sábado, 17 de julho de 2021

Como ficar de bem com a vida? Veja o que funciona


Como ficar de bem com a vida

 

Pesquisadores australianos realizaram a maior meta-análise de estudos de bem-estar em todo o mundo para responder à pergunta: Qual é a melhor maneira de construir o bem-estar pessoal?

 

A análise incluiu mais de 400 ensaios clínicos envolvendo mais de 50.000 participantes.

 

Os pesquisadores dividiram as pessoas em três grupos principais: Aquelas com boa saúde em geral, aquelas com doenças físicas e aquelas com problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade.

 

Eles descobriram que é possível construir o bem-estar de todos os indivíduos - mas não existe uma solução única para todos.

 

"Durante períodos estressantes e incertos em nossas vidas, trabalhar proativamente em nossa saúde mental é crucial para ajudar a mitigar o risco de doenças mentais e físicas. Nossa pesquisa sugere que existem inúmeras abordagens psicológicas que as pessoas devem experimentar para determinar o que funciona para elas," disse o professor Joep van Agteren, da Universidade Flinders.

 

Ciência do bem-estar

 

Os pesquisadores constataram que a ciência do bem-estar, conforme documentada nos ensaios clínicos analisados, dá embasamento às seguintes práticas:

 

Praticar a atenção plena, usando técnicas como meditação e respiração consciente, mostrou-se eficaz para aumentar o bem-estar nos três grupos.

Intervenções da Psicologia Positiva, incluindo trabalhar no que a pessoa sente como seu propósito de vida, realizar pequenos atos de gentileza e manter um diário de gratidão mostraram-se eficazes, mas apenas quando feitas em combinação - fazer só uma dessas coisas não teve o efeito esperado.

A Terapia Cognitivo-Comportamental provou ser benéfica para um significativo número de pacientes com condições mentais, enquanto a Terapia de Aceitação e Compromisso foi mais útil para aqueles com boa saúde em geral.

Contudo, qualquer que seja abordagem escolhida, a pessoa precisa ter perseverança para alcançar o resultado desejado de aumento do bem-estar geral.

 

"Apenas tentar algo uma ou duas vezes não é suficiente para ter um impacto mensurável. Independentemente do método que as pessoas estão experimentando, elas precisam persistir por semanas e meses para que tenha um efeito real," alertou o pesquisador Matthew Iasiello.

 

Checagem com artigo científico:

 

Artigo: A systematic review and meta-analysis of psychological interventions to improve mental wellbeing

Autores: Joep van Agteren, Matthew Iasiello, Laura Lo, Jonathan Bartholomaeus, Zoe Kopsaftis, Marissa Carey, Michael Kyrios

Publicação: Nature Human Behaviour

DOI: 10.1038/s41562-021-01093-w

 

Fonte: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=como-ficar-bem-vida-veja-funciona&id=14703 - Redação do Diário da Saúde - Imagem: Chenspec/Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário