segunda-feira, 12 de agosto de 2019

5 alimentos "fit" que parecem mais saudáveis do que os tradicionais mas não são


A dica é ficar atento à tabela nutricional: quanto menor a lista de ingredientes maior a probabilidade do produto não prejudicar sua saúde

Ter uma alimentação saudável parece um desafio cada vez que você entra no mercado e se vê rodeada de opções? Eu te entendo. Às vezes, é tanta informação que a gente nem sabe por onde começar a analisar. Nos últimos anos os produtos fit viraram febre, prometendo ser mais saudáveis do que os tradicionais. Mas será que isso realmente acontece?

O Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde recomenda que uma alimentação saudável deve ser rica em alimentos minimamente processados, ou seja, alimentos na sua forma mais natural, sem adição de açúcar ou gordura. Quanto menor e a lista de ingredientes e mais clara ela for para você, maiores são as chances desse produto ser mais saudável.

Eu separei cinco alimentos que parecem ser mais saudáveis do que os tradicionais mas, na verdade, não são. Vamos conferir?

Biscoitos integrais
Muita gente cai na pegadinha dos biscoitos fit. É só estar escrito fit na embalagem que você se joga, né?! Acontece que, muitas vezes, se você analisar a tabela nutricional desses alimentos, vai perceber que a diferença entre ele e um biscoito tradicional é mínima. Eu comparei 30g de um biscoito recheado comum com 30g de biscoito fit e sabe qual o resultado? Quase a mesma quantidade de calorias, carboidratos, proteínas e gorduras. E ambos possuem farinha refinada, açúcar e gordura vegetal na composição. A sugestão é preparar seus biscoitos integrais em casa, com ingredientes de qualidade e muito amor!

Barrinha de cereal
Esse é outro alimento que pode te surpreender se você prestar atenção na lista de ingredientes. As barrinhas de cereal estão lá, prometendo poucas calorias e ainda cobertas com chocolate. Não é incrível? Só se você esquecer do mais importante: os cereais. Sim, a maioria dessas barrinhas são pobres justamente em cereais. Ironia, né?! Na lista de ingredientes você encontra: açúcar invertido, glicose de milho e gordura vegetal. Mas calma, existem boas opções no mercado sim. A dica é optar por barrinhas com poucos ingredientes, ricas em castanhas e adoçadas com mel ou melado. Se você conseguir fazer a sua em casa, é claro que é muito melhor!

Peito de peru
O peito de peru já foi desmistificado há algum tempo mas ainda tem gente que acredita que ele é uma melhor opção que o presunto, por exemplo. Mas na verdade, é trocar 6 por meia dúzia. Ambos os embutidos possuem alta quantidade de conservantes, corantes e outras substâncias químicas que são prejudiciais à saúde. De 10 ingredientes descritos nos embutidos, metade deles são artificiais. Quer uma boa opção para rechear seu sanduíche? Aposte em um frango desfiado!

Fruta desidratada
Calma, não é que a fruta desidratada não seja saudável. Mas se você parar pra pensar, ela é um alimento in natura que passou por um processamento para desidratar. Nesse processo, se concentra a frutose e pode ocorrer uma diminuição na quantidade de fibras e vitaminas. A fruta na sua forma natural sacia mais, pois acaba sendo mais volumosa, já que possui bastante água e fibras. Além disso, algumas versões de frutas desidratadas tem adição de açúcar.

Produtos sem glúten
Febre por algum tempo, os produtos sem glúten criaram a imagem de serem mais saudáveis do que os tradicionais. A verdade é que produtos com glúten só são inimigos de quem possui algum diagnóstico médico de alergia ou intolerância. Os produtos "gluten free" podem ser ricos em gordura, açúcar, corantes e aditivos químicos. Uma coisa não exclui a outra, viu?!


Nenhum comentário:

Postar um comentário