quinta-feira, 8 de julho de 2021

Cuidados com o frio: como proteger sua saúde e garantir seu conforto


Essas dicas são importantes para passar o inverno livre das doenças, sem abrir mão do bem-estar

 

Depois de um verão escaldante, as temperaturas mais amenas são bem-vindas. Mas, junto com elas, as pessoas adotam hábitos que podem ser prejudiciais para a saúde nessa época do ano. Veja dicas de como proteger sua saúde no frio, mantendo o conforto que essas estações pedem.

 

Beba muita água

No inverno, a sede diminui. Mas nem por isso você deve deixar de beber, pelo menos, 2 litros de água ao longo do dia, todos os dias. Como o corpo fica mais ressecado no inverno, a água é essencial para manter a hidratação e também para fortalecer o organismo, já que é necessária para o bom funcionamento de todos os sistemas do corpo.

 

Mantenha a casa arejada

Essa é outra dica importante para prestar atenção, pois quando está frio, é comum manter a casa fechada. Justamente por causa dos ambientes fechados (e também pela baixa umidade do ar), o inverno é a época das gripes e resfriados que se proliferam com mais facilidade. Então, mesmo estando frio, mantenha frestas das janelas abertas para o ar circular.

 

Lave cobertas e mantas

Chegou a época de tirar as cobertas e mantas do armário. Se você lavou tudo no final do inverno passado e guardou em sacos bem fechados, protegidos dos ácaros e da umidade, pode ser que não precise lavar.

Mas, se as cobertas e mantas ficaram pegando poeira ou umidade, lave tudo antes de voltar a usar. Essa é uma medida importante para trazer mais conforto e prevenir crises respiratórias, principalmente para quem tem asma, rinite, sinusite e bronquite.

 

Alimente-se com qualidade

No inverno dá mais vontade de comer coisas quentinhas e reconfortantes, muitas vezes cheias de calorias. Mas, procure manter o equilíbrio. Continue comendo algumas porções de frutas, abuse dos legumes em sopas, caldos, ensopados e purês, prefira alimentos integrais. Tudo isso vai ajudar a manter seu sistema imunológico fortalecido contra as doenças de inverno.

 

Mantenha a pele hidratada

Além de beber muita água, adote outras medidas para manter a sua pele hidratada, já que nos meses frios a umidade do ar diminui e o clima fica seco. Todos os dias, aplique um hidratante na pele, que seja para o seu tipo de pele. Pode usar no horário que quiser, mais de uma vez ao dia. Além disso, evite os banhos escaldantes, pois a água muito quente resseca a pele, dando origem ao excesso de oleosidade, à acne, à descamação e podendo evoluir para dermatites.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/cuidados-com-o-frio/ - por Priscilla Riscarolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário