condicionadores, hidratantes, sabonetes, entre outros. Se utilizado na pele, ajuda no combate à oleosidade e à acne.

Chá preto:
Após lavar a pele, aplicar chá preto com um algodão ajuda a absorver a oleosidade.

Chá de cravo:
Muito usado pelos povos antigos, tem seus benefícios reconhecidos ainda hoje. Possui efeito analgésico e pode ser aplicado na pele em forma de compressas geladas, para aliviar inchaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário