sexta-feira, 23 de abril de 2021

O que limpar quando chegar do mercado durante a pandemia?


Especialistas tiram dúvidas sobre se é necessário higienizar alimentos, sacolas, embalagens e roupas depois que voltar do supermercado

 

Para evitar que aumente o número de casos de infecção pelo novo coronavírus, a recomendação é que as pessoas só saiam de casa para atividades essenciais, ou seja, para comprar alimentos e suplementos para a casa.

 

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como evitar o contágio quando tiverem que ir ao supermercado. Por isso, o médico infectologista do Hospital Dona Helena, Luiz Henrique Melo, e a enfermeira especialista em controle de infecção, Juliana Almeida Nunes, esclarecem algumas dúvidas sobre como se prevenir nesses casos.

 

1. É necessário higienizar alimentos quando voltar do supermercado?

Segundo Luiz Henrique, os alimentos que não são cozidos devem ser lavados como sempre foram, não havendo a necessidade de uma higienização diferente ou mais frequente.

 

2. É necessário higienizar as embalagens e sacolas?

O infectologista explica que não é necessário e nem prático higienizar tudo que se toca. O mais efetivo é limpar as mãos antes de tocar o rosto ou a boca e manter a distância de 2 metros das outras pessoas que estiverem no mercado.

 

3. É necessário sempre lavar a roupa quando voltar do supermercado?

O mesmo se aplica para as vestimentas. A enfermeira Juliana Almeida diz que não há evidências de transmissão de coronavírus pelas roupas.

"É exagero. Se a pessoa sente que precisa, não é proibido, mas não é essencial e nem obrigatório. A falta dessa higienização das roupas não vai ser essencial nas transmissões", explica Luis Henrique.

 

4. É necessário sempre tomar banho depois que voltar do supermercado?

"Banho é necessário por uma questão de boa prática e higiene pessoal, não pelo coronavírus", explica a enfermeira Juliana.

 

Ambientes ventilados x limpar as compras

Ficar em ambientes ventilados é uma prática mais eficaz do que limpar as compras dos supermercados. Já se sabe que a chance de uma pessoa contrair COVID-19 por meio de contato com uma superfície contaminada é menor que 1 em 10 mil segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), agência de saúde pública dos Estados Unidos.

 

No dia 05 de abril de 2021, o órgão atualizou as informações sobre transmissão do coronavírus por superfícies e afirmou que o risco é baixo em comparação com contato direto, transmissão por gotículas ou transmissão aérea.

 

Um comunicado conjunto feito pela Food and Drugs Administration (FDA) e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aponta que a transmissão de coronavírus por alimentos e por suas embalagens é muito improvável.

 

"Considerando os mais de 100 milhões de casos de covid-19, não vimos evidências epidemiológicas de alimentos ou embalagens de alimentos como a fonte de transmissão da SARS-CoV-2 para humanos", disse o comunicado.

 

Higienizar as compras do mercado não é uma prática proibida, afinal a intenção é boa: evitar a contaminação ao tocar uma superfície contaminada e depois tocar no rosto. Mas como vimos, não é uma alternativa totalmente eficaz no combate à transmissão da COVID-19.

 

Além disso, algumas pessoas acabam se preocupando mais com esse tipo de higiene e deixam em segundo plano o fato de que a transmissão é também pelo ar.

 

Portanto, evitar ambientes cheios, fechados ou mal ventilados ainda é a melhor alternativa para não contrair COVID-19 ao ir às compras. Melhor do que somente limpar as compras do mercado é priorizar ambientes bem arejados, usar uma máscara de qualidade que fique ajustada ao rosto e fazer o distanciamento físico.

 

Como se prevenir da COVID-19?

Confira abaixo as medidas que são realmente eficazes e necessárias para a prevenção do coronavírus:

 

Utilizar máscara que cubra o nariz e a boca sempre que sair de casa

Lavar as mãos com água e sabão frequentemente

Higienizar as mãos sempre que possível com álcool gel

Mesmo com as mãos limpas, evitar tocar olhos, nariz e boca

Utilizar lenço descartável para higiene nasal

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir

Higienizar as mãos após tossir ou espirrar

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas

Manter os ambientes bem ventilados

Evitar contato físico com pessoas que tenham sintomas de gripe

Evitar aglomerações

Manter hábitos saudáveis, alimentar-se bem e beber muita água.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/36139-o-que-limpar-quando-chegar-do-mercado-durante-a-pandemia - Escrito por Bárbara Correa - Redação Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário