sábado, 3 de abril de 2021

Afinal, suar mais é sinônimo de emagrecimento? Entenda


Suar é apenas um sinal de que seu corpo, naquele momento, é capaz de regular a temperatura interna

 

Você já deve ter ouvido por aí que o treino só faz efeito quando o suor começa a aparecer, não é? Esse é mais um dos mitos relacionados ao exercício físico - e que podem levar, inclusive, algumas pessoas a se lesionarem na busca pelos "sinais do emagrecimento".

 

Suor e perda de peso

Aquelas (muitas) gotas de transpiração durante a atividade não são sinônimo de emagrecimento ou de perda de gordura. Suar é apenas um sinal de que seu corpo, naquele momento, é capaz de regular a temperatura interna. A prática de exercícios de forma intensa acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal, resultando no suor.

 

O corpo elimina água para a superfície da pele através das glândulas sudoríparas. Chamado de sudorese, o processo é controlado pelo sistema nervoso autônomo - ou seja, não há como comandar esse processo.

 

A sensação de diminuição de peso pode ocorrer porque quando perdemos líquidos corporais em grande quantidade, o peso na balança acaba diminuindo - esse é, inclusive, um método de controle de reposição de fluidos em atletas, por exemplo.

 

Devo me preocupar se não suar no treino? Ou transpirar demais?

Apesar de algumas pessoas acharem incômodo suar durante a atividade física, a ausência de suor representa um perigo à saúde. Através dessa regulação da temperatura corporal que é possível preservar a homeostase do organismo, mantendo a temperatura entre 36°C  e 37°C. Temperaturas muito altas começam a provocar desestabilização das células, impossibilitando o funcionamento adequado dos sistemas.

 

Caso você sue demais durante a prática, considere procurar um médico. Há a possibilidade de você sofrer de hiperidrose, condição caracterizada pelo aumento excessivo de suor, geralmente nas mãos e nos pés, e que pode ser controlada com algumas intervenções.

 

O volume de suor pode variar em razão de diversos fatores, como a quantidade de glândulas sudoríparas e o sexo (homens suam mais). O peso corporal também influencia: por funcionar como um isolante térmico, a gordura em excesso acaba por dificultar a perda de calor.

 

Além disso, outro fator que tem relação com a quantidade de suor é a umidade do ar. Em dias mais úmidos, o suor não evapora e a formação de água na superfície da pele é maior. O condicionamento físico também afeta a produção de suor: pessoas bem treinadas começam a suar antes dos iniciantes, pois a termorregulação do corpo é melhor.

 

Suar ajuda a desintoxicar o organismo?

Não! A detoxificação do organismo é feita por órgãos específicos, como o fígado e os rins. Aliás, o suor é composto apenas de água e sais minerais, componentes  importantes para o corpo. O suor não tem cheiro nem cor: essas características surgem quando temos proliferação de bactérias na superfície da pele.

 

Não custa lembrar

Não “force” o aumento da transpiração correndo agasalhada em um dia de calor ou enrolando plástico na barriga. Isso pode deixar você exposta a um perigo maior: a desidratação. Reidrate-se durante o exercício, utilizando água pura ou uma bebida isotônica, se seu treino for muito intenso. Beba muita água após o treino e durante o dia todo.

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/fitness/noticia/2021/03/afinal-suar-mais-e-sinonimo-de-emagrecimento-entenda-ckm2fvuxk000z0198z2zxnvzz.html - Raquel Lupion

Nenhum comentário:

Postar um comentário