sexta-feira, 2 de abril de 2021

Quer uma pele jovem e bonita? Saiba por que apostar nos alimentos antioxidantes


Eles evitam os efeitos do estresse e o envelhecimento precoce

 

Você já deve ter escutado que os alimentos antioxidantes trazem inúmeros benefícios para sua saúde e estão diretamente ligados ao bom funcionamento das células do corpo humano. Além disso, evitam os efeitos do estresse e o envelhecimento precoce.

 

Os radicais livres são as substâncias associadas a essa perda de jovialidade por impactarem diretamente no aspecto da pele, por exemplo. A partir dos 18 anos, ocorre uma diminuição de enzimas protetoras, responsáveis por controlar o nível desses radicais produzidos pelo metabolismo. É aí que entram os antioxidantes, que vão contribuir para um envelhecimento mais saudável.

 

Vitamina E

Também conhecida como tocoferol, a vitamina E possui papel importante no combate de radicais livres formados metabolicamente ou encontrados no ambiente externo, como a poluição. Ela tem ainda uma associação importante com o colágeno, ajudando na firmeza da pele. Outra função dessa vitamina é auxiliar na cicatrização e na hidratação da pele, tornando-a mais macia e bonita.

Alimentos ricos em vitamina E: oleaginosas, cereais integrais, óleos vegetais, sementes de abóbora, semente de girassol e ovos.

 

Vitamina C

A vitamina C pode atuar como bloqueadora de radicais livres com um efeito protetor sobre a célula. No organismo, tem ainda outro papel importante na promoção da saúde da pele: a função de hidroxilação dos aminoácidos prolina e lisina, essenciais na transformação do pró‐colágeno em colágeno. O que isso significa? A vitamina C está diretamente relacionada com a produção de colágeno.

Alimentos ricos em vitamina C: laranja, kiwi, limão, tangerina, acerola e brócolis.

 

Vitamina A e betacarotenos

Conhecida como retinol, ela é outro poderoso antioxidante que atua no fortalecimento do sistema imunológico, no combate à acne e inibe a carcinogênese, ou seja, a formação do câncer. Também tem papel importante na formação do colágeno e está associada à renovação celular. A vitamina A existe na forma de betacaroteno, que são carotenóides encontrados nas frutas e vegetais, responsáveis pela coloração vermelha e alaranjada.

Alimentos ricos em betacarotenos: cenoura, mamão, manga, pimentão, batata-doce, abóbora, caqui.

Manter uma alimentação rica em antioxidantes é importante, mas lembre-se de evitar hábitos que possam prejudicar sua saúde como alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e sódio, aditivos químicos e o sedentarismo. Para ajustar os melhores alimentos à sua  necessidade nutricional individualizada, a dica é consultar seu médico ou nutricionista.

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/fitness/noticia/2021/03/quer-uma-pele-jovem-e-bonita-saiba-por-que-apostar-nos-alimentos-antioxidantes-ckm2evf1q000k0198y9g33818.html - Paula Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário