quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Cordel do BBB
Cordel do BBB
Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.
Há muito tempo não vejo
Um programa tão ‘fuleiro’
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.
Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, ‘zé-ninguém’
Um escravo da ilusão.
Em frente à televisão
Lá está toda a família
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme ‘armadilha’.
Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.
O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.
Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.
Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.
Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Dar muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.
Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social
Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério – não banal.
Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.
A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os “heróis” protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.
Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.
Talvez haja objetivo
“professor”, Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.
Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.
É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos “belos” na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.
Se a intenção da Globo
É de nos “emburrecer”
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.
A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.
E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.
E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.
E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados
Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.
A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.
Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.
Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores?
Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal…
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal…
FIM
Autor: Antonio Barreto, natural de Santa Bárbara-BA, residente em Salvador.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
O cérebro se transforma quando aprendemos
O cérebro se transforma quando aprendemos
Tanto a substância cinzenta quanto a branca aumentam quando adquirimos conhecimento, e isso vale para jovens e idosos
Adquirimos constantemente novas informações e aptidões. No entanto, os pesquisadores ainda sabem muito pouco sobre o que exatamente acontece durante esse processo: será que o maquinário já existente das células cerebrais é adaptado a cada situação ou unidades de processamento completamente novas são criadas e integradas? Ou seja, apenas a comunicação entre os neurônios se altera ou toda a estrutura do cérebro, o hardware neural, também se modifica durante a aprendizagem?
As células neurais funcionam como unidades processadoras de informações. Seus corpos formam a substância cinzenta, o córtex, que compõe a camada externa do cérebro. Cada neurônio pode receber sinais de outras células, transmitidos pelos pontos de contato, as sinapses, e depois encaminhados ao longo de extensões chamadas axônios. Eles ficam dentro do cérebro, ou seja, embaixo do córtex, e são chamados substância branca. Sua função é ligar os neurônios por longas distâncias, permitindo a comunicação entre diversas áreas.
A cor clara vem da camada de gordura isolante que envolve os axônios. Essa bainha de mielina acelera o encaminhamento dos sinais, contribuindo para uma comunicação rápida sem perdas de dados. O truque decisivo: a bainha mielínica é interrompida a pequena distância pelos nódulos de Ranvier; os sinais praticamente “saltam” de um nódulo para outro. Sem essas interrupções, os sinais se difundiriam mais lentamente e, em trechos mais longos, acabariam por se extinguir. O grau de mielinização, portanto, influencia a velocidade e a força dos impulsos: quanto mais grossa a camada isolante, melhor e mais rápido os dados são transmitidos.
Mas o que isso tem a ver com aprender? O aprendizado, antes de mais nada, baseia-se em uma alteração de comunicação entre as células do cérebro. Assim, é bastante plausível que a substância branca também se modifique quando aprendemos uma nova habilidade motora (como no caso do malabarismo), pelo surgimento de novos axônios ou com uma mielinização mais intensa daqueles já existentes. Dessa forma, os sinais de áreas visuais teriam condição de atingir as regiões cerebrais motoras com mais rapidez, por exemplo. Por isso, dançar, nadar, treinar lutas marciais, jogar tênis ou xadrez, praticar arvorismo ou qualquer outra atividade que mantenha o corpo e a mente em movimento favorece a capacidade neural.
Fonte: UOL
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Piso Nacional: Professores podem ter o mesmo reajuste salarial dos senadores!
Piso Nacional: Professores podem ter o mesmo reajuste salarial dos senadores!
Os senadores Cristovam Buarque-DF e Pedro Simon-RS apresentaram em 16/12/2010 projeto de lei estendendo o mesmo reajuste salarial concedido aos senadores para o Piso Salarial Profissional Nacional para os professores da educação básica das escolas públicas brasileiras. Com o reajuste de 61,78% do aumento dos senadores, o piso salarial dos professores passará de 1.024,00 para R$ 1.656,62, valor inferior ao valor pago aos parlamentares a cada mês: R$ 26.723,13. Para o senador Cristovam Buarque, a desigualdade salarial é substancial, talvez a maior em todo o mundo, com consequências desastrosas para o futuro do Brasil. Na opinião do senador, a aprovação do reajuste de 61,78% para os professores da educação básica permitirá, ao Senado, uma demonstração mínima de interesse com a educação das nossas crianças e a própria credibilidade da Casa. Pelo exposto solicito que apoie o Abaixo-assinado que está disponível em: www.peticaopublica.com.br/?pi=P2010N4645 , e não deixe de divulgar. Qualquer um pode assinar, não precisa ser professor. Ajude a educação de nosso país. Por favor, leiam com atenção, assinem e divulguem para o máximo de professores que conseguirem.
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Açude da Marcela em Itabaiana: uma questão ambiental e de saúde pública
Açude da Marcela em Itabaiana: uma questão ambiental e de saúde pública
Mais uma vez a sociedade sergipana é informada da mortandade de milhares de peixes no Açude da Marcela situado no município de Itabaiana. O Açude tem uma capacidade de armazenamento de 2.710.000m3 e foi projetado para fornecer água de irrigação para 156 hectares. A água do açude apresenta qualidade imprópria para irrigação em função dos despejos agrícola (agrotóxico) e esgotos domésticos e industriais descartados no reservatório.
A notícia de grande quantidade de peixes mortos não é nova, ano após anos o noticiário é o mesmo, deixando pescadores sem trabalho e a sociedade que consumem os peixes daquele reservatório numa situação difícil: como consumir alimento de um lugar que anualmente milhares de peixes morrem resultado da poluição existente? Segundo noticiário local, pelo menos quarenta homens tiravam o sustento da família praticando a pesca comercial no açude. Mas e as pessoas que consumem esses peixes como fica a saúde delas? E os órgãos ambientais como vêem essa situação?
Segundo explicação da imprensa, a morte dos peixes que já se encontrava em estado de decomposição tem relação com a chuva de verão que caíram no Estado nos últimos dias. A imprensa do município informando sobre o desastre reproduziu uma frase do pescador Leno: "Todo ano é assim, basta chover neste período, para provocar o desastre. Lamentavelmente os peixes são acometidos por um mau inexplicável, proporcionando a morte de toda a população".
No último incidente de mortandade de peixes, como o atual, o açude da Marcela precisou de quatro meses para recuperar a fauna. No último dia primeiro de Fevereiro de 2011, agentes da ADEMA foram contactados para averiguar a situação. Enquanto isso os pescadores passam por dificuldades e a população fica sem respostas.
Entretanto, a situação do açude da Marcela em Itabaiana é resultado da inoperância dos órgãos ambientais que insistem em fechar os olhos para os reais problemas. Podemos aqui debater alguns elementos que entendo serem importantes para tentarmos esclarecer a situação degradante desse estratégico reservatório de água.
O uso excessivo de agrotóxicos lançados nos rios pela atividade agrícola existente próximo do açude pode ser um dos elementos em destaque. Todo veneno agrícola utilizado nas plantações agrícolas dos arredores da Marcela correm para essa área através dos rios ou do lençol freático. Vale registrar que a região do Açude é muito rica na produção de hortaliças (cheiro verde, alface, repolho, coentro, pimentão, cebolinha entro outros). Essas hortaliças abastecem o mercado itabaianense, bem como Aracaju e grande parte do Estado. Para produzir esses alimentos os produtores rurais utilizam as águas da Marcela, combinando com alta dosagem de agrotóxico. Essa combinação, não muito recomendável, gera uma boa aparência nos alimentos para os paladares urbanos.
Outro grave problema é o lançamento de esgotos domésticos nas águas do açude que vêm contribuindo para esses desastres ambientais. Grande parte dos esgotos domésticos produzidos na cidade de Itabaiana são conduzidos para o Açude da Marcela sem qualquer tratamento. As águas da Marcela têm um cheiro muito forte, resultado da inoperância dos gestores públicos (Prefeitura Municipal, Governo do Estado, ADEMA e IBAMA). No caso da Marcela podemos afirmar que temos um crime ambiental legalizado sendo cometido por quem deveria combater.
Os esgotos do matadouro de Itabaiana também correm para o açude. O mal cheiro provocado pelos dejetos do matadouro para quem passa pela rodovia estadual que liga Itabaiana ao povoado Candeias em Moita Bonita mostra bem a gravidade para as águas da Marcela recebendo aqueles dejetos.
Ainda podemos encontrar problemas nessas águas em função do lançamento de metais pesados jogados pelas indústrias que ali se instalaram. Segundo Genival Nunes Diretor presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), "Estudos realizados identificaram altos índices de metais pesados (zinco) e de coliformes fecais.” Um dos graves problemas no lançamento de metais pesados são os dejetos lançados por curtumes. Em vez de produzir adubo para agricultura os dejetos são lançados inatura nas águas da Marcela. Mais um grave problema que mostra a situação difícil que esse importante reservatório de água sofre. Os metais pesados tem alto poder de contaminação da água e conseqüentemente dos peixes e dos alimentos que recebem as águas do açude.
A realidade do açude mostra que é preciso rever a política ambiental do Estado. É inaceitável que anos após anos possamos vivenciar os crimes ambientais sem qualquer ingerência dos gestores públicos para rever essa situação. Culpar a natureza é um instrumento para não querer resolver, de fato, o problema.
Fonte: www.eitacola.blogspot.com – Profº Roberto Silva
O que a higiene pessoal faz por você
O que a higiene pessoal faz por você
Hábitos simples como tomar banho, lavar as mãos e escovar os dentes estão entre as principais atitudes preventivas para o seu bem-estar. Veja como manter cada parte do corpo limpa e longe dos problemas.
Pneumonia, otite, dor de garganta, asma, sinusite, sarampo, varicela, impetigo, eczema, sarna, micose, furúnculo, abscesso e conjuntivite. Você sabe o que essas doenças têm em comum? Todas elas podem ser evitadas por meio de uma boa higiene pessoal. Cultivar hábitos de limpeza do corpo é essencial para garantir a saúde de todo o organismo, contra os estímulos externos, com destaque para o ataque de micro-organismos. E é justamente a nossa incapacidade de percepção às investidas desses seres que dá à higiene um papel fundamental para o bem-estar do corpo.
“A higiene pessoal previne a ocorrência de doenças infecciosas. Por exemplo, alguém que lava as mãos antes de se alimentar diminui o risco de contrair vermes, protozoários, bactérias e vírus que causam diarreia, gripe ou resfriado”, fala Fernando Bellissimo Rodrigues, médico infectologista e professor do departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).
Ameaça invisível
Um estudo conduzido na África do Sul por pesquisadores da Universidade de Brigham Young, dos EUA, mostra que a educação e a prática de hábitos de higiene pessoal e das residências ajudaram a reduzir em até 39,1% a incidência de infecções na pele. Já o relatório Diarreia: Por que as crianças continuam morrendo e o que pode ser feito, divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef ) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009, mostra que a diarreia é a causa de morte de mais de 1,5 milhão de crianças por ano em todo o mundo. E, de acordo com o estudo, a falta de higiene está diretamente relacionada a 88% desses óbitos.
No Brasil, o estudo Suabe, que entrevistou 150 donas de casa em São Paulo, constatou que 65% das crianças apresentam coliformes fecais nas mãos após irem ao banheiro. Entre as bactérias encontradas estão Enterococcus e Escherichia Coli, causadoras de doenças gastrointestinais.
Quem lava as mãos antes de se alimentar diminui o risco de contrair micro-organismos que causam diarreia, gripe e resfriado
A hepatite A, comum nas escolas infantis, também é disseminada dessa forma. “Ela é transmitida por via oral-fecal, ou seja, um indivíduo contaminado elimina o vírus pelas fezes, que são posteriormente retransmitidas a outra pessoa pela boca. Uma criança que não faz uma higiene adequada após as evacuações é um potencial propagador do vírus”, destaca Tânia S. Souza Chaves, médica responsável pelo Centro de Imunizações e do Núcleo de Medicina do Viajante do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.
Aprender desde cedo
Os mecanismos de higiene pessoal devem ser aplicados em todo o corpo de forma global e incentivados desde os primeiros anos de vida. São atitudes simples e indispensáveis, como a de lavar as mãos antes e depois de fazer necessidades fisiológicas. Isso porque tanto a falta de lavagem das mãos quanto a má limpeza da região anal após a utilização do banheiro podem ajudar a transmissão do vírus da hepatite A, por exemplo.
Mas nada de se desesperar e exagerar na dose. O excesso de limpeza pessoal, como lavar as mãos compulsivamente, desinfetar e esterilizar objetos de uso pessoal, também pode prejudicar o desenvolvimento do sistema imune. “Há evidências de que crianças vivendo em ambientes ultralimpos, sem contato com terra, plantas ou animais, têm maior risco de desenvolver asma brônquica”, contrapõe Rodrigues.
Os especialistas consultados por VivaSaúde ensinam como ficar longe de doenças com o cultivo de bons hábitos de higiene pessoal. Vire e página e descubra como você pode ficar ainda mais limpo.
A forma certa de limpar
Rosto
• O que usar: água e sabonete. Não utilize sabonetes antissépticos diariamente para não remover componentes necessários à pele, como os lipídios. As loções adstringentes têm indicação em casos de peles que acumulam mais impurezas. Peles mais oleosas podem ser tratadas semanalmente com géis esfoliantes.
• Como higienizar: lave bem a região com água e sabão e remova toda a espuma com água.
• O que não fazer: esfregar com buchas ou esponjas de forma agressiva ou com frequência diária. Lavar com água muito quente ou utilizar agentes que possam irritá-la como sabões e loções antissépticas sem indicação.
• Frequência da limpeza: depende dos tipos de pele. Em geral, uma limpeza mais cuidadosa deve ser feita ao acordar e antes de dormir. Pessoas com acne precisam complementar a higiene do rosto com uma desobstrução dos cravos pela esteticista uma vez por mês, ou trimestral para peles excessivamente oleosas. Esse recurso também é indicado para a pele normal, mas o intervalo pode ser maior.
• Outros cuidados: filtros solares de uso diário.
• Você ficará livre de: impetigo, espinhas e cravos no rosto, blefarites e outras infecções bacterianas na região dos olhos.
Unhas
• O que usar: água, sabonete e lixa de unha.
• Como higienizar: o ideal é manter as unhas sempre curtas e lixá-las a cada três dias. Pessoas que cultivam unhas compridas devem lavar as mãos com maior frequência e sempre antes de preparar alimentos.
• O que não fazer: enfiar palitos e outros materiais que agridam as unhas e as descolem do leito. Caso exista a necessidade desse tipo de intervenção, consulte um especialista.
• Frequência da limpeza: diária.
• Você ficará livre de: verminoses e doenças intestinais, micoses das unhas e onicomicoses (infecção)
Cabelos
• O que usar: água e xampus e condicionador.
• Como higienizar: aplique o xampu suavemente sem massagear com força. Espere um minuto e massageie mais uma vez. Em seguida, remova o produto enxaguando totalmente os fios por três ou quatro minutos para garantir que nenhum resíduo provoque irritação do couro cabeludo. Por fim, aplique o condicionador apenas nos fios.
• O que não fazer: escovação em excesso, abuso de secadores, permanentes, relaxamentos, descolorimento e exposição ao sol, vento e água com cloro.
• Frequência da limpeza: ao menos, duas vezes por semana. Alguns tipos podem ser lavados todos os dias.
• Outros cuidados: a temperatura da água não deve ser alta. Evite prender os fios em rabos de cavalos tensos ou qualquer outra forma que tracione o couro cabeludo.
• Você ficará livre de: caspas, piolho, mau cheiro, oleosidade e queda de cabelo, fungos e bactérias.
Nariz
• O que usar: água e soro nasal.
• Como higienizar: umedecer as narinas com água e soro nasal. Depois, assoe em um lenço o excesso de líquido.
• O que não fazer: cutucar a região com o dedo.
• Frequência da limpeza: sempre que sentir que há a formação de secreções na região.
• Você ficará livre de: infecções na vias aéreas, rinite alérgica, sinusite, gripes e resfriados.
Orelhas
• O que usar: toalha e cotonete.
• Como higienizar: a melhor maneira de fazer a limpeza é com uma toalha após o banho. Não se deve forçar a área interna. O cotonete só deve ser usado na parte externa.
• O que não fazer: usar cotonetes para limpar a parte interna, pois empurrará a cera para o interior da orelha.
• Frequência da limpeza: apenas quando há o excesso de cera. Essa substância, ainda que visivelmente incômoda, é essencial para bloquear a entrada de micro-organismos.
• Você ficará livre de: eczema e otite.
Mãos
• O que usar: água, sabonete e géis antissépticos.
• Como higienizar: molhe as mãos e os pulsos com água. Depois, passe sabonete até cobrir toda a superfície e esfregue cada palma sobre o dorso da outra mão, entre os dedos e, por fim, as palmas. Então, deixe as mãos ensaboadas durante 15 segundos e as enxágue com bastante água corrente.
• O que não fazer: usar cremes oleosos, pois eles ajudam a reter impurezas.
• Frequência da limpeza: sempre que for ao banheiro, assoar o nariz, espirrar, tossir, manipular alimentos e lixo, tratar de pessoas enfermas, trocar fraldas, ter contato com animais, depois de visitar locais públicos, antes de qualquer refeição e para manusear lentes de contato.
• Você ficará livre de: doenças respiratórias e gastrointestinais, além de evitar a transmissão de germes resistentes aos antibióticos.
As buchas devem ser completamente enxaguadas e secas logo após o uso e trocadas a cada mês
Membros e tórax
• O que usar: água, sabonete, bucha e hidratante.
• Como higienizar: basta lavá-los com água e sabonete durante o banho. Utilize hidrantes por toda a região, com atenção especial para os joelhos e cotovelos.
• O que não fazer: fricções excessivas.
• Frequência da limpeza: diária.
• Você ficará livre de: micoses e pitiríase versicolor, popularmente conhecido como pano branco.
Pés
• O que usar: água, sabonete, hidratante, e talcos antimicóticos ou antissépticos.
• Como higienizar: lavar com água e sabonete e secá-los bem logo após a lavagem. Use hidratantes — principalmente os que contêm ureia — para a limpeza e refinamento da pele. As buchas, escovas ou esponjas devem ser completamente enxaguadas e secas logo após o uso e trocadas periodicamente, no máximo a cada mês, para evitar que também se tornem focos de contaminação microbiana.
• O que não fazer: usar meias úmidas.
• Frequência da limpeza: diária.
• Outros cuidados: mantenha os calçados sempre limpos e secos, guardados em local bem ventilado e livre de umidade.
• Você ficará livre de: micoses, bromidrose e do aparecimento das bactérias e fungos.
