segunda-feira, 12 de julho de 2021

Cinco erros na dieta que você pode cometer quando quer emagrecer


Nutricionista explica a importância de adotar uma estratégia nutricional a longo prazo, que esteja de acordo com suas preferências e necessidades

 

Diminuir drasticamente a quantidade de alimentos ou substituir tudo o que você gosta é um dos erros mais comuns e faz com que você não siga a dieta

 

Emagrecer é o desejo de muitas pessoas, mas ter sucesso nessa jornada ainda é uma realidade para poucos. A era da informação nos bombardeia por todos os lados: nas redes sociais, você ouve falar sobre ,  dieta cetogênica, detox, low carb, jejum intermitente... No fim,  tenta absorver um pouco de cada uma, mas, mesmo assim, não sai do lugar.

 

A cultura das dietas tenta fazer com que as pessoas se enquadrem em algum modelo pré-estabelecido, e isso contribui para que você cometa alguns erros que podem estar te afastando ao invés de te aproximar do seu objetivo.

 

Veja quais são as ciladas mais comuns que caímos quando queremos perder peso:

 

Nem 8, nem 80

Um erro clássico é acreditar que, para emagrecer, você precisa sair cortando tudo. Uma restrição exagerada, que diminui calorias, nutrientes e alimentos que você gosta se torna insustentável a longo prazo. Você segue o regime por alguns dias e depois vem o efeito rebote: acaba comendo por impulso, sem controle, em excesso. De segunda à sexta, você segue uma dieta que se torna um sacrifício; no final de semana, come demais para compensar. Se você quer emagrecer de maneira inteligente, precisa quebrar esse ciclo.

 

Falta de estratégia

Cada estratégia nutricional é baseada em uma série de fatores. Se você não define a sua antes de começar, acaba não seguindo nenhuma. Independentemente da linha que você decida seguir, certifique-se de que está embarcando em um padrão alimentar que se encaixe no seu estilo de vida, na sua rotina e nas suas preferências alimentares. Não adianta nada optar por uma dieta low carb se você ama carboidratos e a base da sua alimentação é composta por esses alimentos. 

 

Comer de menos

Se você busca um emagrecimento de qualidade, precisa de uma dieta que atenda às suas necessidades nutricionais básicas. Quando não fornecemos para o corpo uma quantidade suficiente de nutrientes para que ele exerça suas funções vitais, o organismo não vai priorizar a queima de gordura - afinal, essa não é uma prioridade. A qualidade e a quantidade dos alimentos ingeridos precisam estar adequados às necessidades nutricionais individuais. Comer demais não ajuda, mas de menos também não.

 

"Agora já foi"

A teoria do "agora já foi" é um tiro no pé. Quando você começa uma dieta, quer fazer tudo 100% certo, e não tem nada de errado nisso. O problema começa quando você dá uma escapadinha, quando algo sai do planejado. Chegou o final de semana e você resolve comer um bombom de sobremesa. Provavelmente, esse doce não vai prejudicar o seu resultado. Mas, em vez de comer apenas um, você acaba comendo a caixa toda - e o que era apenas um chocolate se tornou um dia inteiro de deslizes.

 

Falta de suporte

Quando você tem um problema dentário, procura um dentista. Quando o seu carro estraga, você procura um mecânico. Quando precisa mudar sua alimentação, você procura um nutricionista? Deixar de recorrer a um profissional especializado é um erro comum - afinal, nos alimentamos sozinhas há tantos anos, e demoramos a entender que precisamos de ajuda. Uma dieta que atenda às suas necessidades, ensine a substituir os alimentos, auxilie a comer com consciência, nas quantidades adequadas, com prazer e liberdade, precisa ser a base do seu emagrecimento. Assim você garante não somente a perda de peso, mas o mais importante: mantê-lo!

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/fitness/noticia/2021/06/cinco-erros-na-dieta-que-voce-pode-cometer-quando-quer-emagrecer-ckq9f1pul000w0180pygtzc30.html - Paula Pinto - Jefferson Botega / Agência RBS / Agência RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário