quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Quais foram as perguntas de vestibular mais polêmicas?

ENSINO A DISTÂNCIA
Instituição: Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, 2011.
Uma questão considerava correta a afirmação de que o escritor Samuel Smiles, nascido e criado na Escócia, deu aula ao autor Graciliano Ramos, natural do interior de Alagoas. Graciliano nasceu 12 anos antes da morte de Samuel, que nunca foi professor primário aqui, no Brasil.
Repercussão: Professores de cursinhos, indignados, reclamaram muito. Porém a facul não aceitou o pedido de anulação.

ZOEIRA PODE?
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998
O exame trazia uma charge com o então presidente, Fernando Henrique Cardoso, que promoveu a privatização da mineradora Vale. No desenho, FHC dizia à esposa que merecia desconto no Imposto de Renda por ter “doado” a Vale.
Repercussão: Jornais e revistas acusaram a UFRGS de fazer propaganda ideológica de mau gosto. O alarde não adiantou e a questão continuou válida.

QUESTÃO ELEITORAL
Instituição: Universidade Estadual de Santa Cruz (BA), 2011
A prova reproduzia um anúncio que divulgava as qualidades do governo estadual da Bahia e pedia ao aluno para analisar o duplo sentido em uma frase da propaganda – os dois sentidos, é claro, eram favoráveis ao governador.
Repercussão: O caso gerou manchetes como “governo faz propaganda em vestibular”. O Ministério Público questionou a empresa responsável pela prova, mas a questão ficou assim mesmo.

O POLÍGONO IMPOSSÍVEL
Instituição: Universidade de São Paulo, 2011
Na prova de matemática, uma pergunta sobre um polígono deixou o vestibulando fazendo cálculos que não chegavam a lugar algum. A soma dos ângulos proposta era impossível de acontecer na figura descrita no enunciado.
Repercussão: Cinco dias depois de muito barulho na imprensa e nas redes sociais, a universidade anulou a questão.

TRAPALHADAS DO ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio também já deu o que falar
- Em 2009, a prova foi roubada na gráüca e teve que ser adiada e refeita. O preju foi de R$ 45 milhões.
- No ano seguinte, uma questão dizia que a abertura dos portos no Brasil aconteceu em 1810. Detalhe: a informação correta era o título do livro relacionado à pergunta, 1808.
- Em 2011, alunos de uma escola cearense tiveram acesso a 14 perguntas uma semana antes do teste. As questões foram anuladas apenas para eles.

FONTES: Jornal Estado de Minas; revista Exame; sites iG e G1; http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-foram-as-perguntas-de-vestibular-mais-polemicas - por Rodrigo Ortega

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Como um filme é convertido para 3D?

Há três métodos, que você confere abaixo. Em comum, eles tentam recriar a ilusão da paralaxe – a sobreposição de duas imagens idênticas, como se fossem captadas por cada um dos nossos olhos, que, fundidas no cérebro, dão a sensação de tridimensionalidade. Mas os resultados nem sempre são satisfatórios.

O melhor modo ainda é captar o filme, desde o início, com equipamento 3D.

3 X 3 - Conheça as três técnicas para gerar a terceira dimensão

1. Recortar e colar
O primeiro método é o mais fácil e rápido – leva cerca de um mês. Um software localiza os elementos de cena que estão no primeiro plano (mais “à frente” no cenário) e desloca seus pixels para criar a imagem duplicada do 3D. Esse processo é parecido com o dos televisores 3D.

2. Trabalho braçal
O segundo método é semelhante, mas mais artesanal. Por isso, se for feito às pressas, pode deixar a desejar – foi o que aconteceu, por exemplo, com o filme Fúria de Titãs, de 2010. Cabe a um artista 3D (e não a um computador) analisar cena a cena e separar os dois planos. Em seguida, é criada uma modelagem geométrica dos principais elementos.

Jogo de cena
Sobre essa geometria, é projetada a cena original – assim, as modelagens ganham a textura, as sombras e a luz originais. E aí essa imagem é filmada por uma câmera 3D virtual (criada pelo próprio computador dentro desse cenário). Essa câmera cria a sobreposição de imagem que será projetada na tela das salas de cinema.

3. Mínimos detalhes
A última técnica é uma versão melhorada da segunda. Aqui, a cena é desconstruída e todos os elementos são modelados a mão. Depois, ela é reconstruída quase inteira em 3D e também recebe a projeção do 2D. Alice no País das Maravilhas, de 2010, foi feito assim. Esse é o método mais caro: de US$ 80 mil a US$ 100 mil por minuto de filme.
Fontes: Diego Velasco-De Armas, sócio do estúdio de animação Oca Filmes, Ricardo Eloy, especialista em computação gráfica da escola Melies, e site Omelete.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-um-filme-e-convertido-para-3d - por Luiza Wolf

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Há técnicas para definir o sexo do bebê durante a transa?

