sexta-feira, 2 de abril de 2021

Via Sacra


Via Sacra, Caminho de dor, espaço da revelação do Amor; escola de vida baseada no evangelho onde se aprende a amar a Deus sobre todas as coisas, a vencer a ofensa com o perdão, a abrir o coração ao irmão angustiado e sofrente; suplica para a reconciliação e a paz de todos os povos da terra.

 

1. JESUS é condenado à morte

“O meu Reino não é deste mundo”

Jo 18, 36

 

“A hora chegou.”

A angústia sacode a mente e o peito do Senhor como sacode a alma de milhões de homens, mulheres, crianças, ontem, hoje e amanhã.

 

2. JESUS carrega a cruz

“Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.”

Mt. 16, 24

 

A sombra da morte se alonga e alcança Cristo e o homem, envolvendo-os na imprevisível experiência do sofrimento.

Só a Paixão de Cristo pode redimi-la e torná-la ‘salvífica’.

 

3. JESUS cai pela primeira vez

“Que o sofrimento o esmagasse era projeto do Senhor”

Is. 53, 10

 

E tu, Senhor, là, caído, misturado ao teu povo de carne e de sangue …

Là, sobre aquela terra, de rostos, de vozes, de gritos.

Sobre aquela terra do novo Evangelho!

 

4. JESUS se encontra com sua Mâe

“Grande como o mar é tua ferida: Quem te curará?”

Lam. 2, 13

 

O encontro do Amor verdadeiro se repete nas estradas do tempo e a tua dor se cala na frentes do grito daqueles que sofrem…

E naquele silêncio, ainda, só o Amor fala.

 

5. O Cirineu ajuda JESUS a carregar a cruz

“Requisitaram um certo Simão de Cirene... para que carregasse a cruz”.

Mc 15,21

 

A cruz é pesada demais para Deus, que se fez homem.

Jesus precisa do homem.

O homem precisa de solidariedade.

 

6. Verônica enxuga o rosto de JESUS

“Era o mais desprezado e abandonado de todos...

indivíduo de quem a gente desvia o olhar”.

Is 53, 3

 

O teu rosto é cheio de misericórdia para com o homem, esmagado pela violência e pela injustiça.

 

7. JESUS cai pela segunda vez

“Eu sou um verme e não um homem, infâmia dos homens e desprezo do povo”.

Sl 22, 7

 

E, sempre, na espiral da violência, o homem está envolvido na tua dor e Tu com o homem. Desta comunhão nasce a esperança.

 

8. JESUS consola as mulheres

“ … Não choreis por mim! Chorai por vós mesmas e por vossos filhos!”

Lc 23,28

 

As mulheres choram…

Um cortejo funebre que ainda hoje acompanha o caminho do Filho de Deus condenado à morte.

 

9. JESUS cai pela terceira vez

“Temor e tremor me invadem e me oprime o horror”.

Sl 55, 6

 

…e, sob o peso do medo, da dor e do ódio, Deus e o homem estão despedaçados na poeira do mundo.

 

10. JESUS é despido de suas vestes

“Depois que crucificaram Jesus, os soldados pegaram suas vestes e as dividaram”.

Jo 19,23

 

…e, sobre os mil calvários do mondo, a humanidade, espoliada e violentada pelo ódio, se associa á tua humilhação.

 

11. JESUS é pregado na cruz

“Traspassaram minhas mãos e meus pés, posso contar todos os meus ossos”.

Sl 22,17-18

 

Sobre a palma das tuas mãos, de Deus crucificado, o nome daqueles que compartilham a tua paixão.

 

12. JESUS morre na cruz

“Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”.

Lc. 23,46

 

E ainda lágrimas, lágrimas demais banham a terra …

 

13. JESUS é descido da cruz

“José de Arimatéia pediu a Pilatos para retirar o corpo de Jesus”.

Jo 19,38

 

E depois do terremoto e do trovão, o grande silêncio de uma imensa dor, acolhida no colo para que volte a ser “Vida”

 

14. JESUS é sepultado

“Tomando o corpo, envolveu-o num lençol limpo e o colocou num túmulo novo”.

Mt. 27, 59

 

A terra treme, os sepulcros não são mais sucifientes…

 

15. RESSUSCITAREI

 

…E VOCÊS COMIGO!

Estaremos no grande abraço

do Pai para a eternidade.

A morte será derrotada

PARA SEMPRE!

 

FIAT (seja feita)

ECCE (eis aqui)

ALLELUIA

MAGNIFICAT

 

A CRUZ, carregada com AMOR, ilumina a dor e é a única via para uma nova VIDA!

 

…das tuas chagas nós fomos curados!

Ave Maria, MÂE DE DEUS!

 

Pe. Luiz De Liberali

Nenhum comentário:

Postar um comentário