Fonte: Revista Viva Saúde - por Ivan Alves
domingo, 6 de fevereiro de 2011
Frases sobre Educação
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela
"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede." Carlos Drummond de Andrade
“Somente a paixão de ensinar demonstrada pelo professor pode conduzir o aluno à paixão de aprender na sala de aula.” Maria Lucia Weiss
“Para o aluno, o mestre é o grande espelho da sua vida. Se esse espelho for ofuscado, toda uma esperança estará perdida.” Fritz Karl
“O mais belo trabalho do mundo é o de lecionar.” Raissa Gorbatchev
“A escola deve ser o espaço de discussão de temas morais. Onde se possa refletir sobre valores, para que cada um chegue a uma conclusão própria.” Isabel Vieira
“Para ensinar há uma formalidade a cumprir: saber.” Eça de Queiroz
“Sem educação não há democracia consolidada e justiça social.” Oded Grajew
“Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e, só um povo sábio pode mudar seu destino.” Samuel Lima
“Educar é fazer os jovens serem honestos cidadãos e bons cristãos.” Dom Bosco
“Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem uma recompensa ou um castigo.” Petir Senn
“Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens.” Pitágoras
“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.” Coelho Neto
“A educação criou uma vasta população capaz de ler, mas incapaz de reconhecer o que vale a pena ser lido.” Trevelyan
“É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.” Epíteto
“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.” Mário Quintana
“A sabedoria, por sua mera existência, é o constante questionamento do saber.” Juan José Saer
“O ganho de nosso estudo é termo-nos tornado melhor e mais sábio.” Montaigne
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.” Paulo Freire
“Nada melhor pode dar um pai a seu filho do que uma boa educação.” Maomé
“Se os teus projetos forem para um ano, semeia o grão. Se forem para dez anos, planta uma árvore. Se forem para cem anos, educa o povo.” Provérbio Chinês
“Ensinar é aprender duas vezes.” Joseph Joubert
“O educador deve fazer-se amar e não fazer-se temer.” Dom Bosco
“O objetivo da educação é a virtude e o desejo de converter-se num cidadão bom.” Platão
“Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo.” Galileu Galilei
“Mandai educar o vosso filho por um escravo e, em lugar de um escravo, tereis dois.” Adágio Grego da Antiguidade
“O ignorante que procura se instruir é como um sábio; o sábio que fala sem discernimento semelha um ignorante.” Ibn Ali Talib
“A cultura forma sábios; a educação, homens.” Louis Bonald
“O princípio da educação é pregar com o exemplo.” Anne Turgot
“Aprender a ler é como aprender a viver: não termina nunca.” Leandro Konder
“Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo.” Cora Coralina
"Os professores abrem a porta, mas você deve entrar por você mesmo." Provérbio Chinês
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”
“O material escolar mais barato que existe na praça é o professor.” Jô Soares
“Três elementos são capazes de fazer feliz uma pessoa: Deus, um amigo e um livro.” Lacordaire
“Se continuarmos a fazer o que sempre fizemos, continuaremos a obter os resultados que sempre obtivemos.” Seldon Witaker
“De nada adianta pensar no que é melhor para seus alunos se você não procura melhorar a si mesmo também.” Gilda Luck
“Só é possível tornar-se um bom professor num bom conjunto pedagógico.” O livro dos pais.
“ A escola dá certo quando o aluno aprende e é feliz.” Bernardo Toro
“O homem só pode tornar-se homem por meio da educação.” Kant
“Um marketing mais forte que a didática pode afundar a escola.” Rogério Mainardes
“Qualquer que seja o meio de ensino utilizado, existe um único meio verdadeiro: o consentimento do aluno.” Atenas, menina, 1931
“Com um pé no chão e o outro nas estrelas o professor pode levar seus alunos a todos os lugares.” JOSE RIBAMAR MUNIZ FEITOSA
“Aprender é construir significados, ensinar é oportunizar essa construção.”Vasco Moretto
“Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática.” Paulo Freire
“A ética que precisamos defender na escola, e no mundo, é a ética humana, aquela que promove o desenvolvimento, tendo como objetivo o bem-estar dos homens e das mulheres que habitam este mundo.” Laura Monte Serrat Barbosa
"O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira." CIMAR CORREA
“Uma pessoa permanece jovem na medida em que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições.”
“O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender.” Janoí Mamedes
"O Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo no futebol e ficou triste. É 85º em educação e não há tristeza..."Cristóvam Buarque.
“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” Cora Coralina.
“Uma pessoa permanece jovem na medida em que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições.” Marie Von Erner-Eschenbach
“O que eu ouço, esqueço. O que eu vejo, lembro. O que eu faço, aprendo.” Confúcio
“Devia existir uma lei que obrigasse político e família de político a só estudar em escola pública e só se tratar em hospital público. Eu não dava um ano pra estar tudo uma maravilha.” Taxista anônimo
"O estudo é a valorização da mente ao serviço da felicidade humana." Guizot
"O conhecimento é um tesouro, mas a prática é a chave para ele." Thomas Fuller
“A educação é um processo lento como o florescer de uma flor; a fragrância se faz cada vez mais profunda e perceptível quando brota em silêncio, pétala por pétala, até que surja a flor completa.” Sathya Sai Baba
"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede." Carlos Drummond de Andrade
“É mais fácil construir um menino do que consertar um homem.” Charles Chick Govin
"Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los." Isaac Asimov
“Nunca encontrei uma pessoa da qual não tivesse nada a aprender.” A. de Vigny
“Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana”. (Carlos Drummond de Andrade)
“Ser ou não ser professor, não é questão, é ter dom.” Undergod
“Talvez o tempo te ponha na sua escola, pois não terás melhor professor que ele.” Abu Shakur
"O conhecimento não pode nos fazer a todos líderes, mas pode ajudar a decidir que líder seguir." Management Digest
"Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar." Ayrton Senna
“Quem abre uma escola fecha uma prisão.” Victor Hugo
"Devemos prosperar por merecimento, não por proteção." Titus Maccius Plauto
"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta" Chico Xavier
"Se me oferecessem a sabedoria com a condição de guardá-la só para mim, sem comunicar a alguém, não a quereria" Sêneca
"Quando morremos, nada pode ser levado conosco, com a exceção das sementes lançadas por nosso trabalho e do nosso conhecimento". Dalai-Lama.
“Educação, ferramenta indispensável na construção de um mundo melhor.” Gil Barbosa
"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano. Mas, sem ele, o oceano seria menor." Madre Tereza de Calcutá.
"A minha maior satisfação como educador é de contribuir na formação integral dos alunos através da educação física e do esporte." José Costa
Se alguém te procurar
Se Alguém te Procurar...
Com frio... É porque você tem o cobertor.
Com alegria... É porque você tem o sorriso.
Com lágrimas... É porque você tem o lenço.
Com versos... É porque você tem a música.
Com dor... É porque você tem o curativo.
Com palavras... É porque você tem a audição.
Com fome... É porque você tem o alimento.
Com beijos... É porque você tem o mel.
Com dúvidas... É porque você tem o caminho.
Com orquestras... É porque você tem a festa.
Com desânimo... É porque você tem o estimulo.
Com fantasias... É porque você tem a realidade.
Com desespero... É porque você tem a Serenidade.
Com entusiasmo... É porque você tem o brilho.
Com segredos... É porque você tem a cumplicidade.
Com tumulto... É porque você tem a calma.
Com confiança... É porque você tem a força.
Com medo... É porque você tem o AMOR!!!
Ninguém chega até Você por acaso, em Tudo há o propósito de Deus!
Você pode até não ser ninguém para este mundo, mas é o mundo para Alguém...
O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar, e correr o risco de viver seus sonhos.
Autor desconhecido
sábado, 5 de fevereiro de 2011
Estudo afirma que a genética influencia o processo de aprendizado
Um estudo realizado com 4.000 pares de gêmeos na Inglaterra relata que os dados genéticos das pessoas podem influenciar o processo de aprendizado. Gêmeos idênticos e fraternos fizeram provas de inglês, biologia e matemática. Os pares idênticos tiveram resultados mais semelhantes entre si do que os pares fraternos. “Os resultados foram surpreendentes, indicando que mesmo quando realizações prévias e a habilidade cognitiva geral de uma criança são removidas, a medida das realizações individuais ainda é significativamente influenciada por fatores genéticos.”, afirma o estudo realizado no King’s College London’s Institute of Psychiatry.
Os resultados apontam para uma necessidade de revisar o sistema educacional e entender essas diferenças genéticas como algo que deve ser aceito e encorajado. A líder da equipe de pesquisadores, Dra. Claire Haworth, diz que os resultados do estudo não significam que a qualidade da educação não é importante, mas sim que fatores ambientais e genéticos têm a mesma importância. As características que cada criança possui vão afetar no aproveitamento da informação que ela aprende na sala de aula. “Considere uma sala de aula cheia de estudantes sendo ensinados pelo mesmo professor – algumas crianças vão melhorar mais do que outras crianças, mesmo que a experiência educacional na escola seja a mesma”.
A proposta feita pelos pesquisadores é que o modelo de instrução não funcione de forma que as crianças apenas recebam passivamente o conhecimento, participando diretamente do processo. A ideia é que eles possam modificar e criar partes da sua própria educação, tendo como base suas propensões genéticas.
Essa linha de pensamento está de acordo com uma tendência atual que sugere que é possível personalizar a educação através da tecnologia interativa.