Por métodos naturais de concepção, determinar o sexo do bebê é impossível. Contudo, há técnicas que prometem aumentar a chance de gerar meninos ou meninas de acordo com características dos espermatozoides.

Os que carregam cromossomo X (e geram meninas) são mais pesados, resistentes e lentos do que os que levam cromossomo Y. Daí, a dica de transar no dia da ovulação para privilegiar os mais ligeiros e ter um menino. Fazer sexo poucos dias antes da liberação do óvulo, por sua vez, favoreceria os portadores do cromossomo X, que sobrevivem mais.

Outro fator que supostamente interfere na “corrida pela vida” é o grau de acidez no útero e no canal vaginal. Quanto mais ácido, vantagem para os resistentes (X). Por isso, a recomendação de dieta alcalina (salada, carnes, peixes – sem temperos como vinagre e limão – e nada de carboidratos e laticínios) para ter menino. E uma mais ácida (condimentos, doces, refri e carboidratos) para ter menina. Entretanto, nenhum desses métodos é confiável, já que não dá para precisar o momento da ovulação.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/ha-tecnicas-para-definir - por Katia Abreu

domingo, 14 de outubro de 2012

Orgulho de ser Professor

Convicto da importância do professor na educação de crianças e jovens, não apenas em 15 de outubro, mas em todos os dias do ano, gostaria de relatar em poucas palavras a minha trajetória como professor de educação física e a missão incansável de educar.

Em 1976, quando estudava a 8ª série e praticava basquete no Colégio Estadual Murilo Braga, resolvi que iria fazer o vestibular para Educação Física e ser professor.

Em janeiro de 1980, fiz o vestibular e fui aprovado. Era o início da concretização do sonho de ser professor. No mês de abril do mesmo ano, tive a oportunidade de ingressar no serviço público e, assim, dar aulas de Educação Física e basquete no CEMB. No início da carreira, passei 5 anos estudando na UFS e ao mesmo tempo ensinando. Atualmente, não ensino basquete no Murilo Braga, apenas leciono aulas de educação física aos alunos do Ensino Médio.

Em 1988, insatisfeito com apenas um emprego, resolvi procurar o ex-colega da universidade e Vice-diretor do Colégio Graccho, Abelardo Neto. Solicitei a ele um emprego como professor, o qual fui prontamente atendido. Ensinei basquete e no último ano de trabalho na escola lecionei aulas de educação física aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Dediquei 22 anos de minha vida aos alunos e a instituição, a qual sou eternamente grato pela acolhida.

Em 1989, recebi o convite para ensinar basquete no Colégio Salesiano pelo coordenador Pedagógico Jairton Guimarães (Cobrinha), que já conhecia o meu trabalho através do CEMB e do Graccho. Também lecionei educação física do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Trabalhei 21 anos e aprendi muito como educador através do sistema preventivo de Dom Bosco.

Tenho orgulho de ter trabalhado em dois dos melhores colégios do Estado, Graccho e Salesiano. Em ambos, pedi para ser demitido por motivos pessoais e fica aqui o meu agradecimento pelo respeito ao meu trabalho por mais de duas décadas.

Em 1993, a Irmã Auxiliadora me fez o convite para lecionar no Colégio Dom Bosco, inicialmente o basquete e depois o voleibol, que continuo até os dias de hoje. Atualmente também ensino educação física aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e do 1º Ano ao 3º Ano do Ensino Médio.

Em março de 2010, o Diretor do Colégio O Saber, Everton Souza, ex-aluno do basquete do CEMB, me convidou para dar aulas de educação física aos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e prontamente aceitei este novo desafio na minha vida profissional.

Tenho orgulho de ter sido campeão por todas as escolas que trabalhei, nas diversas competições escolares de voleibol, handebol, futsal e, principalmente, do basquete.

Que Deus, na sua infinita bondade, me dê muita saúde e disposição para continuar trabalhando e contribuindo na formação integral dos alunos, como faço há 33 anos. Trabalho esse realizado com respeito, dedicação e compromisso aos alunos e às instituições de ensino, sempre com Orgulho de ser Professor.

Professor José Costa
CREF 000245-G/SE

sábado, 13 de outubro de 2012

Entenda as diferenças entre os treinos feminino e masculino

Os objetivos das mulheres costumam ser mais variados e pedem maior diversidade de exercícios

As mulheres têm a estrutura óssea mais leve e um percentual de gordura maior. Com a mesma altura são mais leves e possuem menos força. Porém não é por isso que as mulheres devem treinar menos peso que os homens. A principal diferença entre os treinos femininos e masculinos é a intensidade. O trabalho de aumento da massa muscular exige um programa de treino mais intenso com poucas repetições e muita carga. Esse é um objetivo unânime entre os homens, mas não para as mulheres. Mulheres têm objetivos e necessidades diferentes e buscam uma redução de gordura localizada, condicionamento físico e definição muscular. A mulher tem 30% menos massa muscular que o homem.

Há diferença entre a reação do corpo do homem e da mulher à atividade física?
A reação depende do nível de condicionamento. Se realizar um exercício aeróbio a 70% da frequência cardíaca máxima ou um exercício muscular a 70% da força máxima, os sintomas serão os mesmos para ambos os sexos.

No universo feminino, existe um momento onde a reação ao exercício pode ser diferente. Na fase folicular (início da menstruação), a mulher tem alterações hormonais que a deixa com mais força. Na fase lútea, que dura aproximadamente 13 dias, e termina com o início de sangramento menstrual, a força diminui. Hoje é comum desenvolver o planejamento das atividades considerando as fases do ciclo menstrual, fazendo com que o treinamento de força seja variado.

O ganho de massa muscular
Com relação á prática de musculação, os benefícios são definição muscular, emagrecimento, melhora da postura, fim das dores musculares e aumento da massa muscular. Detalhe: o corpo marombado é quase uma utopia para as mulheres - elas não têm condições hormonais para isso. O que determina o aumento da massa muscular é a forma como foi planejada, intensidades e atividades fora da academia.
"O corpo marombado é quase uma utopia para as mulheres - elas não têm condições hormonais para isso."
Mesmo com essas diferenças, algumas mulheres aumentam a massa muscular com facilidade. O ideal é acompanhar a evolução com uma análise de composição corporal onde observaremos o aumento da massa muscular. Um acompanhamento a cada três meses já é o suficiente.
Para desenvolver um trabalho combinado de modalidades com eficiência, os treinos devem ser moderados e a soma das atividades não pode ultrapassar duas horas. Se você corre dez quilômetros na esteira, por exemplo, e depois ainda faz um treino pesado de musculação, podem haver prejuízos nos resultados. A escolha do que fazer primeiro poderá ajudar.
Para quem tem como foco emagrecer, o trabalho aeróbio deve ser o primeiro. Para quem quer aumentar a massa magra, o trabalho muscular deve ser a prioridade. Ainda temos o caso de mulheres que precisam emagrecer e ganhar resistência muscular ao mesmo tempo. Para essas, o formato de circuito - em que são mesclados trabalho cardíaco e muscular - é a melhor opção.

Malhar os braços
A musculatura superior contribui para a manutenção da postura, ajuda a prevenir dores e lesões articulares e traz benefícios estéticos. Os principais músculos a serem trabalhados são: peitoral (fly e crucifixo); Dorsal (remada sentada e puxador pulley na frente); bíceps (rosca direta e rosca martelo); tríceps (testa e pulley) e ombros (elevação frontal e lateral). A mulher deve trabalhar todos os músculos superiores, mas claro que não será na mesma proporção dos membros inferiores.

Gaste tempo na academia
Com relação ao tempo passado na academia, as mulheres querem ter mais resultados sem sofrer tanto. Administram mal seu tempo conversando demais e se arrumando muito para treinar. Muitas mulheres têm mais tarefas do que o homem e isso faz com que não fiquem o tempo necessário na academia. Por isso devemos lembrá-las que o resultado só virá como fruto do trabalho - um mês treinando certinho pode valer bem mais que três meses de treinos mal feitos.

Para conseguir a barriga chapada
Muitas mulheres procuram ajuda profissional ficar com a barriga chapada. Isso vai depender de dois fatores: pouca gordura na região e musculatura abdominal desenvolvida. A sugestão para secar a barriga é realizar exercícios abdominais variados que trabalhem a musculatura infra, reto e supra-abdominal, além dos oblíquos. No próprio colchonete é possível fazer mais de 30 tipos de abdominais - realize dois exercícios para cada uma das divisões já citadas. A intensidade pode ser ampliada com aumento de carga usando o peso do próprio corpo, aumento de ângulo ou anilhas, do volume de repetições, e diminuindo o tempo de descanso entre as séries.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/15655-entenda-as-diferencas-entre-os-treinos-feminino-e-masculino?utm_source=news_mv&utm_medium=ciclos&utm_campaign=Sedentarismo – por Givanildo Matias