Fonte: BBC Health.
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Meu pequeno campeão
Meu pequeno campeão
A atividade física é fundamental para o desenvolvimento de uma criança. Além dos benefícios para o corpo, a prática colabora para sua formação intelectual e social, mas é preciso que seja prazerosa
Todo pai vislumbra uma vida repleta de sucesso aos filhos. E uma importante parcela desses sonhos está voltada para uma carreira esportiva. Mais do que um devaneio paternalista, há aqueles que, de fato, planejam a trajetória dos herdeiros ao topo do pódio. Seja qual for o objetivo, a prática de exercícios é um recurso multibenéfico à saúde da criança. Ela é importante para aquisição de habilidades psicomotoras, para o desenvolvimento intelectual, melhora o desempenho escolar e também o convívio social. Além disso, aliada a uma dieta balanceada, minimiza o risco da obesidade.
Esporte recreativo
Em primeiro lugar: o esporte deve ser uma atividade que agrade à criança. De acordo com Moisés Cohen, professor do departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um importante recurso para estimular uma vida esportiva nos filhos é o exemplo: "se os pais forem fisicamente ativos, há seis vezes mais chances da criança também praticar esportes".
Um erro comum cometido pelos pais é estimular os filhos a participar de eventos competitivos precocemente. "Uma criança submetida a essas condições provavelmente chegará à adolescência cansada pela pressão por resultados", destaca Ana Célia Osso da Costa, educadora física e coordenadora do Centro de Aprendizagem Desportivo (CAD) do Esporte Clube Pinheiros, de SP.
Segundo a especialista, muitos pais escolhem um tipo de esporte e querem que o filho se torne um atleta profissional. Nada errado até aí, mas é preciso respeitar a sua condição intelectual e física. "Se um pai quer que o filho seja um atleta, leve-o ao parque para que ele faça os movimentos motores básicos como correr e pular. Depois mostre diferentes modalidades para que ele escolha a que mais lhe agradar", afirma Ana Célia.
Debute esportivo
E qual é a melhor idade para iniciar os primeiros lances? "Pode começar até mesmo com seis meses de vida se consideramos a natação para bebês. O importante é respeitar a carga adequada para cada faixa etária e a modalidade escolhida pela criança", indica Flávia Piazzon, pediatra do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo. "Não há um tipo de esporte para cada idade. O que precisamos é adaptar a atividade à idade dos atletas. Uma criança de 5 anos pode praticar vôlei, mas com uma bola diferente da usada por adultos", explica Paulo Sérgio Martino Zogaib, médico especialista em medicina esportiva e em fisiologia do esporte e coordenador de Medicina do Esporte Clube Pinheiros.
Meu filho vai ser atleta profissional
Planejar um atleta de alto rendimento e de carreira profissional é improvável. "Qualquer pessoa consegue correr uma maratona, mas pouquíssimas conseguem completar uma prova desse calibre em duas horas. Alguns indivíduos são favorecidos geneticamente. Não dá para achar que o seu filho vai ser um atleta excepcional porque treina desde pequeno. Pode ser que dê certo, mas não é o normal", pondera Paulo Sérgio Martino Zogaib. O especialista reforça que a carreira profissional será uma consequência natural de uma boa formação atlética, iniciada na infância.
O momento para focar em uma modalidade é quando a criança chega à adolescência, após os 12 anos. É quando os treinos ficam mais elaborados e há a repetição de movimentos, em busca do aperfeiçoamento técnico.
Nos primeiros seis anos de vida, o corpo ainda não possui maturação tecidual para absorver uma alta carga. "Para esse grupo o lúdico é mais importante. Por meio da brincadeira a criança é inserida no esporte. São usados objetos que a atraem, como bolas e arcos. Com o passar do tempo, a criança percebe que está melhorando seus movimentos e procura se aperfeiçoar. Se ontem ela faz um ponto, amanhã vai querer marcar dois. As amizades também estimulam a adesão e a continuidade", diz Ana Célia.
Além do caráter recreativo e de envolvimento social, indivíduos que tiveram o aprendizado motor geral (brincando variadas modalidades) terão um desenvolvimento mais apurado do que aqueles engajados em um esporte específico desde pequeno.
Por volta dos 6 ou 7 anos, o sistema neuropsicomotor está mais desenvolvido, fator que possibilita o aprendizado de movimentos mais elaborados. É quando os músculos começam a responder aos estímulos. É só nessa fase que a criança deve escolher uma modalidade para se aperfeiçoar.
A terceira fase se inicia aos 12 anos, no início da puberdade, quando as secreções hormonais são cada vez maiores. "Estruturas como coração e pulmão têm capacidade de resposta muito maior do que antes. Agora se pode pensar em sobrecarga física, aumentar o tempo de atividade e intensidade dos treinos", revela Zogaib. O auge da maturação de um indivíduo ocorre por volta dos 18 anos, quando a capacidade de adaptação aos exercícios é máxima.
Benefícios além do físico
Além da exposição a diversas modalidades propiciar uma formação técnica mais apurada, ela também contribui para a formação psicológica do praticante. "A atitude de um jogador de futebol é diferente da de um tenista durante o jogo, pois atuam sob regras distintas. Se muitos jogadores de futebol avançam sob o juiz quando discordam de uma marcação, no tênis isso não é tolerado. Um atleta de futebol que praticou tênis em um momento da vida vai ser mais controlado em campo", compara Zogaib.
Para Ana Célia, o esporte também é um importante recurso na educação das crianças. "Muitos que chegam para treinar conosco não respeitam as regras e os pais. Mas os jogos têm normas que eles têm de obedecer. Na quadra, campo ou piscina ela brinca e se diverte, mas não pode fazer o que bem entende, como faz, às vezes, em casa. É aí que começa uma transformação comportamental. São muitos os relatos de pais que atestam esse benefício". Segundo a educadora, parte do foco deve estar no relacionamento da criança com os colegas, para estimular o desenvolvimento social, trabalhando características como individualismo, egoísmo e timidez, entre outras.
Corpo saudável para toda a vida
O organismo do ser humano funciona pelo movimento, gastando energia. Hoje, porém, com todos os recursos tecnológicos, o homem está cada vez mais sedentário. A diminuição do gasto calórico faz que doenças como o diabetes, complicações coronarianas e o aumento de colesterol se manifestem cada vez mais cedo, algumas vezes já na infância.
Todos os sistemas do organismo (cardiocirculatório, respiratório, endócrino, neural, ósseo, muscular, locomotor e digestório) de um indivíduo são mais bem desenvolvidos quando há a prática frequente de atividades físicas. "O aparelho digestório de uma criança de 5 anos que come uma bolacha processará o alimento melhor se ela se exercita. Um jovem esportista absorverá os nutrientes da comida e disponibilizará os excessos em tipos de substratos, como o glicogênio, por exemplo. Essa pessoa usará essa substância para encher os músculos e o fígado que, posteriormente, será reutilizado como combustível nas atividades físicas. Um cidadão sedentário deslocará os excessos direto para a gordura de depósito", explica Zogaib. "Os benefícios são constantes e permanentes. Uma pessoa de 60 anos que faz exercícios vai controlar melhor diversas funções fisiológicas. Quem faz exercícios desde pequeno chegará à terceira idade com uma qualidade de vida infinitamente melhor do que uma pessoa sedentária", garante o médico.
Nem tudo é futebol ou balé
O caminho para que uma criança se engaje numa modalidade pode estar em outro esporte que não os mais populares. Saiba como incentivar seu filho a praticar esportes em cada fase da infância:
A partir dos seis meses
É preciso dar ênfase à parte lúdica da atividade física. Como deve ser acompanhado pelos pais, favorece o estreitamento de laços familiares.
Modalidades: natação
De 3 a 5 anos
As atividades físicas devem ser meramente recreativaa e somar de três a quatro horas por semana. Dessa forma, o esporte ajuda a trabalhar a parte lúdica, motricidade, respiração e disciplina.
Modalidades: natação e futebol
De 6 a 9 anos
Nesta faixa etária as crianças podem começar a elaborar os movimentos. Aquelas sem problemas de socialização podem praticar modalidades esportivas, mas sem nenhum tipo de pressão por resultados. A prática de modalidades coletivas estimula o convívio social e o respeito ao companheiro e ao adversário.
Modalidades: futebol, futsal, natação, balé, ginástica olímpica, vôlei, basquete, tênis, esgrima, badminton, atletismo, tênis de mesa, beisebol, softbal, remo, hipismo e artes marciais.
De 10 a 12 anos
Crianças nessa faixa etária já podem participar de pequenas competições, uma vez que já possuem estruturas psicológicas para lidar com a vitória e a derrota.
O esporte ainda deve ser recreativo, mas o trabalho para o direcionamento para uma ou duas modalidades preferidas já pode ser intensificado.
Modalidade: as de preferência da criança.
A partir dos 12 anos
A puberdade marca, também, um aumento das secreções hormonais. Essa característica fisiológica permite que o esporte passe a ser praticado com mais intensidade, mas sem exageros. Entretanto, os educadores ainda não devem pressionar para os treinos de fortalecimento físico e a repetição de movimentos para evitar que a criança enjoe da atividade. Treinos intensivos só a partir dos 16 anos.
Modalidade: as de maior aptidão da criança
Fonte: Revista Viva Saúde - por Ivan Alves
Assinar:
Postagens (Atom)